quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Médio Oriente: Liga Árabe apela para reconciliação entre palestinianos
(LUSA)31 de Dezembro de 2008, 16:11
- Dirigentes da Liga Árabe reunidos hoje no Cairo apelaram para a reconciliação entre as facções palestinianas depois de sustentarem que essa divisão impede uma resposta árabe eficaz aos ataques israelitas contra a Faixa de Gaza.
O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, criticou a divisão entre o movimento islâmico Hamas que controla a Faixa de Gaza e a Fatah da Autoridade Palestiniana na Cisjordânia e apelou para uma rápida reconciliação.
"A fraqueza da posição árabe e as divisões entre as fileiras palestinianas levaram à que os árabes sejam postos de parte (internacionalmente)", disse Moussa.
O ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Saud al-Faisal, também criticou fortemente a divisão inter-palestiniana, afirmando que ela abriu caminho à ofensiva israelita.
"Este massacre terrível não teria acontecido se o povo palestiniano estivesse unido por detrás de uma liderança falando a uma só voz", disse o ministro saudita.
"Estamos a dizer aos nossos irmãos palestinianos que a nação árabe não pode estender a mão para vos ajudar enquanto vocês não estenderem a mãos uns aos outros", acrescentou.
Israel lançou sábado uma ofensiva aérea contra a Faixa de Gaza, em resposta aos ataques com 'rockets' lançados pelo Hamas a partir daquele território contra localidades israelitas.
Os bombardeamentos israelitas já fizeram perto de 400 mortos e cerca de 2.000 feridos, segundo fontes hospitalares palestinianas.

Sem comentários: