terça-feira, 20 de outubro de 2009

Expulsões geram conflito no PS/Porto
(JN) 20.10.09 ANA PAULA CORREIA E CARLA SOARES
São mais de uma centena os militantes que poderão ser expulsos do PS, em Valongo, Porto e Matosinhos, num processo conflituoso. Maria José Azevedo diz que já devolveu o cartão do partido e Narciso Miranda critica "limpeza".
Orlando Soares Gaspar, presidente da Concelhia do Porto, acusou o líder distrital de "dividir para reinar", num clima de "crispação", no qual se inclui o processos de expulsão promovidos por Renato Sampaio (apesar de "concordar em alguns casos").
Como o JN já noticiou, foi instaurado o processo para expulsar Maria José Azevedo, candidata independente em Valongo, bem como outros 52 socialistas que integraram a candidatura. A proposta para a expulsão de Narciso Miranda não foi formalizada por não estar ainda concluída a listagem dos que avançaram contra o PS em Matosinhos. Sabe-se que, no entanto, o número será maior do que o de Valongo. No Porto, os cinco visados são da lista de Manuel Vieira para a Junta de Freguesia Santo Ildefonso. Depois de instaurados pelo conselho de jurisdição distrital, os processos seguirão para o órgão nacional competente que decidirá, ou não, a expulsão.
Narciso Miranda, que está fora do país, criticou à TSF a existência de "purgas" no partido.
"Sou contra qualquer processo de limpeza. Mas talvez isso dê felicidade política a algumas pessoas e ainda bem que estou a contribuir para essa felicidade", afirmou o antigo presidente da Câmara de Matosinhos.
Ao JN, Maria José Azevedo anunciou que enviou ontem para a sede nacional o cartão de militante, acompanhado de uma carta dirigida ao secretário-geral. E acentuou: "Não devolvi o cartão antes para dar a oportunidade a Renato Sampaio de me expulsar, como já tinha ameaçado em Janeiro. Fiquei tranquilamente à espera da expulsão, como não aconteceu, antecipei-me".
O JN tentou saber quantos militantes já foram expulsos no PS, mas nada foi revelado, por se tratar de "assunto interno".
Nas autárquicas de há quatro anos, as expulsões também foram notícia, mas no PSD. Em todo o país , foram várias centenas os sociais-democratas sancionados por terem sido candidatos contra o partido. Valentim Loureiro foi o "expulso" mais mediático. Isaltino Morais antecipou-se à sanção e desfiliou-se antes de formalizar a candidatura a Oeiras.
Os processos agravam a tensão interna que se vive no PS/Porto na sequência da derrota de Elisa Ferreira. Respondendo ao líder distrital, que o acusou de "lavar as mãos como Pilatos", Gaspar nega autoria do convite à ex-ministra.
"É lamentável que digam inverdades, afirmando que fomos os dois a convidá-la. Entrei num comboio em andamento", garante. E dá o exemplo da "carta branca que a candidata dizia ter", mas que ele "desconhecia", bem como a "ausência de participação no programa". Agora, alerta "é preciso delinear uma estratégia de oposição forte". Por isso, critica Renato Sampaio por, "em vez de unir", tentar "amedrontar e calar os militantes insatisfeitos".
"A espécie de inquérito para apurar quem não se empenhou na campanha de Elisa e as expulsões revelam ausência de diálogo", conclui.

9 comentários:

Anónimo disse...

Que raio é o gajo da foto?

terramar e ar disse...

é o "sancionador..." O hoederer e o hugo, do livro "as mãos sujas" de Sartre...
eh1eh1

quais purgas...um purgante é que precisa renato sampaio...Com o todo o respeito pelos médicos, pois não quero ser processado pela OM por estar aqui a prescrever medicamentos sem exercer medicina...

Manuel alegre fez muito pior enão foi "purgado"..e ainda bem que o não foi...

Se começar a haver purgas no PS.. algo vai mal neste partido...

Primo de Amarante disse...

Há critinos que não se lembram que o próprio Mário Soares, salgado Zenha e outros suspenderam-se do Partido. Se querem pôr as regras a funcionar, vão ver quem paga cotas.Por exemplo, os velhinhos de alguns lares!

Esta cena não vem de Sampaio, mas de santos Silva. Ele já tinha ameaçado. È a linha estalinista. O renato é um pobre diabo que nunca fez puto, andou sempre á sombra do padrinho e, agora, mudou de padrinho.

Anónimo disse...

Quais estatutos quais quê?
Nunca se cumrem.
Se arazão fosse as das candidaturas já quantos teriam ido embora.
Este presidente é muito pequenino e quer distrair a malta.
Porque não um abaixo assinado dos militantes do Porto a condenar estes actos de "purga"?
esta gentinha tem de ser corrida pelas responsablidades que tem há mais de 15 anos nos destinos da FDP do Porto.
São incompetentes, incapazes, ignorantes e mmal formados politica e civicamente.
Chegou a hora de dizer basta.

Micaela disse...

O que é mais ignóbil é o ar de satisfação sádica do Sampaio a falar de expulsões que nem sequer são decididas por ele.

Anónimo disse...

E quem é o Sampaio para falar de sityuações que foram provocadas pela sua incapacidade e pelqa sua tendência para tudo dividir?

Primo de Amarante disse...

Lembram-se de santos Silva falar de candidaturas canibais?!... Esta é a nova terminologia do totalitarismo santossampaiano.

josant disse...

A prioridade do presidente da FDP não foi reflectir sobre a influência que as BIRRAS de família tiveram no processo autárquico e que reflexos pode vir a ter, no concelho e no distrito do Porto.
Em vez disso, optou por transmitir para a opinião pública, através da comunicação social escrita, falada e televisionada, o CASO NACIONAL que mais o preocupa.
Anunciar que vai iniciar rápida e corajosamente a caça aos bruxos e bruxas, iliminando esta "raça", antes que seja ele o iliminado.
Lá diz o ditado que precaução e caldos de galinha???..........
Mas o ridículo desta pretensão é pensar(?)que com este despotismo, se instala o medo, capaz de cortar antecipadamente a respiração aos condenados.
Coitado...oxalá que o tiro,lhe saia pela colatra.
Há muita gente com esse desejo e eu, sou um deles.

Anónimo disse...

Aos militantes que forem expulsos do PS,aconselho-os a irem viver para Angola, onde se encomtram neste momento, Narciso Miranda e Orlando Soares Gaspar a preparar a construção de uma cooperativa para os receber!.....