segunda-feira, 6 de abril de 2009

PS com pouca vontade de Alberto Costa ir à AR
(Público)06.04.2009, Nuno Simas
O PS considerou "esclarecedor" o comunicado do ministro da Justiça em que nega quaisquer pressões sobre os magistrados do caso Freeport e deu sinais de pouca abertura para Alberto Costa ir dar esclarecimentos ao Parlamento como quer o CDS-PP.Em declarações ao PÚBLICO, o porta-voz dos socialistas, Vitalino Canas, remeteu para mais tarde uma decisão, mas disse que "o ministro já deu explicações e o PS entende que o comunicado é esclarecedor". "Quanto ao pedido do CDS-PP de ouvir o senhor ministro no Parlamento, o PS reserva uma decisão para o local próprio, a Assembleia da República", acrescentou o dirigente do PS.
No sábado, dia em que o semanário Sol deu a notícia das alegadas pressões do ministro da Justiça a dois magistrados do processo Freeport - o caso de suspeitas de corrupção no licenciamento do outlet de Alcochete, a que tem surgido associado o nome do primeiro-ministro, José Sócrates -, o presidente do CDS-PP afirmou que Alberto Costa deve dar explicações na Assembleia da República.
A "mera possibilidade de um ministro fazer pressões sobre o andamento de uma investigação" é "uma matéria política porque tem a ver com a separação de poderes", justificou Paulo Portas. Pelo que "o ministro da Justiça deve dar as suas explicações ao Parlamento", concluiu.

Sem comentários: