quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Renato Sampaio avisa que não se demite da liderança
(Público) 14.10.09 Margarida Gomes
O deputado e líder do PS-Porto, Renato Sampaio, não encontra razões para se demitir do cargo e convocar eleições antecipadas para a federação, até porque, frisa, foi sob a sua liderança que o "partido obteve uma grande vitória no distrito", conseguindo "o melhor resultado autárquico dos últimos 20 anos". "Desde 1989 que o PS estava num declínio autárquico no distrito. Nestas eleições não só não perdeu nenhuma câmara, como ganhou o município da Trofa", disse ontem o dirigente distrital em declarações ao PÚBLICO.
Todavia, a aritmética eleitoral não é igual para todos. O líder da concelhia do PS portuense, Orlando Soares Gaspar, já veio contestar a "pesada derrota" que o partido teve no Porto, onde tudo correu mal". E Pedro Baptista, adversário do actual líder distrital do PS-Porto, declarou que "o presidente da federação deve assumir pessoalmente a derrota de Elisa Ferreira na Câmara do Porto", porque "todo o processo passou por ele".
"Não há memória de uma campanha tão mal feita, com tantos incidentes como esta", disse Pedro Baptista, em declarações à Lusa, sublinhando que "os números dão razão à tese, que defendeu nos últimos meses, de que o PS deveria ter avançado com uma ampla coligação de esquerda, envolvendo CDU e BE. De acordo com a leitura que fez dos resultados, "a esquerda obteve domingo no Porto 65.138 votos, contra os 62.507 conquistados pela direita - o que teria permitido a Elisa Ferreira ser hoje presidente da câmara se o PS tivesse seguido o seu exemplo".
Discordando do optimismo do líder federativo, Pedro Baptista lembra que "Renato Sampaio assumiu pessoalmente a elaboração das listas à câmara e à Assembleia Municipal do Porto, apropriou-se de tudo o que era trabalho da concelhia e autoproclamou-se director de campanha. Tem agora de ser confrontado com o resultado das suas decisões". E considera mesmo que "os maus resultados" de Elisa Ferreira - "o pior resultado para o PS nos últimos 20 anos" - se deveram ao facto de a sua candidatura ter sido "imposta a partir de cima" e a "uma campanha repleta de erros".
Renato Sampaio diz que não sai e adverte não temer nenhuma candidatura adversária. "Cumpri com aquilo que sempre disse nos congressos", disse, salientando que ainda lhe falta um ano de mandato.

6 comentários:

Anónimo disse...

Como é possivel ele achar que teve um bom resultado? Ridiculo...

duarte disse...

Caros Portuenses e Gentes do Norte.

A Brigada Azul tem no seu cabeçalho que para além de se escrever sobre futebol estará aberta a artigos de opinião em defesa da Cidade do Porto.Este artigo é exemplo disso mesmo.
Tenho via Net, em especial nos blogues de Futebol, sido apelidado de divisionista, fanático, fundamentalista, separatista um etarra da bola, incorrigível, quando acuso com provas, o Centralismo asfixiante da Capital Lisboeta, em relação ao restante País.
A grande maioria acusa-me, por eu ser Portista. Entendem, à priori que se eu fosse Benfiquista, não reivindicaria nada, estaria calado como eles, que nem um rato. Já assisti pelos blogues de Futebol , Benfiquistas Portuenses, a insurgir-se comigo por eu afirmar este facto!
O futebol e a clubite tem de tal forma peso na opinião sobre este assunto, que o fundamental para discernir pelo” sim ou não de uma ideia básica e evidente”, resume-se à Sede do Clube do nosso coração.
Simplificando, tenho sido várias vezes sujeito por alguns postadores, ao título de ; “ talibã “ do divisionismo, inclusive por Portuenses, Tripeiros mas adeptos do Benfica. O facto de ser encarnado, verde ou amarelo, implica a cegueira de tudo o que os rodeia e o objectivo primeiro é o Futebol! Tudo o resto é conversa!


Ora meus amigos, melhor altura não haverá, para demonstrar a estes «TRIPEIROS, NORTENHOS BENFIQUISTAS», que estão a ser “comidos” pelos LISBONÁRIOS!

Leiam por favor:

Novas regras para dar mais verbas a Lisboa

Governo mudou regulamento do FEDER e do Fundo de Coesão há três semanas. Bruxelas não vê problemas
2009-10-09
CÉLIA MARQUES AZEVEDO E HUGO SILVA


O Governo mudou, há três semanas, o regulamento do FEDER e do Fundo de Coesão, viabilizando o desvio de verbas das regiões mais pobres para Lisboa. Portugal negociou essa excepção, no QREN, com a Comissão Europeia.



Segundo apurámos, a queixa apresentada pela Junta Metropolitana do Porto, precisamente contestando o desvio de milhões para a capital do Quadro de Referência e Estratégico Nacional (QREN), não deverá ter acolhimento por parte da Comissão Europeia. A transferência deverá ser considerada regular. Contactada pelo JN, a Junta Metropolitana do Porto assegura que ainda não foi notificada de qualquer posição da Comissão Europeia e mantém a convicção de que o desvio é ilegal.
O regime de excepção faz parte de um anexo respeitante às normas de aplicação dos fundos estruturais. Possibilita-se, então, que dinheiro destinado às regiões de convergência possa ser usado em Lisboa, desde que os investimentos tenham reflexo no restante território nacional. É o "spill-over effect", o efeito de difusão que passou a integrar o Regulamento Geral do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo de Coesão.

Sim, Lisbonários que avançam com milhões de euros indevidamente e sub-repticiamente para os clubes Lisboetas, que alteram PDM para favorecer este ou aquele Clube de LISBOA, tendo por fim a lata, o desaforo a falta de vergonha de nos roubarem o pouco que ao NORTE está destinado !
Meus amigos se reclamar publicamente este roubo é ser «Divisionista, Fanático Anti-Sulista, Fundamentalista, apoiante de uma Regionalização a sério», então Portuenses e homens do Norte, sou sim senhor, isso tudo e mais alguma coisa!

Abaixo o ROUBO LISBONÁRIO!
GATUNOS!

Publicada por Fernando Tavares

RENATOGOMESPEREIRA disse...

Renato Sampaio tem alegitimidade resultande dos votos de militantes epor isso deve cumprir o seu mandato..mas terá que se responsabilizar pessoalmente por cada não militante componente de listas que se desvie do rumo traçado pelo PS nestas autárquicas...para que se não diiga mal da "clientela" do partido...pois os militantes PS não são clientes...antes pelo contrário são os legitimos "donos do estabelecimento"... clientes podem ser alguns "independentes paraquedistas" e "orfãos de partidosà direita ou à esquerda"...
esta é uma critica para dentro epara fora do PS.. e como tal apenas tem por fim "corrigir os maus costumes"...

mais umavez a posição do camarada Pedro Batista sobre as eleições directas e internas mesmo para composição de candidaturas é amelhor opção...

RENATOGOMESPEREIRA disse...

até porque os orgãos partidários deliberam sempre com base nos votos...e não por comités de especialidades...

Primo de Amarante disse...

Comités de especialidade sobram no PS. Veja-se o funcionamento do aparelhismo. O voto é um meio que tem como condição um pressuposto: colocando o meu voto segue-se que vou ganhar. Quem perde tem de assumir as suas responsabilidades. Logo, deve, pelo menos, colocar o seu lugar á disposição. E pode ser que reconheçam que as condições não permitiram outro resultado. Assim é, quando se tem sentido democrático. O voto como um fim, como capital de uso pessoal, só serve aos ditadores.
Os ditadores também recorriam ao voto e em muitos casos era livre.

Anónimo disse...

mas devia. foi muito apressado a dizer que expulsava os outros. Esqueceu que muitos prestaram grandes serviços ao PS. O PS tem história e memória e tem o dever de ser justo e isento. É preciso conhecer as motivações existentes para muitas das atitudes tomadas. Ninguém age sem razão. O que está em causa é a avaliaçaõ de um trabalho, Renato Sampaio, que não é razoavel que ele seja o avaliador. Ser amigo do SG não justifica tudo. Se sair ajuda o amigo SG