terça-feira, 30 de junho de 2009

ESTADO DE CHOQUE
Fonte: JN
2009
PSD/CDS: 58%
PS: 25%
BE: 8%
CDU: 5%
2005
PSD/CDS: 46,2%
PS: 36,1%
CDU: 9,0%
BE: 4,2%
Sondagem Universidade Católica: Rio reforça maioria, PS leva trambolhão
Elisa Ferreira obtém menos de metade dos votos da coligação PSD/PP
(JN) 30.6.09 PEDRO IVO CARVALHO
Os portuenses querem ver Rui Rio como presidente da Câmara até 2013 . E parece querê-lo com mais força, ao reforçarem a maioria absoluta do PSD/PP. O PS leva um enorme trambolhão e o BE senta-se no cadeirão da terceira força política.
Os dois pés com que o candidato da coligação PSD/PP se recandidata ao cargo (e que viraram slogan de campanha) podem ajudar a explicar a diferença cavada para os partidos de Esquerda. Os resultados da sondagem da Universidade Católica para o JN/DN/RTP/Antena 1 permitem concluir que Rui Rio reúne as preferências de 58% dos inquiridos, inflacionando em cerca de 12 pontos percentuais o "score" obtido nas eleições autárquicas de 2005 - que se cifrou em 46,2%. Ou seja: fica com margem mais do que suficiente para decidir, sem grandes resistências por parte dos partidos da Oposição.
O segundo dado relevante a retirar desta sondagem é, sem dúvida, a aparatosa queda dos socialistas, que obtêm menos de metade dos votos da coligação PSD/PP. Com os 25% alcançados por Elisa Ferreira, parece evidente o prejuízo causado por uma candidatura que se deixou enredar na circunstância de ser protagonizada por alguém que concorreu simultaneamente ao cargo de presidente de Câmara e de eurodeputada. Aparente fragilidade que os adversários da também professora de Economia têm sabido aproveitar. Tanto à Direita como à Esquerda.
Mais motivos para sorrir tem João Teixeira Lopes. O BE praticamente duplica o resultado alcançado no último sufrágio (de 4,2% para 8%) e destrona a CDU como terceira força política. Os comunistas ficam, assim, relegados para quarto lugar, com 5% dos votos. Todavia, é curioso verificar que, para os portuenses inquiridos, Rui Sá tem mais qualidades do que João Teixeira Lopes para ser presidente da Câmara do Porto.
Mas estará a cotação do BE (e, no fundo, da globalidade dos outros partidos) a padecer de um efeito de contaminação provocado pelos resultados das eleições europeias? Ou estarão os bloquistas a capitalizar, sobretudo, com o tropeção socialista? Globalmente, os partidos de Esquerda perdem, em relação aos resultados verificados nas últimas eleições autárquicas, um total de 11%.
Pese embora as polémicas que têm marcado o mandato de Rui Rio, 54% dos portuenses consideram a sua prestação globalmente positiva, exactamente o dobro dos que manifestam total indiferença perante este facto. Apenas 15% caracterizam como negativa a prestação do também vice-presidente do PSD.
Rui Rio parece, assim, escapar praticamente incólume aos vários fogos que se tem visto obrigado a apagar. De resto, até nos temas que mais preocupam os portuenses, a resposta da Câmara tem sido, a julgar pelas respostas dadas, globalmente positiva. Assim aconteceu na degradação dos edifícios, assim aconteceu na criminalidade.

15 comentários:

M. Araujo disse...

Nada de novo no horizonte do Porto a não ser os preocupantes sinais da tempestade que ai vem. A peça aproxima-se do fim e só falta saber quem serão os actores a animar o palco na próxima representação.

Anónimo disse...

Elas cá se fazem, cá se pagam. As declarsoes da Elisa sao alucinantes. Entao quem arrangou o problema das europeias não foi ela? Duche? Banho. E ela é que foi uma das causadoras principais do que se passou nas europeias, não é ao contrario. O PS perdeu tambem por causa dela não é ela que perde por causa do PS. É a abrajencia. Abranjencia é que nem tem os votos de fora do PS nem de dentro. Votei sempre PS, agora vou votar Bloco porque o PS nã tem candidato.

Anónimo disse...

Elas cá se fazem, cá se pagam. As declarsoes da Elisa sao alucinantes. Entao quem arrangou o problema das europeias não foi ela? Duche? Banho. E ela é que foi uma das causadoras principais do que se passou nas europeias, não é ao contrario. O PS perdeu tambem por causa dela não é ela que perde por causa do PS. É a abrajencia. Abranjencia é que nem tem os votos de fora do PS nem de dentro. Votei sempre PS, agora vou votar Bloco porque o PS nã tem candidato.

Primo de Amarante disse...

Nem Elisa Ferreira nem o PS tiveram em conta o espírito do Porto, Porto invicto, que não se deixa instrumentalizar, que é nobre e leal.

As contradições de Elisa Ferreira, as suas intervenções demagógicas, populistas e infantilizantes tiveram a única resposta que poderiam ter, nestas sondagens.

Mas o PS, em vez de reflectir sobre erros, procurar corrigi-los, mete a cabeça da areia e diz que quem vai com o passo trocado são os outros.

A tradição dos livres-pensadores que fez grande o Porto no séc. XIX não passa pelos líderes medíocres que tomaram conta do PS no Porto.

O partido socialista é, hoje, um partido sem ideias, transformado num grupo de interesses, onde parazitam atrasados mentais, como aquele sujeito que autoproclama polícia.

Vou deixar de intervir neste blog, (e só o fiz por ser amigo pessoal do Pedro).

Há comentários a meu respeito que conseguem irritar-me (fazem-me lembrar as tiradas do Avelino no Marco) como o de eu ficar contente com esta sondagem.

Os que assim me acusam não sabem o que é defender valores, lutar por eles e sentir o arrepio de ver espezinhado por esta direcção do PS tudo o que dá sentido para estar na política: o ideal do socialismo de rosto humano; isto é com capacidade de aceitar a critica, corrigir o que está errado para melhor servir os cidadãos.

Passem bem!

GAVIÃO DOS MARES disse...

Vai ser assim até Outubro!
Grande barraca!!!
Vai ser uma avalanche!
E há meio ano ninguém dava um chavo pelo PPD. Ah, grande sócrates, borraste (ou bUrraste?) a fotografia toda.
Tem pinta o homem a escolher cabeças de lista: ele é Vital, ele é Elisa, ele é Joaquim Couto (só winners).
O homem deve estar zonzo de todo. Nem sabe o que (e porque) lhe está a acontecer, a ele, o animal feroz.
Sai como entrou: a gás e sem saber ler nem escrever. Na Guarda ainda há muito projecto para assinar!

Anónimo disse...

Espero que, caso se confirme o resultado, o "Orlandinho" tenha a dignidade de pedir a demissão e o Renato idem. Enquanto esta gente não for varrida o PS/Porto não avança.

Anónimo disse...

"Parazitam atrazados mentais" "parvo" e outros que tais. São estas as verdades do Primo. Que à primeira escorregadela desiste.
São estes esquerdelhos que se dizem socialistas de esquerda que emperraram sempre avançar do socialismo.
Depois de meses a fazerem campanha contra o PS, Sócrates e os candidatos do PS, agora fogem. O trabalho está feito já destruiram tudo e agora alguém que trabalhe.
É lamentável.
Mas a seguir vou ublicar um ost para perceberam como estes esquerdinos radicais dãp cabo da Democracia e desacreditam o socialismo.
Já foram muitos embora e podem continuar a dizer que é o Silva, o Polícia, o bófia e tudo que quiserem, mas a verdade alguns que foram embora daqui disseram muita coisa acertada. E foi por isso que eu os substitui para dar luta a alguns espaertalhões que aqui vêm.
O Primo como não quer ser confrontado com o que escreveu sobre o arco e o PS, não diz se apoia esta coligação. Avisa que se vai embora e está muito ofendido.
Leiam tudo que está para trás e vão ao BLOH margem esquerda, nãO O DE aVEIRO OU lISBOA MAS O DO pRIMO DE aMARANTE.Se disse alguma coisa ofensiva ou que não corresponde à verdade peço imensa desculpa a todos. Mas até hoje ninguém provou o contrário do que aqui várias vezes akertei.

Anónimo disse...

Vasco Lourenlo merece-me todo o respito e consideração. Não é politico, mas deu aos políticos e aos partidos a oportunidade de fazerem um ortugal Novo.
É preciso outro 25 de Abril e rápido.
E o PS, para aqueles que têm dúvidas sobre o meu socialismo e a minha coerência, aqui estou com uma proposta: requeira-se um Congresso Extraordinário Nacional e Congresso Federativos, ara perante novas realidades, alterar e reflectir estratégias. Trinta a 45 dias chegam para os convocar.
E não venham com falta de tempo ou com as férias. Congressos nos próximos quarenta e cinco dias seriam a pedrada no charco para derrotar a direita e por a nu esta política desastrosa.
No livro "Do Interior da Revolução" de Vasco Lourenço, que não teve qualquer cobertura da CS porque não interessa remexer no passado. Mas é com as golpadas do passado que se constroi um futuro diferente.
1 - "....ouvir o ministro das finanças Silva Lopes e o governador do BP Jacinto Nunes, afirmarem: "ou nacionalizam já, ou daqui a 8 dias, se nacionalizarem, nacionalizam paredes".Ao que, leigo na matéria, por mim reagi de imediato: "Já". E nacionalizamos...

2 - Congresso do CDS - 25 de Janeiro de 1975 no Porto.
Aqui está um caso interessante, do tipo de acções que a extrema-esquerda praticava e até, da evolução de alguns dos seus dirigentes.Para nos, MFA, o CDS era um partido igual aos outros. Independentemente do posicionamento individual de cada um de nós. Tinha, ortanto, toda a legitimidade ara fazer o seu Congresso.
Pois bem, um dos chefes do cerco ao Congresso foi o Pacheco Pereira, que vem defendendo as posições que se sabe e foi vice-presidente do PSD. Mais comentários para quê?

Continua...

Anónimo disse...

continuação...
Dos mitos de Sá Carneiro e outros, da anulação das Comissões de Trabalhadores, Comissões Sindicais, Sindicatos, Comissões de Moradores e de Bairro, todas foram quase anuladas ou tomadas de assalto pelos partidos políticos e deu no que deu.
As Cooperativas desapareceram totalmente.
A corrupção subiu em flecha.
Os partidos deixaram de ouvir o POVO e só querem que vota de 4 em 4 anos. Depois quem manda são eles e bico calado.
As golpadas de Spínola e da CIA e KGB.
Os governos provisórios.
E diz mais:
"O facto é que grande parte dos esquerdistas, em minha opinião, foram acima de tudo contra-revolucionários"...

"Que infelizmente, não aconteceu apenas aqui. O exemplo de Timor é bem significativo. Ir para lá defender a implantação de um regime marxista, com aquele "monstro" chamado Indonésia ao lado, é escolher o melhor caminho para o insucesso"...

"Mais tarde, em finais de 1977, quando tomou posse o governo constitucional, (segundo ou terceiro), formado pela coligação PS/CDS, fui à tomada de posse. Nos cumprimentos, Basílio Horta dizia-me: "Quem diria, que o senhor general estaria aqui a felicitar-me pela tomada de posse como ministro, quando, há pouco mais de 1 ano, eu estive no seu gabinete a pedir-lhe protecção para podermos realizar um comício." Sorrindo, respondi-lhe: "Quem diria! Mau sinal! Mau sinal!, da evolução dos tempos! Mau sinal, mas felicidades..."

Continua...

Anónimo disse...

E Vasco Lourenço termina com alguns desabafos sentidos:

"Poderá parecer exagero, alguns amigos comuns me têm pedido moderação nas críticas, mas há coisas que eu não consigo deixar passar. Tenho o meu feitio, tenho os meus valores e deles não abdico".

"E, dái as consequências: quem se queima é quem avança... Mas, como costumo dizer, sou assim, não é defeito, é feitio.Não corro atrás de lugares, não corro atrás de benesses, por isso só serei rico se me sair o Totoloto! Contento-me em gostar de me olhar ao espelho (apesar de preferir ser menos gordo) de me sentir bem com a minha consciência,
Não sei ser hipócrita, esta é mesmo a característica humana que mais detesto. Por isso, não me importo que outros se passeiem nas diversas passerelles, do poder ou não, à minha custa. Como o José Gomes Mota refere, no livro "Resistência" que me dedicou, onde conta o Verão quente de 1975."
"E se em relação aos adversários gosto de usar a ética na luta, através da frontalidade de atitudes, em relação aos amigos , se há coisa que não perdoo é a falta de lealdade. Costumo dizer que "um inimigo não consegue espetar-me uma faca nas costas", porque eu não lhe dou essa oportunidade. Mas, infelizmente, já tive amigos que me fizeram isso".

"A diferença entre servir e servir-se, entre lutar por valores ou or interesses. E, por isso, embora desgostoso com o evoluir da situação, apesar de todos os desgostos e desilusões, continuamos a não nos arrepender, continuamos a considerar que valeu a pena".

Agora podem dizer o que quiserem, mas um homem livre pensa e fala como sente.

Não é por acaso que o livro foi quase escondido nos escaparates.

GAVIÃO DOS MARES disse...

Quem é esse tal de basco lórensso?
Aquele gajo anafado com cara de sargento lateiro a julgar que é o Pai da Pátria?
Grande pátria com um "pai" daqueles.
Pudesse eu emigrar!
Andam por aqui uns abencerragens parados no tempo, com um paleio datado, contemporâneos do Vímara Peres..

Anónimo disse...

Agora já chmamais pelo Vimara Peres? Há tantos séculos!!!Defendeu o Porto e por sso tem a estátua na Sé.
Quanto ao palavreado não perco tempo com energumenos deste jaez.
Vasco Lourenço merece-me respeito.

Anónimo disse...

Abencerragens Dr.?
Podia escolher outra, esta sai-lhe muitas vezes.

Anónimo disse...

Discuitam os assuntos. Os vosso mimos estufidificantes não interessam a ninguem. Ninguem os le.
DiscuTam os assuntos caramba, ou não são capases

Unknown disse...

Caro anónimo depois de ler os seus comentários vou seguir os conselhos do meu pai!" nunca discutas com um tolo"! é pura perda de tempo, primeiro leva a discussão para a estupidêz e como tem prática ganha-te, Ora acresce a tudo isto o facto do anonimato.