sábado, 15 de março de 2008

Protestos...


A imagem positiva da situação do distrito...

(JN) 15.03.2008 Hermana Cruz

Não é uma nova manifestação organizada e nem sequer foi convocada pelos sindicatos. É uma concentração espontânea de professores que levará os protestos da classe ao primeiro-ministro e líder socialista, José Sócrates, que hoje, no Porto, procura mobilizar o partido e o país para o próximo ciclo eleitoral. A luta dos docentes ficará, contudo, à porta do Pavilhão do Académico.
Lá dentro, os cerca de sete mil militantes esperados deverão ouvir apenas um balanço positivo dos últimos três anos de governação. A Oposição, por sua vez, espera medidas concretas para um distrito a braços com a pobreza. Nas últimas duas semanas, desde que foi anunciado no comício no Porto, os socialistas têm-se desdobrado em garantias de que a iniciativa não visa ultrapassar a "onda" de protestos dos professores, que tem atravessado todo país, fundamentalmente contra o novo sistema de avaliações. Mas vozes internas, como as de Medeiros Ferreira e Manuel Alegre, não deixaram de fazer e de criticar essa associação."O objectivo sempre foi assinalar os três anos de governação", garantem vários dirigentes socialistas. É isso que o PS tenciona fazer hoje.
Ignorar os protestos dos professores, que estão a ser convocados por mensagens de telemóvel, e mobilizar os militantes para o ciclo eleitoral de 2009, em que o principal objectivo é a manutenção da maioria absoluta.
Daí que, os discursos do líder distrital do Porto e do secretário-geral do partido sejam marcados pelo lado positivo da governação. "Não falarei dos protestos de rua nem nos actos eleitorais. Procurarei mobilizar o país, o partido e o distrito, para os desafios que aí vêm", adianta Renato Sampaio. Sócrates seguirá a linha dos últimos dias e falará das marcas da governação, como o crescimento económico sustentado e a consolidação das contas públicas, apesar da crise internacional e da instabilidade nos mercados. E destacará como bandeira do Governo as reformas na Segurança Social, Educação, Saúde, bem como as medidas de apoio à natalidade e à terceira idade, como o complemento social para idosos. O líder do PS/Porto, por sua vez, fará um discurso de "apoio ao Governo e de regozijo" pelo seu "ímpeto reformista", assim como de "imagem positiva" da situação do distrito. "Está a começar a dar sinais de recuperação".

1 comentário:

Anónimo disse...

O que diz a not�cia � previs�vel.

No entanto h� uma nota, que � de real�ar.
|-est� prevista a presen�a e li bem! de cerca de 7.000(?) militantes, para serem "metidos" com seguran�a(?), num espa�o que comporta, apr�ximadamente 3.000 pessoas?-|

Vai ser tipo,carne enlatada...digo eu.