quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Nuno Cardoso com abertura para a liderança da Concelhia do PS-PORTO
Por Pedro Baptista
Segundo o jornal "Público" de hoje, Nuno Cardoso mostra-se disposto a protagonizar uma candidatura à liderança da Concelhia do Porto em nome de um projecto de renovação, uma vez que não se conforma com "o marasmo em que a cidade e a região mergulharam também por culpa do PS.
Cardoso lamenta que, ao longo dos últimos oito anos, o PS não tenha conseguido fazer uma "oposição determinada, apresentando projectos alternativos" a Rui Rio e afirma que é preciso devolver à região o protagonismo que ela já teve no "período de ouro em que Fernando Gomes governou a cidade".
De lembrar que o mesmo "Público", na sua edição de ontem, tinha noticiado a decisão de Manuel Pizarro se candidatar à Concelhia tendo em vista uma candidatura à Câmara do Porto em 2013, o que tem vindo a ser mal recebido por parte de numerosos militantes que não compreendem como se pode a quase 4 anos de antecedência desrespeitar tão liminarmente os estatutos e o papel dos militantes nas designações dos candidatos.
A agravar, Manuel Pizarro nas suas declarações de ontem, queixava-se da inexistência de uma estratégia de vitória por parte do PS nas últimas candidaturas à Câmara, quando toda a gente sabe que tanto na candidatura de Assis como na de Elisa, a eminência negra da campanha foi Renato Sampaio e a eminência parda foi precisamente Manuel Pizarro, que não por acaso foi o número 2 da lista de Assis, tendo sido eleito vereador, lugar que acumulou com o de deputado e logo trocou pelo de Secretário de Estado em Lisboa, mal teve ocasião. Portanto, se não houve estratégia para a Câmara e se o grande culpado foi Renato Sampaio, na lista dos responsáveis, logo a seguir, surge exactamente o nome de Manuel Pizarro.
Sabe-se também que o número dois da candidatura de Pizarro é Luís Catarino, donde, tudo indicar, considerando que o primeiro está em Lisboa, e o segundo ficará - supõe-se - no Porto, o verdadeiro confronto para a Concelhia que se avizinha, não é tanto entre Manuel Pizarro e Nuno Cardoso, mas entre Luís Catarino e Nuno Cardoso.
Entretanto. Orlando Soares Gaspar já anunciou que não será candidato à Concelhia, o que significa que, entre as pessoas com responsabilidades no processo, e sendo ele o menos responsável comparativamente com Renato e Pizarro, é, afinal, o único que assume as suas responsabilidades.

39 comentários:

Paulo MB disse...

Ora aqui está uma análise com pés e cabeça. Aliás, vinda de onde vem, não deve espantar.
Será desta que os militantes do PS Porto despertam? Para quando o reconhecimento que não devem votar nos que querem, a todo o custo, acumular lugares? Faço votos para que a campanha interna tenha elevação.

C. Lacerda disse...

Nuno Cardoso na Câmara do Porto seria um desastre e uma vergonha para a cidade. O homem tem um passado político digno de uma figura de opereta. Mas, em política, tudo é possível, como pode verificar-se pela eleição, por três vezes, de Rui Rio.

Anónimo disse...

"Orlando Soares Gaspar já anunciou que não será candidato à Concelhia."

Ainda bem para o PS/Porto!

Anónimo disse...

Nuno Cardoso pode ganhar a Câmara. Pizarro nem a Junta de Ramalde. Quanto ao Orlando Soares Gaspar, com todos os defeitos, saiu com dignidade.Não vale a pena procurarmos figuras de opereta porque em Portugal todos são personagens.

Anónimo disse...

Nuno Cardoso pode ganhar a Câmara. Pizarro nem a Junta de Ramalde. Quanto ao Orlando Soares Gaspar, com todos os defeitos, saiu com dignidade.Não vale a pena procurarmos figuras de opereta porque em Portugal todos são personagens.

josant disse...

Att.C Lacerda
Dois apontamentos apenas: Em que se baseia para produzir tais afirmações? Ou é, falar por falar, ou por antipatia?
Desconhece, ou quer ignorar que Rui Rio ganhou o que ganhou, simplesmente porque Fernando Gômes "despresou" a sua candidatura e nas duas seguintes os reponsáveis da FDP, foram disso os causadores. Foi a insasatez e os jogos de bastidores que ao afastar Nuno Cardoso, abriram as pernas,digo alas, para a entrada triunfal de Rio.
Quanto a Orlando Soares Gaspar, a meu ver por culpa própria e com a ajuda de alguns, nada mais pode fazer. Ainda é novo para D. Quichote, no entanto deve continuar a aprender, para quando aparecer "nova" oportunidade.

Nunes da Silva disse...

E quando são as eleições pra Federação? Vai ser a mesma palhaçada do costume? Pizarro não passa dum homem de mão do Renato que ontem obrigou todos os membros do secretariado um a um a garantirem-lhe apoio mas muitos faltaram outros sairam antes de se comprometerem. E o Pedro Batista tem razão em dizer que o candidato não é o Pizarro mas o Catarino (Luis)porque o Pizarro não vai dirigir concelhia nenhuma, é tudo negociatas à volta da saude.

Anónimo disse...

O Pizarro quis ser nº 2 do Assis pra ir pra Secretário de Estado, agora quer ser candidato à Cãmara para ver se atropela a Ministra da Saude que não pensa noutra coisa senão em atropelar sempre quem lhe está à frente é um perigo na estrada mas isto não é o PC

Ramalde em pé disse...

Só vale a pena mexer se for para por o partido direito e pra isso é preciso uma equipa,vou apoiar quem apresentar uma equipa de trabalho capaz de pôr o partido a funcionar e a fazer oposição no Porto.

Anónimo disse...

Este blog só fomenta indisciplina e a divisao dentro do PS quando devemos estar todos unidos sob a batura do secretáriogeral e do seu representante que é o presidente da Federação. Aja respeito. E o Dr. Manuel Pizarro até pelas altas funções que desempenha merece todo o nosso respeito e mesmo veneração porque se nem tudo tem sido vitorias é por causa dos que estão sempre a fazer a divisão no partido e a confundir os militantes

Rute disse...

Como é que alguém que está sempre a falar de "futuro" e "juventude" pode sequer pensar em apoiar um candidato como Nuno Cardoso, que só representa o passado??

Para cúmulo, tem uma pena suspensa por prevaricação no exercício funções públicas!!! O Nuno Cardoso não há-de ser eleito para nada na vida...

Anónimo disse...

Nuno Cardoso é um candidato manietado pelos Orlandos, é altura de correr com esta tralha do Porto

Ramalde em pé disse...

O Anónimo que vem para aqui trabalhar para o Pizarro devia ter vergonha dos disparates que diz e também devia dizer quanto ganha ou se já foi promovido no Ministério da Saúde. Além de que o paleio fazcista cheira mal. Isto é o PS não a PIDE, aqui não há batutas nem altas funções.
O Nuno Cardoso foi condenado a pena suspensa por um juiz idiota e pelo gravíssimo crime de ter perdoado uma multa ao Boavista que tinha toda a razão para perdoar. Hja vergonha na cara com os disparates que dizem.
E se o Nuno Cardoso é dos Orlandos ( deram-se sempre muito bem, não foi?) que se dirá do Pizarro que é a candidatura do Renato para a Concelhia.

Rute disse...

Aliança com os Orlandos. O Nuno apoio o José Luís a distrital, os Orlandos também. São uma cambada de ressentidos contra a distrital.

A condenação até pode ter sido uma injustiça, mas aconteceu. É uma mancha imperdoável para mudar o ciclo.

Miguel Castro disse...

De Nuno Cardoso, tenho as melhores indicações, não só a título político mas de igual forma enquanto pessoa de bem. Não nego, todavia, que a condenação imposta pela justiça relativamente ao perdão da multa ao Boavista (alheando-me da discussão de questões jurídicas por desconhecer o processo, mas sempre lembrando que os Tribunais não condenam, habitualmente, sem provas) é pouco abonatório do seu regresso e impõe grande ponderação antes de qualquer apoio cabal.

Permitam-me a seguinte nota: dos visitantes do blog que comentaram a noticia, só um está devidamente identificado, o que me causa grande confusão e suscita as seguintes questões:

Do que tem medo tanta gente? De ao dizer o que pensa, perder os “tachos” ou a oportunidade de os conseguir?
Será que quem aponta o dedo de forma peremptória ao Dr. Nuno Cardoso teme ver a sua incoerência tornada pública, por ter adoptado posições opostas em situações semelhantes ou até mais graves?

Quanto à necessidade de nos unirmos em torno do Secretário Geral e do Presidente da Federação, convém não esquecer que só faz sentido unirmo-nos em torno de gente em quem acreditemos, qualquer outra atitude é puro oportunismo.

Sobre o afastamento de Orlando Soares Gaspar, sai (no meu entender) tarde e recheados de derrotas. Em 2005 e 2009 foi incapaz de se impor nas escolhas para as autárquicas e tem grande responsabilidade no descrédito em que o PS/Porto mergulhou. Alguns dizem-me que não é má pessoa, mas que se deixa influenciar em demasia por uns quantos que o rodeiam (e sabendo de quem falam, até nem custa a acreditar), mas a verdade é que, se não é capaz de pensar pela sua cabeça, não é um líder e não merece dirigir o que quer que seja...

A titulo pessoal, lembro os anedóticos atropelos aos estatutos com:

- Tentativas de retirada de confiança política sem qualquer suporte estatutário;

- Indicação de representantes da Concelhia para fiscalizar actos eleitorais das secções (diria até, com segundas intenções), sem que esse órgão tenha qualquer legitimidade para o fazer;

- Jogadas de bastidores para encobrir o que vocês sabem que nós sabemos que vocês sabem:

- Declarações descabidas à imprensa sobre condenações judiciais;

Não obstante esses expedientes, como ficou provado, no fim se fazem as contas e “The party just started!”

O PS/Porto precisa de uma limpeza profunda, porque é um antro de caciques, gente perigosa, que por falta de capacidade intelectual sente que não pode largar a política e pelo mesmo motivo levou o Partido ao estado em que se encontra. Ela há-de surgir e nós havemos de cá estar para a apoiar!

Cumprimentos a todos.

Fortuna disse...

Tal como tive oportunidade de dizer na ultima sessão da Comissão Politica Concelhia, Orlando Gaspar não tinha condições para continuar. Na altura o silêncio foi pesado na sala, cheio de calculismos de que, infelizmente, este partido está cheio.
Quanto à limpeza necessária, é importante que cada um faça o seu melhor e contribua. Agora ir buscar fantasmas do passado, isso é que não...

Anónimo disse...

O Dr. Pizarro é de facto um perigo na estrada do PS/Porto. Tem ambição desmedida e não tem ética. Rodeia-se de gente que manobra e utiliza a troco de favores e usando o que por vezes falta, a saúde. Foi assim em Ramalde, mas como dizem nem lá conseguia ganhar. Nuno Cardoso pode ser uma boa aposta, Veremos a equipa e o projecto. Mas é preciso limpar os dirigentes de secções, que em muitos casos envergonham o PS. Quanto ao Renato, se fosse inteligente, que não é, ficava a desempenhar o seu mandato de Deputado. Elogio o Gaspar. Soube sair com dignidade. Quando JS sair do Governo, porque nada é eterno, acaba o reinado do Renato que deixa no PS/Porto uma mão cheia de coisa nenhuma. Gostei da análise de PMbarbosa. Sabe do que fala e é ponderado. Os Socilaistas do POrto devem estar atentos e não se deixar manipular por Ranatos , Pizarros ou outros. Cabe aos militantes a responsabilidade de escolher os melhores e esses não são so que se pretendem governar ou procuram cargos de vaidade pessoal. Vão a Raamlde e falem com as pessoas. Ficam esclarecidos depressa.

Manuel da Silva disse...

A intervensão do Fortuna foi a mais calculista de todos porque estava a prestar serviço ao novos donos a quem já se tinha vendido e a quem está vendido e não é por boas razões. Tenha vergonha para vir-se armar em moralista. Teja caladinho. Se for preciso, vem o resto da historinha. E leia o que o Dr. Pedro Batista diz sobre o assunto do Orlando Gaspar que está muito bem dito.

Anónimo disse...

Como se podem levantar problemas ao Nuno Cardoso por uma merda de perdoar uma multa que devia ser perdoada e de que ele recorreu e certamente vai ser ilibado, num partido em que se passou o que passou na Sé com o candidato indicado pelo Renato e pelo ajudante Pizarro e ninguem diz nada com condenação por peculato a perda de mandato???

Anónimo disse...

Sem dúvida que a questão da Sé é muito mais grave e não ouvi nenhum dirigente do PS abrir a boca sobre a matéria, a não o Orlando para dizer asneiras. Meteram todos o nariz no cú. O Nuno Cardoso é um execelente candidato à Concelhia.

josant disse...

O Manuel Silva, não está a ser justo com o Fortuna. O que este diz está correto, pois os silêncios de então,transformam-se inexplicávelmente (ou talvez não) em vozes de agora.E que vozes!!!
Não sei o porquê de ter vergonha e muito menos estar calado!?. Esta do estar calado,intui que: ou tem o rabo trilhado por alguma coisa, ou não sabe o que diz, ou não tem autoridade, neste caso moral, ou não tem direito a falar mais do que o Manuel Silva.
Quanto à vergonha, o mal do partido, é ter no seu seio muitos desavergonhados, para todos os gostos e simpatias.
Quanto à moral;no PS chegou e andou. Desde há muito que não estaciona.
Quanto aos moralistas, cada um o é, conforme a "dama" que defende na altura e pretende defender agora, pois isto vai aquecer e tem muito pano para mangas.
Quanto à historinha, cada um conta a sua. A pena que existe è que a história principal, ainda esteja por fazer...logo para ser contada.
Quanto ao Orlando Soares(suponho) Gaspar, só se pode queixar dele próprio e de alguns "Judas", (digo indefectíveis)de que se rodeou. Quem de perto, desde o princípio e atentamente acompanhou a actuação da Concelhia, previa que mais dia menos dia a "história" desta, passaria a filme.Só não se descurtinava se este seria de acção, musical,policial,de terror ou de suspense...!hoje, muitos estão suspensos e com o dedo no ar,para sentir de que lado vem o vento. O melhor vento...digo eu.
E com estas e com outras, lá se vai fazendo...história.

Apreciei o comentário do Miguel Castro. Seria bom que servisse de reflexão.

MS disse...

O renato está a chamar os coordenadores todos do Porto para irem beijar os pés ao pizarro e segundo as infirmações estão quase todos em filinha o que não quer dizer que não lhe rouam a corda, O Fortuna não que já lá foi antes e nãoi é coordenador de nada nem dele mesmo.

Manuel Machado disse...

Precisamos é de ideias para um programa reformador para o PS-Porto e não de intrigas nem oportunistas.

Anónimo disse...

A candidatura do Nuno Cardoso está a dar cabo da panelinha que estva montada. E vai dar cabo porque ele vai ganhar. Mesmo quando o pizarro se põe a falar, desrespeitando todos, de 2013, é um perdedor porque se alguém tem condições para ganhar a Cãmara, co uma aliança de esquerda como o Assis e o Baptista defenderam, e parece que o Carneiro também quer, esse alguem é o Nuno Cardoso porque ninguém sabe quem o Pizarro e esse , tem ambição, que até tropeça.

Fortuna disse...

Ó Manueis e MS, e se fossem para o caralh...! Chamar vendido a alguem é ofender uma pessoa e eu nem sequer vos conheço. Se me conhecem a mim, critiquem se quiserem mas não ofendam. Infelizmente há sempre gente reles a quem lhe custa aceitar as posições e ideias dos outros. São os pequenos fascistas, ditadorezecos de merda que se pudessem caluniavam todos que não estivessem de acordo com eles.

Fortuna disse...

Agora se querem falar a sério sobre a concelhia do Porto, deixem-se de tretas, que o que fiz foi o que muita gente queria fazer mas não os tinha no sitio. e o que muitos outros gostaria de fazer mas por triste calculismo de mercearia preferiu não fazer: Dizer, alto e bom som, que o Orlando S. Gaspar (por quem tenho alguma estima pessoal) não tinha mais condições para se candidatar à concelhia. Afinal eu tinha razão, como se pode ver pelas noticias recentes.

Fortuna disse...

Aliás, num partido não há vendidos, desde que as pessoas sejam coerentes com as ideias que vão afirmando. Mesmo essas podem mudar, desde que haja uma linha de pensamento que as suporte. Mas no meu caso nem disso se trata, porque simplesmente eu mantenho-me coerente desde que aderi ao PS Porto; sempre estive contra os métodos, as ideias e a postura do actual presidente e sempre assim me manifestei. Dei a cara contra, falei contra, escrevi contra, e assim me mantenho. Não me movo por conveniencias, como muitos outros.

Fortuna disse...

Infelizmente, aqueles que vem para aqui insultar, suspeito bem que não terão as mesmas provas de coerencia. Suspeito mesmo que sejam tipo "maria vai com todas" desde que a sua posição esteja assegurada; o que aliás se vai verificar se realmente Nuno Cardoso se candidatar. Muitos vão dizer o contrário do que diziam antes, engulir sapos e etc. só para estarem "na linha da frente". Sim refiro-me a quem fala sobre mim e que eu não conheço.

Fortuna disse...

E para que não restem dúvidas, declaro já que não apoiarei Nuno Cardoso. Mas não é de hoje; nunca estive de acordo com a sua forma de fazer politica, com o modelo de cidade que praticou e propôs, nem com a forma como exerceu a sua militancia no PS. Isto independentemente de nutrir por ele simpatia pessoal. Quando quiserem discutir cidade e politicas autarquicas, estou ao dispôr.

Fortuna disse...

Este Fortuna não passa dum impostor dá vontade de rir á muito que tá feito com o Catarino para servir o Pisarro para o Pisarro o servir a ele e lhe arranjar um tachinho como havia de apoiar o Nuno Cardoso e tem o voto dele e mais nenhum é um pobre diabo. Nunca fez uma intervenção de geito fosse onde fosse e não tem uma ideia na cabeça não passa dum lambebotas de qualquer um que lhe possa dar um tachinho mais ou menos michuruca pra ele chega

Fortuna disse...

Este Fortuna o que le quer sei eu bem que tá feito com todos pra ser deputado ou aquilo lá no minesterio que não é o do Pisarro. o lambebotas pensa que sabe mas quer é tacho ou panela e apoia os casamentos paneleiros. Mas se ele vai para o goberno sou eu que saio deste partido de Renatos e tachistas que nem tem geito para dizer nada.

jesui disse...

Meu caro Pedro.

Não é possível que neste blog, que até tem um certo nível quer politico quer intelectual, se pavoneiem escroques, que nada mais fazem de que consporcar este espaço que deveria ser de discussão e análise séria sobre os problemas ou casos de interesse politico e partidário e não para a demonstração da relé que, de quando em vez aqui se exprime.
Há que impor regras, caso contrário este espaço só servirá para os mentecaptos se pavonearem, com a estupidez que comportam.
Esta mentalidade arcaica demonstrada por alguns usuários e que ainda por cima, se cobrem de um tipo de cilicone chamado anonimato, que não respeita nem dignifica o que ele re representa, devem pura e simplesmente serem banidos deste espaço, pois não são dignos de o usarem.
Repudio tais comportamentos e é com indignação que os aponto.
dá impressão, que há uns quantos que estão a colaborar com a ordinarice, para converter no mesmo, o teu blog. Tem cuidado!

M. Machado disse...

Ainda é muito cedo mas a verdade do meu ponto de vista irrefutável é que Nuno Cardoso é o único que pode devolver a Câmara do Porto ao PS e fazer da Câmara uma alavanca de desenvolvimento da região. Enquanto o Pizarro ninguém sabe quem é nem ninguém dá um chavo por ele. Aliás, ambicioso como é, vai ter um tombo tanto maior quanto maior for a subida.
Também peço ao Doutor Pedro Baptista que corte com o lápis azul as intervenções ordinárias como as deste Fortuna que ou diz mentiras ou brejeirices miseráveis. O que ele diz e diz dele, el ou seja quem for, até pode ser verdade mas é inaceitável que o digam como dizem.
Toda a gente sabe o que está por trás do seu protagonismo na Comissão Política de que s veio agora gabar mas mesmo assim há formas de dizer as coisas decentes e formas que não se podem aceitar num blog prestigiado como este.

Micaela disse...

O que dizem do Fortuna, se é o Arquitecto Daniel Fortuna, é a mais pura das verdades, gaba-se de ser o mais inteligente e visionario ao atacar o orlando Gaspar, mas só fez por que já estva feito com o primo Catarino que é o homem de mão so Pisarro que é o seu patrão na ARS e de quem está à espera de arranjar uma mama mais gorda. Se tivesse vergonha na cara estava calado e não vinha pra qui puxar de galões de inteligente quando é o maior nabo do Ps do Porto, com a coluna vertebral duma minhoca. Até mete nojo.

jesui disse...

Este é o exemplo de uma Micaela tresloucada.A Micaela dos bares...como é conhecida.
Fala com tal convicção e despudor, que dá a entender que é por ciúme e inveja que coloca as coisas, assim...com esta simplicidade.
É uma adventista envergonhada, que tem como propósito ver nos outros o que ela é, exactamente. Igualmente...nojenta.
Quem a conhecer que a compre!.

Fortuna disse...

Bem, se as coisas estão assim, para mim chega! Não falta coragem por aqui…insulta-se e faz-se calúnia a coberto do anonimato, de pseudónimos, de nomes que ninguém conhece. Realmente, assim se vê a laia das pessoas. Para mim chega, porque eu dou a cara pelo que penso, pelo que digo e pelas minhas atitudes, ao contrário desta cambada que por aqui pulula.
E para que tudo fique mesmo claro, sim, eu sou o Daniel Fortuna do Couto, membro da Comissão Politica Concelhia e da Distrital do PS Porto e assino Fortuna que é o nome que gosto de usar mas, irra, aqui até o meu nome usaram para caluniar.

Anónimo disse...

Mas os militantes do PS são este bando de gente sem ética? Se assim é nenhum é digno de nada ou seja do voto dos cidadãos. Aceito que façam campanha, mas façam-no com ética e dignidade.
O Manuel Pizarro seria a pior escolha que o PS faria. Espero como cidadão que o não façam a não ser que queiram continuar a perder a CMP.Não tenham pressa. Escolham com serenidade. Sejam exigentes para escolherem bem. Há muita gente capaz de servir bem os eleitores. Estão todos com muita sede. Vão de certeza fazer mais asneiras.

Anónimo disse...

Claro que é muito cedo para se falar da Câmara. Quem começou a falar disso foi o Pizarro para arranjar mais margem de manobra para arregimentar. Até há quem diga que fez com o Orlandinho ou vice-verso... Este Fortuna não tem mais onde pregar? Não sabe que quanto mais se abaixa mais se lhe vê o coiso e já toda a gente viu tudo?

Micaela Manuela disse...

É preciso gente nova sem os vívios dos novos que por lá andam que parecem mais velhos que os mais velhos!