terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sócrates e Francisco Assis de candeias às avessas
(i)Ana Sá Lopes, Publicado em 29 de Dezembro de 2009 Actualizado há 15 horas
Há uma fractura entre José Sócrates e Francisco Assis e uma fractura no interior da própria direcção do grupo parlamentar. O PS entra em 2010 com o espectro das divisões internas em questões estratégicas: a dramatização política, o desafio ao Presidente da República e a liberdade de voto relativamente à adopção por casais gay.
A agravar este quadro "fracturante" em várias frentes está o facto de o PS estar sem porta-voz desde que João Tiago Silveira foi para o governo, o que está a ser alvo de críticas ácidas nos bastidores socialistas.
Afinal, quem fala em nome do PS? O líder da bancada, Francisco Assis, recusa-se a assumir o papel de porta-voz do partido. Argumento: não quer hipotecar a autonomia de presidente do grupo parlamentar às funções de porta-voz de José Sócrates. Mas a verdade é que Assis pensa de forma muito diferente de José Sócrates em assuntos que vão dominar a agenda política do princípio do ano: defende que o partido só deve apelar ao Presidente da República numa situação-limite, aceitaria dar liberdade de voto ao grupo parlamentar para se pronunciar sobre os projectos do Bloco de Esquerda e de "Os Verdes" que abrem as portas à adopção por casais gay, acha que o PS não deve estar continuamente a assumir "posições birrentas".
Ora, o ponto de fractura é que José Sócrates tem sufragado as mais "birrentas" das posições dentro do PS, a começar pela de Sérgio Sousa Pinto que na sequência da declaração de Cavaco Silva sobre o casamento gay - onde o chefe de Estado declarou estar preocupado com o desemprego e em não dividir os portugueses num momento de crise - fez um ataque muito violento ao Presidente da República.
Esse ataque de Sérgio Sousa Pinto a Cavaco Silva evidenciou as fracturas internas na direcção da bancada do PS. O vice--presidente Strecht Ribeiro pôs em causa o "método" de Sérgio Sousa Pinto (sem citar nomes) defendendo não ser aceitável que os procedimentos fossem subvertidos. Strecht sustentou que a legitimidade de representar a bancada pertence ao líder, que deve ser apoiado pelos vice-presidentes. A admitir-se a normalidade dessa "subversão" - a de um vice-presidente da bancada afirmar por sua conta e risco posições sem as articular com a direcção - o próprio Strecht afirmou que iria "à sua vida". Foi neste momento que Sérgio Sousa Pinto reagiu e ameaçou demitir-se.
A crise na direcção da bancada só foi ultrapassada quando no jantar dessa noite José Sócrates agradeceu os serviços prestados ao PS por Sérgio Sousa Pinto e Ricardo Rodrigues, que por ter feito declarações sem as articular previamente com Francisco Assis também estava na linha de fogo do discurso de Strecht Ribeiro. Nos últimos dias, Ricardo Rodrigues - que, ao contrário de Sérgio Sousa Pinto não articulou previamente com Sócrates as suas declarações sobre o risco das eleições antecipadas - tem-se remetido ao silêncio.
Mas a outra polémica que está a abalar o grupo parlamentar vai ter que ficar resolvida na próxima semana quando - ao que tudo indica - o grupo parlamentar aprovar a disciplina partidária e impuser o voto contra a adopção de crianças por casais homossexuais. A proposta do governo que institui o casamento entre pessoas do mesmo sexo é discutida no dia 8, em conjunto com os projectos-lei do Bloco de Esquerda e de "Os Verdes". Francisco Assis gostaria de dar liberdade de voto relativamente aos projectos do BE e de "Os Verdes" - que admitem a adopção - mas José Sócrates quer disciplina partidária a favor da proposta do governo e, em simultâneo, contra os projectos dos dois outros partidos.
À excepção de Miguel Vale de Almeida, quem mais poderá ter liberdade de voto? Essa é a grande dúvida. Sérgio Sousa Pinto gostaria de votar a favor, mas há quem pense que isso será abrir a caixa de Pandora. Afinal, como decidir quem é que tem direito a usar uma liberdade que é vedada ao grupo? Mais uma dor-de-cabeça para o eixo Sócrates-Assis.

6 comentários:

Ismael Nunes disse...

É espantoso cruzar esta notícia em que o Strech fala, com a anterior em que ele ataca quem fala.

Anónimo disse...

Um circo!

Anónimo disse...

Um circo com palhaços!

josant disse...

Até pode ser que seja assim, como dizem os prezados anónimos, pois estamos em quadra "CIRCENSE".
Quanto ao Ismael, gostava de seguir o seu raciocínio, mas teria de ser mais explícito.
A minha opinião é: parece-me que na AR começa a aparecer sinais de que existe partido... para além de governo.
Será que se vai manter???

Ismael Nunes disse...

Espantoso porque o Strech contesta que o Sérgio fale, dizendo que só o Assis deve falar, e no dia seguinte fala ele. É o que dá o cruzamento das 2 notícias. Leia com atenção, caso Josant.

M. Machadoi disse...

Pelo que se rosna é o Sócrates a orguestrar as intervenções dos vice-presidentes contra o Cavaco na obsessão de este vir a dissolver a AR, porque não é capaz - isso já se viu, claramente - de governar em minoria. O Assis faz figura de corpo presente. E claro que espera a oportunidade enquanto vítima...
A verdade é que Sócrates tornou-se o principal problema do PS e do país.
Mas a situação pode vir a clarificar-se sem ser a contento do Sócrates.
Cavaco pode demitir o´1º Ministro e chamar o SG do PS para indicar outro 1º Ministro.
Muito melhor seria se o PS fose capaz de fazer um Congresso a sério e optasse desde já por esta solução.
Até podia ser que o Sócrates fosse um bom SG com um governo socilista chefi9ado por alguém capaz de fazer uma coligação ou um acordo parlamentar estável governando com o programa resultante dessa negociação e não exclusivamente com o do PS coo o Sócrates diz fazendo que não percebe que perdeu a maioria.