terça-feira, 21 de abril de 2009

Dirigentes do PS-Porto criticam Governo sobre visitas dos ministros a concelhos onde o partido é oposição
(Públio) 21.04.2009, Margarida Gomes
Foi uma reunião recheada de temas quentes. Na última reunião da comissão política distrital do PS-Porto, realizada sexta-feira, falou-se de quase tudo: "campanha negra" contra o PS, Freeport, BPN, ministro da Economia, coligações de esquerda, crime na noite do Porto e eleições autárquicas.
Cronometrada ao segundo, a reunião, que "decorreu em clima de grande tensão e num ambiente de revolta" (foi deste modo que um militante socialista a resumiu), ficou marcada por críticas à política governamental do PS, em particular pela guerra que se abriu contra os professores.
O presidente da concelhia do PS de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, insurgiu-se contra o facto de o ministro da Economia, Manuel Pinho, "aparecer sistematicamente" no concelho ao lado do presidente da câmara, Pedro Pinto, promovendo o autarca social-democrata. O desconforto é de tal ordem que o dirigente revelou que pretende queixar-se a José Sócrates, numa carta que se prepara para escrever. Mas Paulo Ferreira não foi uma voz isolada. O presidente do PS de Gaia, Eduardo Victor, também denunciou a "presença constante" de ministros em Gaia ao lado de Luís Filipe Menezes. O líder da concelhia socialista de Gaia terá mesmo dito: "Se o Governo tem algo a pagar a Menezes, não o faça agora."
Ministros à parte, a reunião serviu para alguns militantes defenderem o cenário de eventuais coligações à esquerda do PS em algumas autarquias do distrito, para além do Porto. Pedro Baptista, adversário de Renato Sampaio nas eleições para a distrital, foi um deles, tendo exortado o presidente da federação a fazer um "esforço final para acabar com a guerra fratricida em Matosinhos e Valongo".
Desafiado a definir os objectivos para a campanha autárquica no distrito, o líder distrital declarou dispor de "dados" que lhe permitem dizer que "a votação na Área Metropolitana do Porto será a melhor do PS a nível nacional". "Vamos ter um bom resultado no distrito, melhor do que há quatro anos, vão-se conquistar mais câmaras, mais votos e vão ser eleitos mais autarcas." Assestando baterias contra os que "fazem sair notícias na comunicação social que fragilizam o PS", Renato Sampaio respondeu àqueles que o acusaram de nada ter feito relativamente a Matosinhos e a Valongo e prometeu, depois das eleições, contar tudo o que fez. "Não vou fragilizar as candidaturas do PS. Na altura própria eu contarei tudo o que fiz", declarou ontem ao PÚBLICO o deputado.
Mais do que os prognósticos eleitorais do líder federativo, o que verdadeiramente intrigou os militantes foram as últimas palavras de Renato Sampaio que, no encerramento da reunião, pediu empenho." É preciso cerrar fileiras, porque há uma campanha negra contra o PS. O Freeport não é mais do que a resposta à nacionalização do BPN, porque o BPN está ligado a crimes que têm a ver com outros órgãos de soberania e com o crime na noite do Porto". Convidado pelo PÚBLICO e explicar melhor o sentido das suas palavras, o líder do PS-Porto declarou não ter mais nada a dizer. "Não quero adiantar mais nada sobre isso. O que tinha a dizer disse-o na comissão política distrital."

26 comentários:

Anónimo disse...

No dia em que o Renato Sampaio disser alguma coisa de jeito eu juro que vou a Fátima pôr uma velinha à Nossa Senhora.

"a votação na Área Metropolitana do Porto será a melhor do PS a nível nacional" ????

"porque o BPN está ligado a crimes que têm a ver com outros órgãos de soberania e com o crime na noite do Porto" ????

A reunião foi depois do jantar?

Primo de Amarante disse...

A culpa da renatização do PS não é dele, mas do PS.

Espero, ainda, que os ministros sejam delegados da Federação, das Secções e das Concelhias do PS: uma espécie de ministros privatizados. E que o Governo do país passe para outra gente. Seria melhor para o País e a federações, secções ou concelhias do PS ficavam com o que merecem.

Anónimo disse...

Renatização terá alguma coisa a ver com ratização? Que história é essa do BPN e da noite do crime do Porto e do outro órgão de soberania? É o quê? O Cavaco metido no crime do Porto?
E que para que veio afinal Sócrates dar esta entrevista? Para se enterrar mais? Queria controlar a justiça?
A verdade é que esta governação foi um falhanço, uma oportunidade perdida para o Partido Socialista fazer pelo país o que ele precisa, fazendo pelo contrário uma política de direita que arrasou os direitos dostrabalhadores e pôs a malta toda a gnhar 500 euros com contratos precários ainda por cima.
Nunca os trabalhadores estiveram tão em baixo, nem no tempo do Marcelo Caetano, foi esta lixeira que o Sr. Sócrates fez.
E a culpa não é dele, é dos tachistas todos que andaram a lamber-lhe as botas para manterem os tachos e que agora, quando o navio naufraga, o vai abandonar. Renatização, ratização, pois, é isso mesmo.
Esta gente pode dizer o que quiser que não convence. Já quase ninguém acredita neles.
E o mais nojento é que a velha direita, depois de se ter rido da política de direita do PS, afia os dentes para trincar o país ainda mais.
A única solução é muitos votos à esquerda. À esquerda mesmo o que tem pouco a ver com este PS.
Poderá o PS voltar a ser de esquerda? Mas porque havemos de acreditar nisso? Não será para a seguir trair todas as promessas e servir a direita? Trair como anda toda a gente a trair!
Único caminho seguro é reforçar a esquerda, esquerda mesmo, para quem for de esquerda no PS

josant disse...

Meu caro anónimo.
A dúvida que eu tenho é a de saber onde está verdadeiramente a esquerda e qual esquerda?.
Se me diz que ela se encontra na esquerda do PS, aí sim convence-me.
Cabe aos socialistas de esquerda, dar o grito de Epiranga, para que o PS volte ás origens e se torne realmente no partido de esquerda!!!que sempre foi e deve voltar a ser.

Unknown disse...

Os "fieis escudeiros" nunca vão entender o tamanho da minha frustração! Não vão acreditar, que muitos,(como eu) que agora criticam o governo, rejubilaram com a a maioria do Partido Socialista nas últimas legislativas.Os "fieis escudeiros" preferem Comportar-se como aquela mãe que vai ao juramento de bandeira da filho!Com o batalhão a marchar, exclama para o pai! "vêz": vai tudo com o passo trocado, só o nosso filho é que vai com o passo certo! No caso de correrem mal as votações nos três actos eleitorais deste ano, a culpa não é do PS!()é do País(!) que vai com o passo trocado!Perceberam? "cheira-me"; que lá para Outubro o povo, aquele que "pica" o ponto, que está a prazo, alugado por empresas de trabalho temporário, vai dizer a esta gente; vão embora, por favor não nos "ajudem" mais!.

Primo de Amarante disse...

Ernesto, tem toda a razão!!!!

Sergio disse...

Acho mesmo que não existe rat..., existe mesmo bufos e pessoas menos honestas e desleais. Que Socialistas são estes que só vivem com o mal dos nossos? Estranho não é?

José Silva disse...

A LIBERDADE tem destas coisas: cada um diz o disparate que entende.
A maioria dos que aqui escrevem, alguns cobardemente anónimos, só escrevem para dizer mal do PS e de Sócrates.Nao há nada bem feito?
Lamento que alguns socialistas se deixem levar na conversa da treta.
""Quanto mais prima mais se lhe arrima".
Digam qualquer coisinha que valha a pena.
A política não e isto.
E alguns tinham obrigação de dizer melhor e não descer ao nível de Rangel. Têm formação e capacidade.
Sejamos realistas. O PS conquistou o espaço da direita, mas há muitos socialistas sérios no PS que nao alinham com estes comentários e com as Transcrições nos posts a bater no PS. Complexos de esquerda?
Traulitada? Ciúmes?
As eleições ganham-se com votos.
A DEMOCRACIA fortalece-se com a VERDADE e com Ética Republicana.
Alguns que se dizem socialistas só querem falar no FREEPORT- E os casos BCP, BPN, BPP, PORTUCALE, SUBMARINOS, FACTURAS FALSAS, APITO DOURADO,MODERNA, INDEPENDENTE E OUTROS?
Renato é um mau líder para o Porto, mas os militantes votaram nele. Foi a vontade da maioria.
Não houve democraca?
Quem recorreu aos tribunais?
Quem denunciou irregularidades e provou?
Não chega querer ser, é preciso ter votos.

Brochas disse...

O José da Silva é mais um "cobardemente anónimo" a defender o direito, que tem, como todos, ao disparate. De modos que, os moralistas e moralões não façam rir com tanta hipocrisia. Isto é um blog crítico para o exercício crítico, algo de praticamente inexistente no PS, como se viu na última Comissão Política, segundo a notícia, com os segundos contados. Quem quiser propaganda vai ao site da Federação. Ou compra o DN e vai ver o Canal 1.

José Silva o tal disse...

a Manuela Moura Guedes e o José Manuel Fernandes não diriam melhor.
Mas a esses pagam-lhes para dizer mal do PS.
Vou ler o DN.

Anónimo disse...

O governo está-se borrifando para as autarquias, até lhe dá jeito que os municípios estejam nas mãos da oposição. Assim não tem de aturar o partido.

Anónimo disse...

A conversa de que quem não é por nós é contra nós, ou de que quem critica é do inimigo, é indigna de democratas ou de gente decente. Não vale a pena perder tempo com tão trites defuntos. Aparecem sempre a meter o bedelho com a mesma conversa, por não terem argumentos políticos ou, às tantas, por não terem nada a ver com isto.
O que nos interessa saber é, qual a conexão entre o BPN, o Freport, o crime ligado ao outro órgão de soberania e à noite do crime do Porto?
Quem souber que avise. Quem não souber que tente adivinhar. Mas se o autor não estiver avariado, que a coisa mete medo mete.

josant disse...

Sinceramente não sei se José Silva é anónimo como afirma o Brochas, ou se é um infiltrado qualquer.
Só espero que não seja militante, porque se o é, é mais por conveniência do que por convicção. O que acho pelas suas afirmações, é que é mais um, entre muitos, dos interesseiros, que estão sempre à espera de algumas "migalhas" que possam ser distribuidas.
Não tem moral QB,para se auto- proclamar mais socialista, do que qualquer um dos outros, só pelo facto destes, não terem o mesmo patrão.
O seu defeito e o de muitos que seguem pelo mesmo diapasão, é o de não entender, que tem de existir partido, para além de governo e que a crítica não se confunde com a meledicência. Assim sendo, devia saber destinguir as coisas, mas o seguidismo militante é tão ofuscante, quem nem isso permite.
Pela parte que me toca, não estou assim tão crente neste PS quanto você, mas não é por isso que deixo de ser militante.
É verdade!que existem muitos socialistas sérios, que não se revêm com a performance imposta pelo presidente da FDP. É por isso, que estão com complexos de esquerda?. A qual se refere?...á radical ou á utópica, que é a deste PS?
Só por autismo, é que se pode confundir a credebilidade real, com a aparente e você sabe bem que hoje, vivemos indiscutívelmente com a segunda. O que é pena diga-se.
Até quando???

Unknown disse...

Meus caros José Silva, e Sergio. Permitam que vos lembre, que no próximo fim de semana se festeja a revolução! Que restituiu a LIBERDADE e a DIGNIDADE ao povo português, se a Liberdade foi para todos, a DIGNIDADE foi só para alguns!Pelo simples facto que não é possível restituir a alguém uma coisa que nunca tiveram. Nas criticas que fazem,(aos que segundo a vossa douta opinião) "só" sabem dizer mal do PS, não li algo de positivo, (escrito por vós) da governação do PS. a não ser a afirmação que o PS conquistou o espaço à direita. Pois é, o PS conquistou o espaço à direita é verdade, aí é que está o cerne da questão! E vai pagar muito caro por isso.O tio Belmiro e companhia estão felicíssimos! Mas os trabalhadores desta gente, qual será o seu sentimento? Querem um exemplo muito concreto; no código anterior as horas nocturnas começavam ás 20H00,com o código do PS, começam às 22H00! Sabem no que isto resultou? Eu explico, para os trabalhadores das caixas dos supermercados, uma redução dos seus salários que estão próximos do SMN! Para o tio Belmiro e companhia, um aumento dos lucros! acham que isto são complexos de esquerda! Não vão ler qualquer escrito meu, com ataques pessoais ao 1º ministro ou a qualquer ministro. Já não posso prometer que enquanto for Governo, e governar ao contrário daquilo que está no seu programa é aí que vão incidir as minhas críticas. Não vou perdoar a esta gente que nos governa e se "esqueceu" porque partido foram eleitos! fizeram-me perder alguns sonhos! Mas não me fizeram perder a ideologia.Faço-vos um desafio! demonstrem que estou errado, apontem os factos positivos da governação.

José Silva "O INDESEJADO" disse...

Peço desculpa se os deixei nervosos.
Pelos comentários se vê o grau de democracia de alguns. Se atacar o PS e disser que Sócrates é corrupto aqui tenho audição.
E a solidariedade?
A dois meses de eleições na se ataca a direita neoliberal que se esconde com a CRISE MUNDIAL?Deixa-se à solta Ferreira Leite e os seus comparsas?
Criticar sim, mas elogiar o que de positivo se fez.
Não posso anunciar aqui pois um socialista do PS tem de saber que apesar de algumas asneiras como Código do Trabalho, as taxas moderadoras,o TGV e o aeroporto, algumas privatizações, poucas, ois já estava quase tud,o apoio a Durão Barroso "o neolberal" e o da guerra do Iraque, este governo em 4 anos fez o que outros não fizeram em 30, como Cavaco Silva que em 10 e com tantos fundos atirou o dinheiro ara a formação profissional e para as autoestradas e o CCB.O PS em 25 anos governou 11 e o PSD 14.
Mas na
Saúde, Justiça, Segurança Social, Apoio à familia, Educação, e contas públicas, fez muito. Agora com esta crise grave faz o que pode.
Sejamos justos e sérios.
Freeport, BPN, BPP, BCP, PORTUCAE, FURACÃO, CTT, SUBMARINS, MODERNA, INDEENDENTE, FACTURAS FALSAS e outros têm de ser investigados aé ao fim.
Será que como certos partidos das franjas, querem o quanto pior melhor? Política de terra queimada. Se são socialistas porque nã falam dentr do artido e públicamente a denunciar com provas?
Criticar é fácil. Fazer e mais dificil.
VIVA O 25 DE ABRIL SEMPRE.FASCISMO NUNCA MAIS.

Anónimo disse...

Sou militante socialista, votei em Sócrates na 1ª eleição para Secretário Geral do P.S. e para Primeiro-Ministro com um sorriso nos lábios.
Se querem saber o que penso dele agora, devo dizer-vos que o acho um homem perigoso para a democracia e consequentemente para o País, que precisa de ser parado rapidamente sob pena de se tornar um novo Salazar. Com certeza vão criticar as minhas palavras, mas não retirarei uma virgula.

José Silva "O SOCIALISTA" disse...

E os anónimos usam técnicas estalinistas. Dizem o que não fizeram para parecer que estão agora em desacordo.
Há muitos submarinos no PS das esquerdas e das direitas. E quem fala assim do secretário geral do PS não tem pejo em dizer que ele está envolvido no Freeport. Já fizeram alguns ditos socialistas, muito mal a Ferro Rodrigues no caso Casa Pia.
Até um dia. Tenho vergonha de alguns ditos socialistas.
VIVA O PS E O 25 DE ABRIL SEMPRE.

Unknown disse...

Meu caro José da Silva: A mim não tem que pedir desculpa. Não sei onde vislumbrou o nervosismo, pela parte que me toca, devo dizer-lhe que estou triste, mas nada ansioso.Triste, porque pela 1ª vez o "meu" partido ganhou com maioria absoluta e a está a malbaratar. Como devo andar mal informado! diga lá onde, a que horas, em que dias, em que órgão, e com quem posso debater? Como diz no seu comentário, criticar é fácil. Vá lá não se faça difícil. responda à minha interrogação. De acordo consigo, há muitos submarinos no PS! Alguns até já andaram a "navegar" noutra águas(!) agora estão no governo. Meu caro o meu "mentor" politico, ensinou-me que na luta politica, uma ideia se combate com uma ideia melhor! Por essa razão não vou por em causa a sua seriedade, embora como deve calcular não estou de acordo consigo, na avaliação que faz ao desempenho do governo, bem como dos juízos de valor em relação que estão desacordo. nesta parte estou de acordo; 25 de ABRIL SEMPRE.

Anónimo disse...

Há e haverá sempre descontentes.
A verdade é que Sócrates não serve.
Renato Sampaio não Serve.

VIVA O 25 de ABRIL

José Silva "O SOCIALISTA DEMOCRATICO" disse...

Temos que nos definir e acabar com as ambiguidades.
Somos estalinistas, marxistas, trotskistas, social-democratas ou socialistas do socialismo democrático?
É que a direita quer ser de esquerda e a esquerda quer ser de direita. Assim é uma confusão e o POVo não vota.
E dpois ainda inventaram o CENTRÂO dos negócios, onde a confusão é mais que muita: OPUS DEI, MAÇONARIA, NEOLIBERAIS, SOCIALISTAS, EX-COMUNISTAS,MAOISTASCAPITALISTAS, COLECTIVISTAS.O que nteressa sao os interesses individuais e lucro fácil e rápido.
VIVA O 25 DE ABRIL SEMPRE. FASCISMO NUNCA MAIS.

Anónimo disse...

Está bem homem, acalme-se e arrazoe-se...

Anónimo disse...

Uma parte dos pseudo-socialistas de direita, que estão a dar cabo do PS com a política de direita que estão a fazer, são é facholas, querem é tacho para enriquecer. A começar pelo Jose Lelo que trata das finanças do PS, depois de tratar como se sabe das finanças do Boavista com o sócio Valentim e mais outros que não vale a pena falar para já.

José Silva disse...

invejoso!!!

Sérgio disse...

Não foi nada desmentido, portanto tudo o que a noticia diz é verdade

Unknown disse...

O José da Silva, já se intitulou, de "Indesejado", "democrático", acho que ainda o vou ver a escrever à frente do nome. José da Silva o "incoerente" ou "o confuso""!Ó homem,trate-se;sabe quando alguém não alinhava uma ideia simples, e confunde alhos com bugalhos, antigamente dizia-se que o tipo tinha caído em criança abaixo da cama e batido com a cabeça no bacio!Olhe lá, num comentário dá vivas ao 25 de Abril, noutro diz cobras e lagartos, dos que expressam aqui a sua opinião, e esta não condiz com a sua.Sabe o que aconteceu à 35 anos no 25 de Abril?,Um grupo de militares farto de ser comandado por generais de opreta, e politicos "asnizinos" e desobedeceu! É claro que, desobedecer ou discordar nem sempre é um acto condenável(!) quando se luta por ideais e estes são postos em causa, percebeu José da Silva?

Anónimo disse...

Ó menos agora na comisão política discute-se os assuntos!