terça-feira, 30 de junho de 2009

Anjos, anjas e anjinhos
Por Pedro Baptista
Nunca compreendemos esta coisa de haver cabeças de lista que são candidatos à presidência da Câmara e não a vereadores. Tal engenharia psico-política não existe no nosso quadro constitucional nem em qualquer decorrência legal. O cabeça de lista é candidato á presidência, é presidente se ganhar, é vereador se perder. Neste segundo caso poderá fazer oposição, poderá fazer coligação, poderá não ter pelouro ou poderá ser-lhe distribuído um pelouro. É assim que está estabelecido e é assim que as coisas funcionam em democracia.
Quem são estas aves do Sétimo Céu, este espeécie de anjos e de anjas, que fazendo de nós anjinho e anjolas, dizem que são candidatos à Cãmara e não a vereadores? Meros narcisistas que corrompem a pureza da democracia com as vanitas vanitatum (vaidades das vaidades) e degradam a imagem da política da república ao trairem os mandatos do eleitorado.
Como temos sido acossados por canídeos teleguiados por cobardes para nos morderem os tornozelos com calúnias, em pretensas contradições entre o que defendemos e o que praticamos quando fomos candidatos a Gondomar em 1998, vem a propósito esclarecer:
1 - Fomos a Gondomar depois da Distrital por unanimidade ter decidido avocar o processo de Gondomar, em cuja Concelhia imperava a divisão meio por meio, e onde se perfilava como candidato um personagem vindo do PSD, de perfil mais do que duvidoso, como mais tarde se veio a confirmar; fomos indicados pela "Distrital" por unanimidade e depois aclamados pela "Concelhia" também por unanimidade; foi também pela imagem tenebrosa que o PS daria em Gondomar com o referido pretendente a candidato e por ninguém no partido se dispor a substitui-lo e a enfrentar o chamado "Major", que nos dispusémos aquele combate de vitória difícil até porque estava em ascemsão, em pleno 2º mandato. Ainda assim, embora as sondagens apontassem para 15% para o PS, tivéssemos metade do PS Gondomar em campanha permanente contra nós, e outra metade da Federação a fazer o mesmo fustigando-nos pelas costas enquanto dávamos o peito às balas, às ameaças físicas e a um atentado com tentativa de atropelamento do que resultou um ferido, obtivemos 20%. (Alguns desses agentes são hoje proeminentes na liderança da Federação e em Gondomar ainda lá estão os mesmo já lá vão 10 anos com os resultados brilhantes que se vêem). Mal soubemos dos resultados declaramos que o povo elegeu o Sr. Valentim para presidente e a nós para vereador de oposição.
2 - Iniciamos, com o Ricardo Bexiga (nº2) o trabalho de oposição na vereação com bastante sucesso, sem nunca faltar a qualquer reunião, até que poucas semanas volvidas, o PS Gondomar em reunião da sua Comissão Política decidiu aprovar por maioria uma moção em que me retirava a confiança política e me pedia para desamparar a loja. Parte dos meus apoiantes, que também foram muitos e entusiastas, nesse sábado decidiram viajar e não pude contar com o seu voto...
3 - Falámos com o então presidente da Federação que nos deu carta branca para fazer o que entendêssemos e suspendemos o mandato passando a ser substituídos durante um ano pelo Sr. Arménio, posto o que, conforme imposição legal, e não se verificando qualquer reviravolta na posição do PS Gondomar que ainda aguardamos, renunciamos ao cargo. Eis a verdade cristalina dos factos. E fiquemo-nos por aqui.

5 comentários:

M. Araújo disse...

Diz um provérbio chinês que não se deve exorcizar fantasmas. Aquilo ou aquele que já estão no reino dos mortos, deve permanecer enterrado.
É impossível reinventar o espírito de uma época que passou. Por mais que se rebusque nas cinzas, só cinzas e apenas cinzas se encontrará. Os ensinamentos que advêm das situações de outrora, podem e devem constituírem a base de correcção de erros no presente e no futuro. Isto e nada mais que isto, porque quem exorciza fantasmas, corre o risco de ser confundido com um eles.

Pedro Baptista disse...

Tem razão M. Araújo. Mas como há uma campanha de difamação, por parte de quem não é capaz de contra-argumentar, com vista a desacreditar-me, quis que em algum sítio de acesso público pudesse ficar lavrada a verdade dos factos. Saudações.

M. Araújo disse...

Compreendo e aceito.

Abraço e saudações Socialistas

Rui Valente disse...

Caro Pedro Baptista,

se me permite, e porque apreciei o que escreveu, publicarei este s/ post no Renovar o Porto

Melhores cumprimentos

Pedro Baptista disse...

Prezado Rui Valente:
Faça o favor de publicar se assim o entender. Os meus agradecimentos e melhores cumprimentos