domingo, 23 de março de 2008

Governo pondera abrir hipers aos domingos e aos feriados à tarde


Aí vem mais uma guerra, num xadrez complexo de questões... A abrir, uma primeira pergunta se impõe: por que houve limitações às aberturas das grandes superfícies no governo socialista de 1995/99? Se ninguém souber, o Dr. Manuel dos Santos saberá explicar. Era ele o Secretário de Estado do Comércio quando o Dr. Sarrasqueiro, que lança mais esta ideia, era deputado. Ou deveremos perguntar ao então Ministro da Economia Prof. Daniel Bessa que se demitiu e retornou para a Faculdade de Economia do Porto, precisamente por causa da proibição de abertura dos hipermercados aos domingos e feriados?


(Portugal Diário) 2008/03/23 10:20
O Governo colocou na agenda a abertura do comércio aos domingos e feriados à tarde. A notícia é avançada pelo DN que cita uma fonte do gabinete do secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.
A mesma fonte realçou ainda ao DN que o encerramento total nestes dias está «fora de questão». O Governo está sim aberto a estudar a liberalização dos horários, medida que está já a ser analisada pelos partidos com assento na Assembleia da República.
Recorde-se que a Assembleia da República recebeu em Novembro uma petição com mais de 250 mil assinaturas de consumidores a exigirem a abertura do comércio ao domingo à tarde. A petição, da autoria da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, apresentava 12 argumentos em defesa da abertura do comércio ao domingo.
Entre os argumentos, sobressai a necessidade que as empresas vão ter em recrutar pessoal para trabalhar aos domingos e feriados à tarde. Pelas contas da associação, as necessidades apontam para quatro mil novos postos de trabalho directos. Por outro lado, se o Governo optar pelo encerramento total do comércio aos domingos e feriados, a APED prevê a perda de seis mil empregos.
Uma eventual abertura aos domingos e feriados à tarde contraria os argumentos defendidos pela Igreja, que é favorável ao encerramento total do comércio ao domingo. Esta é, aliás, uma discussão que se arrasta há vários anos, tendo como principal opositor o comércio tradicional.
Segundo os dados da APED, os sábados e domingos são responsáveis por quase metade do volume total das vendas da semana nos supermercados, hipermercados e centros comerciais.

Sem comentários: