terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Gaza: Bruxelas pede fim dos ataques
(Público) Em Linha 30.12.2008
A Comissão Europeia voltou a pedir a Israel e ao Hamas que suspendam os ataques e apelou para "medidas urgentes" que permitam o acesso da ajuda humanitária à população civil da Faixa de Gaza.
Num comunicado, a Comissão apela para "uma suspensão imediata das hostilidades militares que têm um impacto muito pesado sobre a população civil de Gaza" e para "o fim dos ataques com 'rockets' contra civis israelitas".
A Comissão frisa no mesmo comunicado que "a falta de acesso dos trabalhadores e da ajuda humanitária cria uma situação dramática para milhares de civis" palestinianos e afirma que "têm de ser tomadas medidas urgentes para permitir a distribuição em segurança da ajuda humanitária e o acesso das agências internacionais".
A Comissão afirma também que já aprovou uma ajuda humanitária de emergência, a juntar ao apoio humanitário regular que presta à população palestiniana.
Israel lançou sábado uma ofensiva aérea contra a Faixa de Gaza, em resposta aos ataques com 'rockets' lançados daquele território contra localidades israelitas na sequência da suspensão pelo Hamas do cessar-fogo em vigor há seis meses.
Os bombardeamentos israelitas fizeram até ao momento mais de 350 mortos, dezenas deles civis, e cerca de 1.500 feridos, segundo fontes hospitalares palestinianas e agências das Nações Unidas.

Sem comentários: