Estudo do Observatório da Avaliação de Desempenho
Quase 75 por cento dos professores mudavam de profissão se tivessem alternativa
Quase 75 por cento dos professores mudavam de profissão se tivessem alternativa
A que nível a cegueira e a prepotência do nbeo-liberalismo tecnocrata vigente está a afundar a educação! Esfreguem as mãos investidores: sobre a ruína da escola pública vão surgir "novas oportunidades" de negócios chorudos. Colégios privados, como se fossem clínicas privadas. E ainda vão tentar que seja, como na saúde, o erário público a pagá-los!
(Público) 18.12.2008 - 11h51 Lusa
Quase 75 por cento dos professores mudavam de profissão se tivessem alternativa e 81 por cento admitem que, se pudessem, pediam a aposentação, mesmo com penalizações, segundo um inquérito a mais de mil docentes que será apresentado hoje.
(Público) 18.12.2008 - 11h51 Lusa
Quase 75 por cento dos professores mudavam de profissão se tivessem alternativa e 81 por cento admitem que, se pudessem, pediam a aposentação, mesmo com penalizações, segundo um inquérito a mais de mil docentes que será apresentado hoje.
De acordo com dados do Observatório da Avaliação de Desempenho, órgão criado pela Federação Nacional dos Sindicatos da Educação e pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho, apenas 26 por cento dos inquiridos continuariam a escolher a profissão de professor.
O inquérito – realizado nos últimos dois meses a nível nacional a cerca de 1100 professores – conclui, também, que mais de 60 por cento dos docentes consideram que o processo de avaliação de desempenho vai “prejudicar” ou “prejudicar muito” a preparação e concretização das aulas.Maioria antevê piores relações com colegas.
Por outro lado, quase 70 por cento dos inquiridos pensam que este processo vai ainda prejudicar a sua relação com os conselhos executivos, com os professores avaliadores e a colaboração com os colegas.Quanto aos avaliadores, 40 por cento dos professores questionados não lhes reconhecem “capacidade de avaliar com rigor e isenção”, nem tão pouco “conhecimento na sua especialidade”.
Mais de 65 por cento dos docentes discordam com a intervenção dos pais no processo de avaliação docente.
No entanto, quando questionados sobre o seu caso concreto, 16 por cento aceitaram a participação dos encarregados de educação.
O estudo aborda ainda os objectivos e metas estabelecidos nos projectos educativos das escolas: 40 por cento dos professores acreditam que os mesmos são alcançáveis, mas com menos sobrecarga de trabalho administrativo, enquanto 23 por cento sublinham a necessidade de mais condições de trabalho.
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