quinta-feira, 13 de março de 2008

PS testa Elisa e Cardoso em Maio


Um caminho para a vitória


Carla Soares (JN. 13.03.2008)


Orlando Soares Gaspar, que hoje oficializa a sua recandidatura à Concelhia do PS/Porto, prevê lançar uma primeira sondagem à população, em Maio, que terá à cabeça os nomes de Elisa Ferreira, nome apadrinhado pela Federação Distrital, e de Nuno Cardoso, ex-autarca que a liderança concelhia também faz questão de testar junto dos eleitores, para uma candidatura à Autarquia.

O líder do PS local, conforme foi já noticiado, recandidata-se com o apoio de Avelino Oliveira, o seu adversário nas últimas eleições internas e que agora poderá surgir como número dois na lista. E, na base do acordo, estão precisamente as eleições autárquicas. Ambos acordaram numa pacificação interna, pré-anunciada há vários meses, em nome da próxima batalha eleitoral. Na ocasião, acertaram que o nome de Nuno Cardoso, ex-presidente da Câmara, seria uma boa hipótese para disputar a Câmara. Porém, o nome de Elisa Ferreira surgiu, por sua vez, como preferência da Distrital e aquele que reúne o maior consenso no partido. Certo é que, apesar das posições favoráveis a uma candidatura daquela independente, que já se mostrou publicamente disponível para avançar, a Concelhia não abre mão de colocar também o ex-autarca à avaliação prévia dos cidadãos.

O ministro Teixeira dos Santos fora, entretanto, encarado como uma hipótese mais difícil de concretizar. Questionado sobre os nomes, o actual líder da Concelhia reiterou que aqueles são dois putativos candidatos a testar, mas não os únicos. Em Maio, anunciou ao JN, será feita a primeira de várias consultas. Também naquele mês, o PS/Porto promoverá uma conferência autárquica, em que deverão participar todos os actuais vereadores, nomeadamente Francisco Assis, que anunciou não se recandidatar e que Soares Gaspar admitiu ter sido quase imposto pela direcção nacional em 2005.

Desta vez, garante, a Concelhia não abdica de indicar o nome, num processo concertado. Quanto às eleições internas do próximo dia 5 de Abril, corrida que Soares Gaspar fará sem adversários, foi já anunciada a criação de grupos temáticos em que participarão independentes.

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto que se passa na concelhia do porto é o que se pode designar como um harakiri. Anunciar sondagens e os nomes a incluir é, não apenas um acto de quem está totalmente fora dos circuitos, como também um anúncio que ajuda a aquecer o ambiente... mas só porque queima os nomes, todos os nomes,em lume brando. Anuncia-se vida fácil para o Rui Rio. Viva o PS desnorteado.