domingo, 28 de junho de 2009

Elisa Ferreira diz que queixas de Rui Rio visam promover imagem própria
(JN) 28.6.09
A candidata do PS à Câmara do Porto, Elisa Ferreira, afirmou hoje que as declarações de Rui Rio sobre o desvio de verbas comunitárias do Norte para Lisboa "visam mais a promoção da própria imagem do que servir os interesses da região".
"É um assunto recorrente, que já há dois anos e no ano passado por esta altura foi levantado pelo Dr. Rui Rio, mas o que eu gostaria de ver por parte de um líder da Junta Metropolitana do Porto era uma acção concreta no sentido de mudar esta situação, em vez de queixas e lamentos que nada adiantam", disse.
Elisa Ferreira reagia a declarações do presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP) feitas sexta-feira no final de uma reunião deste órgão. Rui Rio considerou "um verdadeiro escândalo" o desvio para Lisboa de verbas destinadas pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) às regiões de convergência, aproveitando o chamado efeito de difusão, previsto no regulamento deste instrumento.
"Grande parte das verbas destinadas ao Norte estão a ser aplicadas em Lisboa o que é absolutamente ilegal. São obras atrás de obras em Lisboa que estão a ser feitas com o dinheiro que devia ser destinado às regiões do país que apresentam um PIB per capita inferior a 75 por cento da média europeia", frisou o também presidente da Câmara do Porto.
Elisa Ferreira considerou hoje que, "mais que as queixas e lamentações, gostaria que o presidente da JMP prestasse contas sobre que acções concretas tomou para contrariar o esvaziamento do Porto".
"Seria bom que ele se sentasse com as autoridades centrais, defendendo o Porto e a sua região, em vez de se limitar a esta periódica acção de vitimização, que me parece mais vir servir o interesse próprio do que a região", afirmou.
Elisa Ferreira referiu que, em termos gerais, até está de acordo com algumas das reivindicações do seu opositor na corrida ao próximo mandato à frente da Câmara do Porto.
"Por exemplo, na área do apoio à requalificação da administração pública, é lamentável que muitos organismos tenham deslocalizado postos de trabalho para a capital", disse.
Elisa Ferreira exemplificou com "o caso do Instituto Nacional de Estatística, que deslocalizou os seus serviços regionais para Lisboa sem que o representante das instituições democráticas da cidade e da região, que é o presidente da JMP, tivesse sequer levantado a voz".
"A Agência Portuguesa de Investimentos (API) estava sedeada no Porto e progressivamente foi esvaziada para Lisboa. O que fez o Dr. Rui Rio? Nada, ficou calado", disse.
Elisa Ferreira frisou ainda que "o Instituto Português de Fotografia (IPF), com sede no Porto, foi esvaziado pelo Ministério da Cultura e o presidente da Câmara do Porto parece nem ter dado por isso".
Citou também "muitos outros casos como, por exemplo, a EDP, uma empresa da esfera do Estado, que retirou mais de uma centena de técnicos altamente qualificados da baixa do Porto, sem que o Dr. Rui Rio tenha demonstrado qualquer capacidade negocial para, pelo menos, conseguir contrapartidas que equilibrassem a situação".
"É um exagero a concentração de funcionários públicos em Lisboa. A JMP deveria ter uma palavra a dizer no que toca à reorganização da máquina do Estado, mas não vejo o Dr. Rui Rio a reivindicar isso, limita-se a reeditar as mesmas queixas de sempre", afirmou.

19 comentários:

Primo de Amarante disse...

Elisa não percebe o que está a acontecer e Lisboa.

Com as pessoas que falei em Lisboa fiquei com a impressão que António Costa irá perder as eleições. Dizem que serve mais os interesses do Governo que da Cidade.Esta acusação vai ser aplicada a Elisa pelo que diz.

De Sá Fernandes não tive boas informações e gente que não anda na roda do BE dizem que este partido fez bem em retirar-lhe o apoio. Os manos (arq. e adv.) são olhados de lado.

Aparecem agora umas sondagens que dão empate entre Costa e Santana. De facto, a subida de Santana é significativo do prestígio da gestão de António Costa.

Naturalmente, daqui para frente Santana tem o tapete vermelho para entrar na Câmara. Vai ser uma vergonha!...

O PS ainda há-de perceber que a política tem mais a ver com o mundo da vida do que com o marketing e a verborreia.

sérgio disse...

Que sondagens são essas? Para o PB não as ter publicado é porque não existem. Atenção ao diz-se, diz,se, sondagens internas, etc., isso dá para tudo.

Primo de Amarante disse...

A sondagem li-a na http://dn.sapo.pt/Inicio/

Não sei como "reencaminhar". Diz:

"António Costa serve mais o Governo que a câmara"
HojeComentar

Primo de Amarante disse...

Veja Diario de Notícias de hoje

Polícia de Giro atento disse...

Ó Primo de Amarante então não sabe reencaminhar? Eu dou uma ajuda. Para quem tem um BLOG é grave.
Vai ao DN online, selecciona a noticia, copi e depois cola em comentário. Simples não e?

E p.f. ao menos uma vez procure notícias que penalizem outros. Não podem ser sempre os mesmos a ser malhados.

E desculpe, tem de estar mais atento aos bastidores: há dois anos que á movimentações no PS a nível nacional ara preparar a sucessão.
António Costa é candidato à CML, mas tem um staff a trabalhar para a necessidade de uma candidatura. Até o Seabra foi de Matosinhos ara chefe de gabinete.
José Seguro tem formados ou em formação equipas de apoio por todo o País a preparar a sucessão.
Mas olhe que no PPD e no BE as coisas não são mais límpidas.
Isto é a política à portuguesa que um dia mudará quando nós eleitores e contribuintes quisermos.
Leia a entrevista de hoje no JN de Emídio Rangel.
Por favor ainda que desiludido como eu, descrente como eu, farto como eu, deste centrão que nos governa há 30 anos, de seitas menos claras que mandam na política, de interesses particulares e não de serviço à causa pública, sejam razões para atacar o PS e Sócrates, é altura de exigirmos outra política, última oportundade para derrotar a direita neoliberal e conservadora.
Os livros saidos ultimamente de Pires Veloso e Vasco Lourenço foram escondidos. Sabe porquê? Porque desfaz alguns mitos e colocam factos verdadeiros na praça pública.

Anónimo disse...

Sócrates não se enganou quando escolheu Elisa Ferreira para candidata à Câmara do Porto. Depois de ler estas afirmações, estou certa de que dificilmente encontraria alguém mais subserviente. Sou militante do PS, mas desta vez vez vou votar no BE. Essa "senhora" mete-me nojo.

Anónimo disse...

Já somos dois. Somos muitos. Teixeira Lopes terá mais valia na Cãmara contra o Rio que o O.S.Gaspar. Porque a parete de cima da lkista é tudo tanga de exportasão.

Polícia de Giro disse...

Porque atacam com tanta violência Elisa Ferreira? Por ser deputada no PE? E a Ilda de Figueiredo não faz rigorosamene a mesma coisa e ninguém fala? E tantos outros anteriormente o fizeram?
Dizerem que são militantes do PS e votam Teixeira Lopes que foi encostado pelo BE é de bradar aos Céus. Alguém acredita que um socialista faça ataques pessoais só porque não gosta de Socrates?
Esse palavreado é conhecido.
Alguns até mostram o cartão do PS. Só que não dizem que há anos que deixaram de pagar quotas.
Têm todo o direto de fazer opções, mas denegrir assim uma pessoa séria e competente é um absurdo.
Elisa é professora universitária e não precisa da política ara ser enxovalhada desta maneira.
Ja fizeram mesmo com o Assis e deram a vitória a Rui Rio.
Para alguma esquerda ainda vigora o quanto pior melhor.

Anónimo disse...

O Polícia de giro desmascara-vos a todos e ficais sem argumentos.
É só paleio e insultos. Argumentos, zero.

Anónimo disse...

PCP
Jerónimo acusa Ferreira Leite de branquear imagem do PSD
O líder do PCP acusou hoje em Braga a presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, de querer apresentar o partido como «impoluto e com o conta-quilómetros a zero como se nada tivesse a ver com a condução da governação do país»

Jerónimo já percebeu que a direita está a areeganhar os dentes.

Anónimo disse...

O Policia de giro já saiste do coma? Estavas tão bem... Tu que insultas toda a gente agora queixas-te, o mal e a caramunha. O Jerónimo Cassete já te serve? O PS não precisa de muletas. Se não fizer asneiras a direita não tem espaço. Se a servir a direita est´«a aí, como está. Não andarás a precisar de comer umas cenouras?

Pedro Aroso disse...

A direita está a arreganhar os dentes? Oh Senhor Anónimo, esse vocabulário faz lembrar a linguagem dos grupelhos esquerditas durante o famigerado PREC. Será que nessa época o senhor não pertencia a um deles? Olhe que até o Bloco de Esquerda fez um upgrade no seu discurso para não ficar parado no tempo.

Polícia de Giro disse...

O cobardola do anónimo vem sempre com linguegem de sarjeta.
Só que não consegue acertar uma e depois não gosta de ler o que outros dizem.
Diz lá qualquer coisa que se possa ler.
Quem está a precisar de uma cenoura serás tu. mas não dgo aonda, por respeito ao Doutor Pedro Baptista.
É por estas e por outras que depois têm aqui o senhor arquitecto a aproveitar ara branquear a drª. Ferreira Leite.
Mas tu disto ercebes e de cenouras então...

Anónimo disse...

Diz-se que é certo, certinho, que no pacote da negociata da Elisa para o Parlamento Europeu a troco de fazer a fita no porto, está o maridinho na lista de deputados em lugar ilejível. Agora é mais que aquele buato em que ninguem acreditava... Querem saber mais, é certinho a não ser que o negócio aborte depois de denunciado como a PT na TVI.

Anónimo disse...

Não estou a perceber nada disto. O marido da Dra. Elisa Ferreira vai ser candidato pelo distrito do Porto? E ele é filiado no partido? E ele pode acumular o lugar de professor na faculdade com o de deputado? E os quadros do PS que estão desempregados vão ficar de braços cruzados? Bom, qualquer dia vou passar a independente para ver se arranjo um tacho, isto é, um ou mais.

Anónimo disse...

Claro que pode acumular com professor desde que não receba o subsidio de exclusividade. O nojento da questão é o nagócio. O problema pior para o Renato é que ofereceu lugares de deputados a 40 e só tem 16 ou 17, se tanto, para dar. Foi assim que fez a campanha interna e pôs a carneirada dos carreiristas ao seu lado.

Anónimo disse...

Está decidido. Vou votar Ferreira Leite para o País se afundar mais depressa.
Tudo para os privados.
O Estado qye fique com funções de soberania.

Anónimo disse...

Não precisa. Basta votar Sócrates. Tem o mesmo efeito e não avilta a consciencia.

Anónimo disse...

E nem o estado fica com a soberania. Só no Afeganistao.