sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Líder do PS-Porto acusado de interferir na concelhia
(Público) 15. 1. 2010 Margarida Gomes
O apoio do presidente da distrital do PS-Porto, Renato Sampaio, a Manuel Pizarro, que se vai candidatar à concelhia socialista, deixou alguns sectores do partido indignados por entenderem que "o líder federativo está a tentar capitalizar apoios para a sua própria candidatura à distrital". "Renato Sampaio já percebeu que vai ter um adversário na corrida para a distrital, um autarca-modelo [José Luís Carneiro, presidente da Câmara de Baião, que alcançou o melhor resultado nas últimas eleições autárquicas no distrito], e por isso está a envolver-se no processo da concelhia, apoiando antecipadamente Manuel Pizarro", declarou ontem ao PÚBLICO o dirigente concelhio Avelino Oliveira.
"O envolvimento do líder federativo nas questões da concelhia é grave, porque ele não tem que se imiscuir neste processo. Desta forma, está a tentar condicionar os militantes, a quem cabe a decisão de escolher o líder que vai substituir o actual presidente", criticou Avelino Oliveira, que acredita que Nuno Cardoso vai candidatar-se à concelhia do PS-Porto.
"O eventual aparecimento de uma candidatura alternativa à de Renato Sampaio para a distrital do PS-Porto [cujo mandato termina em Outubro] evidencia a fragilidade do trabalho da distrital", afirma o dirigente, que acusa Renato Sampaio de estar a condicionar os militantes ao lançar Manuel Pizarro para a Câmara do Porto, quando sabe que em 2013 já não será presidente da distrital.
Fora da corrida da concelhia está Orlando Soares Gaspar, que, ontem, em comunicado, disse que não se recandidata por considerar que o partido deve encontrar novos projectos. "A minha decisão é alicerçada em primeiro lugar na minha vontade e, em segundo, por considerar que o partido deve encontrar novos projectos, objectivos e protagonistas", afirmou o ainda líder da concelhia, acrescentando que é necessária uma "solução de unidade".
Nas eleições autárquicas de Outubro de 2009, Soares Gaspar discordou da escolha de Elisa Ferreira para a Câmara do Porto, tendo-se afastado do processo eleitoral em rota de colisão com o presidente da distrital do PS, responsável pela escolha da ex-ministra do Ambiente para encabeçar a candidatura do PS.Desta vez, as eleições para concelhia deverão ter mais do que um candidato. Cenário idêntico perspectiva-se para? a distrital do PS-Porto. O presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro, prepara-se para avançar contra Renato Sampaio.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parece quase inacreditavel. Manuel Pizarro candidato á concelhia do Porto? Mas pretende sair do Governo? Ou vai ficar no Governo e na concelhia? Para quê? Para ser candidato à CMP? Alguém acredita nisto? O MP foi depressa demasiado longe, em parte pelo trabalho, mas noutra parte pelas manobras habilidodas, suas e dos seus sargentos ás ordens. Não sendo futurologista estou a ver uma hipotética lista feita por esse Senhor. Mais uma grande desgraça para o PS/Porto. Claro que apoiarei Nuno Cardoso e tudo farei para desmascarar o MP em tudo o que trouxe de muito mau ao PS. Deve regressar de onde veio. Mas lá nunca seria Governo e a ambição é muita. Não conhece regras nem respeita os outros.

coelho dos santos disse...

Meu caro anónimo.
Não vão faltar sargentos às ordens, de quem lhes dê prepectivas de "subir na carreira". Foi sempre assim e assim continuará enquanto o Partido tiver muitas "tetas".
Até agora, muitos silêncios muitas conivências, muitas solidariedades falsas. A partir de agora, não vão faltar "borboletas" a dizer mal dos outros, convencidos que passam...despercebidos.(?)
È a sina.
O Partido Socialista no Porto, bateu no fundo e para sair do atoleiro em que alguns sacripantas e seus discípulos o colocaram, vai ser necessária muita coragem, muita visão, muita seriedade política e principalmente o afastamento dos "prestamistas" voluntários, que por aí abundam, desejosos de desponobilisar aos candidatos melhor colocados, os seus desinteressados e "sempre" solidários(?)"préstimos".
Alguns já começam a dar sinais...pois persistência e descaramento, têm que chegue.
Vamos andando e vamos vendo.

Anónimo disse...

Caro coelho dos Santos

A verdade nas suas palavras. Será que um dia o PS se vai libertar desses, como muito bem diz prestamistas? É que são cada vez mais e mais. Veja o caso do MP que já chegou a SE e continua a somar e a seguir e arrasta com ele os sargentos tarimbeiros, mas alguns nem para soldados têm dignidade. Espero, quero acreditar, que os socialistas do Porto tenham a coragem de assumir a herança de um sempre presente ANTÓNIO MACEDO.