sábado, 27 de dezembro de 2008

UE pede o fim imediato dos bombardeamentos israelitas contra Gaza
(Público) 27.12.2008 - 13h46 AFP
A presidência francesa da UE exigiu hoje em comunicado o “fim imediato” dos “bombardeamentos israelitas” em Gaza e “os disparos de ‘rockets’ oriundos de Gaza” contra Israel, criticando o “uso desproporcionado da força”.A presidência da UE “exprime a sua mais viva preocupação diante da escalada de violência na Faixa de Gaza e lamenta o elevado número de vítimas civis”, pode ler-se no comunicado.“A UE condena os bombardeamentos israelitas, bem como o disparo de ‘rockets’ oriundos de Gaza, e pede o seu fim imediato. A presidência da UE condena o uso desproporcionado da força”.
A presidência francesa da UE pediu ainda a instauração de uma “trégua durável” e encorajou “os esforços dos países vizinhos, em particular do Egipto, que possam permitir alcançar esse objectivo”.O alto representante da União Europeia para a Política Externa, Javier Solana também apelou a um “cessar-fogo imediato” em Gaza, declarou à AFP um dos seus porta-vozes.“Estamos preocupados pelos acontecimentos em Gaza. Pedimos um cessar-fogo imediato [...] É preciso fazer tudo para renovar a trégua”, acrescentou o porta-voz. Cerca de 150 palestinianos morreram hoje em vários ataques aéreos israelitas contra posições do Hamas, na Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islamista desde o Verão de 2007.
Os Estados Unidos também pressionaram hoje Israel para acabar com os ataques contra Gaza e para evitar vítimas civis, declarou hoje o porta-voz do Conselho Nacional para a Segurança da Casa Branca, Gordon Johndroe, a partir de Waco (Texas), onde está situado o rancho de família de George W. Bush, onde Presidente passa o fim de ano.“Os incessantes ataques com ‘rockets’ por parte do Hamas contra Israel deverão cessar para que a violência cesse. O Hamas deverá pôr fim às suas actividades terroristas se quiser desempenhar um papel no futuro do povo palestiniano”, indicou ainda Johndroe num breve comunicado.

Sem comentários: