Red Bull Air Race: Governo diz que local da prova não é certo
23.01.2010 - 18:03 Por Lusa
O ministério das Obras Públicas considera prematuro “partir do pressuposto” que a prova Red Bull Air Race se realizará entre a Ponte 25 de Abril e a Torre de Belém e admite “procedimentos alternativos” por motivos de segurança.
Pergunta da semana: qual é a diferença entre o governo e a câmara de Lisboa?
sábado, 23 de janeiro de 2010
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6 comentários:
Ao ver este post do Pedro Baptista fiquei estupefacto e obviamente indignado mas, ao ler a notícia da Lusa na íntegra, a coisa muda de figura:
http://www.publico.clix.pt/Local/red-bull-air-race-governo-diz-que-ainda-nao-e-certa-prova-entre-ponte-25-abril-e-torre-de-belem_1419385
A diferença ñ existe.... É mais uma conveniencia... Ou seja, uns quantos mais ordenados e empregos chorudos, para os Boys....
A Conveniencia continua....
H.Xavier
Caro H.Xavier
Por caso leu a notícia toda? É que, neste caso, trata-se da resposta do governo á pergunta de um deputado. Passo a reproduzir:
“É prematuro partir já do pressuposto que a prova se vai realizar entre a Ponte 25 de Abril e a Torre de Belém. Ainda que possível, e para que a segurança operacional e aviação comercial não sejam afectadas, será considerada a verificação da necessidade de serem publicados procedimentos alternativos para o efeito, tal como se fez no Porto”, refere o gabinete do ministro das Obras Públicas, em resposta a um requerimento do deputado do CDS-PP Ribeiro e Castro.
No documento, hoje divulgado à agência Lusa pelo deputado democrata-cristão, o ministério afirma que se realizará no final do mês de Janeiro e a pedido da organização da Red Bull Air Race uma “reunião preparatória para a verificação do local da corrida”.
O ministério refere que a organização da prova informou o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), em carta datada de 22 de Dezembro, “da intenção de efectuar um estudo sobre a viabilidade da realização” da corrida em Lisboa.
“Para o efeito, solicitou ao INAC apoio técnico para a realização dessa reunião tendo em vista o início do planeamento dos percursos e das implicações operacionais decorrentes”, lê-se na resposta do ministério.
Na carta enviada ao INAC, “não estão referidos os percursos aéreos nem a localização em pormenor”.
O deputado Ribeiro e Castro tinha questionado o ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) se estava em condições de assegurar que “a realização da prova no local indicado, entre a Ponte 25 de Abril e a Torre de Belém, não entra minimamente em conflito com as rotas de aproximação final do Aeroporto de Lisboa”.
Em declarações à Lusa, Ribeiro e Castro disse ter sido “alertado por especialistas” que o local que tem sido noticiado para a realização da prova poderia “afectar a aviação comercial e a segurança aérea”.
Na pergunta dirigida ao MOPTC, Ribeiro e Castro alertava que, a realizar-se no Tejo entre a Ponte 25 de Abril e a Torre de Belém, “a prova poderá desenrolar-se justamente no enfiamento da aproximação final da pista 3 do Aeroporto de Lisboa”.
“Apesar de ser uma prova a baixa altitude, correrá aparentemente o risco de, nas manobras de inversão de sentido, loopings, a altitude atingida pelos pequenos aviões da corrida violar o cone de segurança da referida aproximação, afectando a aviação comercial e a segurança aérea”, referiu Ribeiro e Castro.
Mas alguma vez houve estas intervenções de deputados e do governo quando a prova foi no Porto?
Sr. Pedro Areoso,
Agradeço a chamada de atenção relativamente á Noticia á qual li com maior atenção.
Mas o meu comentario é mesmo á pergunta da semana de PB (qual é a diferença entre o governo e a câmara de Lisboa?)
H.Xavier
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