quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bancada reune com Sócrates
Francisco Assis vai ser o líder parlamentar do PS
15.10.2009 - 11h17 Leonete Botelho
Francisco Assis vai ser o futuro líder parlamentar do PS em substituição de Alberto Martins, apurou o PÚBLICO. O anúncio será feito esta manhã por José Sócrates na reunião da bancada.Assis regressa à Assembleia da República depois de cinco anos no Parlamento Europeu e volta a ocupar o lugar onde se encontrava antes de rumar a Bruxelas. Durante os governos de António Guterres, foi ele o líder parlamentar socialista, primeiro em substituição de Jorge Lacão e depois ao longo do segundo mandato até este terminar precocemente em Dezembro de 2001, por demissão do primeiro-ministro.Alberto Martins, que desempenhou o cargo durante o primeiro Governo de Sócrates, já tinha dado sinais de que não estaria disponível para continuar nestas funções. No entanto, é expectável que o antigo ministro regresse ao Governo, depois de ter sido o alicerce do difícil grupo parlamentar anterior apesar da maioria absouta. A nova liderança da bancada deve ser eleita na próxima semana, quando os trabalhos parlamentares começarem em pleno.

2 comentários:

Pedro Aroso disse...

Foi uma boa escolha. Enquanto vereador na CMP, Francisco Assis colocou sempre os interesses da cidade à frente dos interesses partidários. A sua tomada de posição em relação a Fátima Felgueiras, que lhe custou uma carrada de insultos e até mesmo uma agressão, também contribuiu para a imagem que tem hoje, ou seja, a de um homem sério e respeitado pelos seus adversários políticos.

Paulo MB disse...

EStou de acordo com o Pedro Aroso.
E acrescento que estamos perante alguém que, num grupo parlamentar sem maioria absoluta, me parece mais apropriado para o lugar. O anterior foi um grande líder académico (Coimbra, 1969) mas precisava de ter mais "garra" nos debates na AR.
Parabéns Assis.