quinta-feira, 30 de abril de 2009



VIVA O 1º DE MAIO!
DIA MUNDIAL
DOS
TRABALHADORES!

25 comentários:

coelho dos santos disse...

O Porto é uma cidade carregada de história. Das lutas que travou subsistem as memórias de sítios, lugares, ruas e praças,inscritas nas tradições populares,literárias e míticas e também, no granito dos seus monumentos.
-O Porto foi quase sempre um grande actor histórico, desempenhando normalmente o papel de segunda capital do país.
-O Porto, cidade do granito,burgo medieval nascido do rio Douro,berço do nascimento e formação de Portugal,tem uma personalidade única e inigualável.
-O Porto, foi durante o século passado,o berço da maior parte das grandes figuras das letras e das artes nacionais.
-O Porto de Fernão Lopes - legendário,heróico e honrado.
-O Porto de Camilo - grotesco e dramático.
-O Porto de Garrett - Irónico, pitoresco e sentimental.
-O Porto que idolatrou Humberto Delgado.
-O Porto,como cidade da liberdade e da democracia,não pode esquecer o 25 de Abril.
-O Porto,como cidade do trabalho, não pode ignorar o 1º de Maio.
-O Porto, deve relembrar sempre a sua tradição histórica.
Só deste modo e depois desta prática estar definitivamente consolidada,é que se pode pensar sériamente que o Porto,sendo a capital trabalho e da luta pela democracia,tem todo o direito a ser também,capital de uma Região.
Saudemos o 1º de Maio e nele,todos os trabalhadores.

Unknown disse...

Meu caro Coelho dos Santos; acompanho-te na Saudação ao1º DE MAIO.Já em relação a rodo resto, história, tradição não estou tão certo que as gentes do Porto estejam de alma e coração com este tipo de lutas que estas datas representam!Sabes, meu caro camarada, no Porto de antanho havia gente, (leia-se lideres) orgulhosos do berço onde nasceram, e não se preocupavam em disfarçar o linguajar tipico da sua cidade. Um fraco rei, faz fraca uma forte gente, o que falta é isso mesmo, alguém capaz, de liderar e que tenha orgulho de dizer, sou do Porto "Carago"!

Unknown disse...

Tive agora a informação que, 4 dirigentes do PS, com responsabilidades politicas a nível nacional vão participar no 1º de Maio da CGTP em Lisboa! Vou ver se vislumbro algum com responsabilidades a nível do Distrito aqui no Porto.

Anónimo disse...

Enquanto os Lideres estiverem de papo Cheio o 1º de MAIO já foi.

Especialmente o SENHOR DA UGT...e mais alguns Sindicalistas!

José Silva disse...

Alguns radicais da CGTP repetiram a cena de 1974 e agrideram Vital Moreira.
O 1º. de Maio não tem donos. É lamentável o sucedido.

1º de Maio

Vital Moreira agredido e insultado em manifestação da CGTP
Hoje às 16:14
O cabeça-de-lista socialista às eleições europeias foi agredido e insultado durante a manifestação do 1º de Maio da CGTP. Vital Moreira tentava cumprimentar Carvalho da Silva, mas depois acabou por ser agredido por várias pessoas que entretanto se juntaram no local.

Vital Moreira diz que ainda há «sindicalismo radical e extremista»

O candidato do PS às eleições europeias foi insultado e agredido durante a manifestação do 1º de Maio da CGTP, tendo sido empurrado e cuspido aos gritos de «traidor» e «mentiroso».

Acompanhado de Vítor Ramalho e Ana Gomes, Vital Moreira foi agredido quando pretendia apresentar cumprimentos à direcção desta central sindical.

Em declarações à imprensa, o candidato socialista responsabilizou um «pequeno grupo de pessoas» pelo sucedido e frisou que «obviamente não culpabilizo a CGTP».

«Infelizmente há pessoas que 35 anos depois do 25 de Abril ainda não aprenderam o valor da tolerância democrática e da diferença», adiantou Vital Moreira, que disse que nunca se espera uma reacção como este quando se é convidado.

«Há um sindicalismo radical, extremista que claramente ali se manifestou. Há um desrespeito óbvio pelo 1º de Maio. Estava numa delegação do PS, que comemora o 1º de Maio», acrescentou.

Para Vital Moreira, as agressões tiveram origem num «antigo militante do PCP, que não enjeita o seu percurso político, mas também não renuncia à circunstância de ter saído de um partido quando achou que não era o sítio correcto para militar politicamente».

O constitucionalista disse ainda se ter sentido «sempre seremo e calmo, mas também revoltado» com estes incidentes e lembrou que nasceu «politicamente a comemorar clandestinamente o 1º de Maio.

«Há uma ala radical política, partidária e sindical. Penso que é óbvia a identificação de pessoas com um determinado partido», acrescentou Vital Moreira, numa alusão indirecta ao PCP.

«Há partidos que se julgam que são proprietários das pessoas, mesmo depois de elas terem saído há 20 anos», lembrou o candidato socialista, que diz que não pode ser considerado um «ex-PCP», pois abandonou o partido há duas décadas.

Imediatamente a seguir a estas acontecimentos, um dirigente da CGTP lamentou as agressões contra Vital Moreira e apresentou desculpas formais quer a Vital Moreira quer aos restantes elementos da comitiva socialista que se encontravam na manifestação.

«É uma situação grave e quero apresentar desculpas formais da CGTP. Obviamente que Vital Moreira, e a delegação do PS, é bem-vindo à manifestação da CGTP», acrescentou Carlos Trindade.

Miguel Castro disse...

É vergonhoso o que fizeram a Vital Moreira, nada justifica comportamentos pré-históricos como aqueles.

Primo de Amarante disse...

Todos repudiamos e condenamos o facto, sem ambiguidade.

E condenamos com tanta veemência, quanto é certo que é de suspeitar a intenção do PS em se fazer representar por Vital Moreira, um ex-PCP e actualmente intelectual orgânico do PS, numa manifestação que claramente tinha como referência lutar contra as políticas anti-operárias de Sócrates.

O insulto, como seria de esperar, acabou por ter um efeito de Boomerang que tanto interessa ao PS, num período de pré-campanha eleitoral!

As declarações de Vitalino Canas não deixam dúvidas do interessse que a coisa teve para o PS, pelo exagero e vitimização que dá ao caso.

José Silva disse...

Respeito todos os comentários aqui expressos e saúdo o 1º. Maio dos Trabalhadores.
Mas suspeitar da delegação do PS que foi convidada não pode servir de desculpa. Ilda de Figueiredo integrava a delegação do PCP que foi à UGT, assim como Vital Moreira foi com a delegação do PS à UGT.
São atitudes já passadas em 1974 e não aprenderam nada com a Democracia.
E o não pedir desculpa torna o acto ainda mais grave.
O Primo de Amarante errou na suspeição. Criticar o gverno e o PS é livre.

josant disse...

Infelizmente neste PCP ainda existe quem não se dá bem com a democracia. Ainda mantêm o vírus do PREC, o que é pena, diga-se Até o PC na China já percebeu,que já é tempo de evoluir. o PC português como vimos hoje,está cada vez mais na mesma. Podem e devem fazer o papel deles, mas o mínimo que se deve exigir é que sejam civilizados e se adaptem ao século XXI.

Anónimo disse...

EU, não tinha IDO..

Faz-me lembrar Mário Soares na Marinha Grande...pois é.

José Silva disse...

É preciso "malhar" na direita e alguns comunistas que aliam a ela.

Unknown disse...

Não adianta culpar a CGTP pelo sucedido! Radicais, (burros) há em todos os quadrantes. A agressão a Vital Moreira não se deveu ao facto de ser candidato do PS! mas apenas por ser um ex-PCP. É bom lembrar que Na delegação do PS estavam mais dirigentes DO PARTIDO SOCIALISTA, e a estes nada sucedeu.Aos moralistas que condenam a CGTP pelo acto de um energumeno, gostaria de lhes lembrar, que há muito os dirigentes do PS participam no 1º de MAIO da CGTP em Lisboa! Se alguém merece ser invectivado, pelo sucedido tem nome, e chama-se Jerónimo Sousa.Quer pelas suas declarações sobre o incidente, quer pelo comentário ao resultado eleitoral na África do Sul!Fiquei a saber que para o PCP a maioria absoluta obtida pelo ANC era uma boa noticia! Ora quem diz o que diz da maioria em Portugal! Assim, ficamos a saber que para o PCP, há maiorias "boas" e maiorias "más": assim a modos como os ditadores, para o PC uns são bons, outros são maus.

José Silva disse...

Vital Moreira já saiu do PCP há 20 anos. O PCP não perdoou?
O que aconteceu é uma vergonha ara a Democracia e não dignifica a luta dos trabalhadores.
O PCP está de cabeça perdida pelo que se ouve e vê. Jer´nm mostrou o que vale em momento de aflição. Caiu a máscara.
Ainda há minutos ouvi e não consegui ouvir mas, de outro dirigente do PCP, Bernardino Soares a querer culpar o PS pelo sucedido. Lamentáve.
Durane 4 anos o PCP apoiou sempre os nsultos, as calúnias e parece que agora as agressões contra governo e o PS.Isto já tem mais de 35 anos. O PCP não consegue perdoar ao PS a luta pela Liberdade e pela Decracia.
Vai ser um ano difícil, mas espero que desta vez os Socialistas não sejam bonzinhos e respndam taco-a-taco.
Este incidente grave ainda não merece post neste BLOG. Fico à espera.

Primo de Amarante disse...

Vital Moreira saiu há vinte anos e os que o insultaram, como se viu, lembravam-se bem!

O problema é outro: imagine-se, cada um de nós, desempregado, revoltado e com família a quem tem de dar de comer. Encontre-se numa manifestação de protestos contra políticas socráticas que “dão milhões a quem muito tem e a si um passou bem!”.

De repente, vê ao seu lado, quem escreve artigos a defender as politicas que Você combate. E lembra-se que esse senhor já foi do PC e, depois de entrar para o PS, passou a ser vogal da EDP, consultor de inúmeras empresas. Lembra-se, ainda, que este senhor passou a defender o contrário do que defendia, está em campanha eleitoral e aparece numa manifestação do 1º de Maio, dia do trabalhador, sabendo-se que é um aliado dos administradores que despedem e dos Bancos que receberam os milhões.

Será que não pensaria: é preciso ter “lata” para vir para aqui à procura de votos!

Será que não entenderia essa presença como uma provocação?!...

Você desconhecia que ele fazia parte de uma delegação para cumprimentar os dirigentes da CGTP.

E subentenderia o óbvio: o PS tem outra gente para se fazer representar.

Convenhamos que não era à CGTP que competia dizer quem no PS deveria fazer parte da delegação.

Eu era capaz de reagir, como reagiu aquela gente. E Você não?!...

Penso que faz todo sentido suspeitar-se duma armadilha de “chicos-espertos” que andam no PS a definir estratégias de campanha eleitoral. E conseguiram os efeitos pretendidos.

A curto prazo, porque pouco a pouco a opinião pública vai aperceber-se de que se tratou de uma provocação. E irá, então, essa “armadilha” ter um efeito que o PS não esperava.

É que o pessoal não é burro. Pode demorar a compreender, mas compreende os “truques” da demagogia.

Anónimo disse...

pois compreende...mas será o POVO BURRO?

Anónimo disse...

Foi mais uma estratégia do PS para continuar o processo de vitimização em que Sócrates é perito.

Primo de Amarante disse...

Por outro lado, que moral tem Sócrates para dizer que o PS está ofendido com a “cena” que apanhou Vital Moreira, se este PS socrático tem andado a semear ventos contra os sindicatos. Quem não se lembra da polícia ser enviada aos sindicatos para saber quem iria às manifestações?!... Quem não se lembra das camionetas que iam para manifestações serem interceptadas nas entradas das auto-estradas para não chegarem a tempo dos encontroos?!... Etc., etc.

Este PS tem se comportado como nunca se comportou a direita mais retrógrada. Semeou ventos e vai colher tempestades.

Este PS, denomina-se socialista como poderia chamar-se “albertina”.

José Silva disse...

Os comentários, alguns, parecem de estalinistas de sangue puro. Mas não comem ninguém. Esse truque já foi usado e teve resposta do POVO PORTUGUÊS.
Os sindicatos que falam não fazem sindicalismo, mas política pura e dura contra o governo e o PS. Até um cego vê.
E quanto mais a luta aquece mais força tem o PS.
Venham mais que nós cá estaremos para os receber.
tO esralinismo/marxista/leninista já deu o que tinha a dar.
Com tanta crença, tanto amor ao POVO, donos dos trabalhadores, e com tão arreigados defensores nestes comentários, contnuam a descer nas sondagens e o POVO nunco lhes deu mais que 10%.Porque será? São todos BURROS e há por aqui alguns mais espertos?
Elevem o nível dos comentários para não matarem o BLOG.
O Pedro nao merece tanta arruaça.
Mais respeito pelo Dmocracia e pela Liberdade.

Primo de Amarante disse...

Só chavões. A política não está separada do sindicalismo e muito menos da vida. Vive-se para não sofrer e ser feliz. A política (organização da polis) é a arte de nos organizarmos da melhor forma, seja nos sindicatos, seja na família, seja no País.

Um bom governo é o que diminui o sofrimento dos que mais sofrem para abrir mais espaço à felicidade, e ao direito ao futuro das gerações que nos hão-de suceder.

O estalinismo, o leninismo e o maoismo foram ideologias que pensaram no chefe mais que no País. De certa forma o socratismo é, hoje, um sucedâneo do estalinismo, do leninismo e do maoismo.

A liberdade não é seguir o pensamento do chefe e a democracia não é seguir o pensamento de conveniência.

Precisamos é de pensar o País e a forma como estamos organizados e não em imitar os que só defendiam o chefe de forma cega e acéfala, sem quererem saber do País, dos que vivem na fome, dos que nos hão-de suceder.

José Silva disse...

Bonitas palavras do Primo de Amarante. Quando toca a todos estou de acordo. Novo modelo económico, reforma dos partidos e de alguns políticos oportunistas, mais participação dos cidadãos.
Mas em 35 anos há vários responsáveis pela situação.
Combater a miséria é uma obrigação de todos.
Exigir aos políticos é um direito de quem paga impostos.
Lutar por uma sociedade ais justa é uma obrigação de todos os que acreditam na Democracia e no Socialismo Democrático.
O chefe existe na esquadra da PSP.
Eu sou cidadão livre.

Primo de Amarante disse...

A falar é que as pessoas se entendem. Argumentos combatem-se com argumentos. Nada de etiquetar!

José Silva disse...

É isso mesmo. A falar é que agente se entende.
E não devemos ter receio de lembrar que Cavaco Silva teve 10 anos o poder com duas maiorias absolutas.
O mal da Europa é que tem sido governada por neoliberais duros e puros, que agora se escondem.
Provocaram mais pobres, mais desempregados e mais falências.
Com os mesmos não vamos lá.
Chegou a hora de exigirmos que nos digam quais são os projectos para o futuro.Como pensam cumpri-los. Com que dinheiro. Qual o modelo económico.
Que Justiça temos?
O SNS vai contnuar a privatizar-se?
E a Educação só muda com os professores.
A Europa Social tem de ser defendida e aprofundada.
Há aqui pessoas com provas dadas. Têm ideias, formação e coragem.
Abram o diálogo e sugiram caminhos.

Anónimo disse...

Então é preciso outro primeiro-ministro, não é com o Sócrates.

José Silva disse...

É com Ferreira Leite ou Durão Barroso?

Primo de Amarante disse...

Também não, mas o mal dos outros não é uma vitamina para nós.

Eu, sinceramente, penso que Sócrates tem mita lábia, mas não tem categoria para primeiro ministro.

Falta-lhe sentido de Estado,carácter e todas aquelas virtudes que fazem de um líder uma referência.

Entendo que o "chico-espertismo" que serve de orientação política corroi o PS e vai ter um preço muito elevado na credibilização do PS nas gerações que nos sucederá.