domingo, 30 de agosto de 2009

Pina Moura elogia propostas do PSD
(JN) 29.8.09
Joaquim Pina Moura considera que o programa eleitoral do PSD é mais "focado e clarificador" do que o do PS. Em declarações ao jornal "Expresso", o antigo ministro das Finanças e da Economia de António Guterres afirma que as propostas sociais-democratas estão mais de acordo com a realidade do país.
"É um programa clarificador e divisor das águas que mostra que há outros caminhos para responder à crise", afirmou Pina Moura, acrescentando que na área da política económica o programa do PSD "é mais duro e focado" do que o do PS.
Sobre as políticas sociais, o ex-ministro socialista diz que as propostas sociais-democratas assumem que os recursos são escassos o que torna o programa do PSD "mais realista".
"Por muito que o PS tenha feito nas políticas sociais - e fê-lo desde 1995 com os governos de Guterres -, há um limite que decorre da escassez de recursos disponíveis, que torna incomportável a continuação do crescimento da despesa pública", declarou Pina Moura.

12 comentários:

Pedro Aroso disse...

Esta entrevista do Pina Moura é uma verdadeira pedrada no charco e um recado para aqueles que, sistematicamente, invocam uma "política de esquerda" como solução para todos os males. Como refere o antigo ministro, que até já foi militante do PC, "há um limite que decorre da escassez de recursos disponíveis". Só um partido irresponsável, como é o caso do Bloco de Esquerda, que não tem qualquer vocação para vir a ser governo, é que pode dar-se ao luxo de defender o Estado Social da forma como tem feito até aqui, contagiando muito boa gente do PS...

M. Machado disse...

Não é um pedrada é a continuação do0 charco. É falso que o BE ou a Esquerda em geral defenda mais estado e a direita menos. Não consta aliás que Salazar fosse de Esquerda. A solução de Portugal está na esquerda mas fazer do aumento da desdpesa a mãe de todas as políticas. Pelo contrário, à muita despesa pública a cortar na po´lítica de esuqerda necessária para o país,sobretudo no campo dos privilegiados que parasitam o regime, sejam os gestores publicos, os atgentes políticos, os altos funcionários, a áfila da Banca, o empresariato falsamente liberal proxeneta do estado português e dos fundos europeus...
Não falta potr onde cortar na despesa, mormente com a regionalização, e canalizar verbas não só para o necessário apoio social como para a animação económica numa lógica de desenvolvimnento económico, em muitos aspectos liberal, que não é contra a esqueerda antes pelo contrário.
A esquerda não são os clichés estafados que a direita lhe pretende colar.
Agora o que Pina Moura, MFLeite ou Sócrates dizem, são variações sobre a mesma triste sonata que tem vindo a enterrar o país nos últimos 30 anos.
É normal que as pessoas não saibam ainda bem o que querem, mas muito limitadas seriam se não soubessem claramente o que não querem...

Anónimo disse...

O Pina Moura deu uma pedrada no Bloco? É boa! Deu uma pedrada foi no Sócrates. A que propósito aparece aqui o Bloco? O Bloco de Esquerda. Porque o outro, o Bloco Central é que parece preocupado com o Bloco de Esuqerda. Preocupado ou apavorado?

Pedro Aroso disse...

As duas coisas, preocupado e apavorado, mas por razões diferentes daquelas que está a pensar: Portugal ainda não esqueceu o PREC, tão querido ao Bloco de Esquerda. A crise económica actual, comparada com esse período negro da nossa História, não passa de uma brincadeira.
É lamentável que os bloquistas que intervêm neste blog sejam uns cobardes, que não têm coragem para se identificar.

Anónimo disse...

Está mesmo obcecado... Será que isso o cega a ponto que não perceber que a esmagadora maioria dos bloquistas, que são os de 2ª geração e são os de dão a força ao movimento, nada têm a ver com o PREC? São geuínos e profundos democratas. Tanto ou mais como o Senhor! Será que isso o faz ver bloquistas por toda a parte como o Grande Quixote só via nigromantes? Acha que perceber que este país não vai a sítio nenhum continuando a alternância do Bloco Central destes 30anos é ser bloquista. Pois eu acho isso e não sou bloquista, sou socialista de esquerda, já que dizer que se é socialista apenas já não quer dizer nada, e percebi que isto está tudo não só bloqueado como esgotado, estando em causa, por via da degradação política, o próprio regime democrático que quero defender.
Aparecer como anónimo também tem vantagens nestes debates e deve ser respeitado. Não é razão para insultar, pelo menos não esperava isso do Senhor. Se eu o quisesse fazer também arranjava pretextos. Mas prefiro o debate sério sem sectarismo nem insultos que são sempre recvurso de quem está sem argumentos.

Micaela disse...

Há uma coisa que o Pedro Aroso tem razão da pedrada no charco, não é costume entre nós diser bem dum partido adversário e ainda bem que o que se pensa está acima da fidelidade partidária. Mas vindo dum ex-PC? Veja-se lá copmo são as coisas estes quando mudam, mudam mesmo. O Pina Moura se não tivesse mais intressado nos negócios do que na politica ia fazer fazer companhia de novo à Zita Seabra. E porque não, todos podem mudar, mas acho que devem tomar atitudes consequentes...

Pedro Aroso disse...

Caro Anónimo,

Desculpe se fui deselegante consigo, não foi essa a minha intenção. No entanto, e como deve compreender, a minha linguagem também é mais comedida quando estou a falar com alguém que se identifica.
Eu até tenho uma irmã que é militante do BE e candidata a orgãos autárquicos no concelho do Porto. O Pedro Baptista conhece-a bem, porque foram ambos professores no Garcia da Orta mas, provavelmente não a associa comigo, porque usa o nome de casada.
Infelizmente, tenho vários amigos e amigas que são militantes do BE. Preocupam-se todos muito com os pobrezinhos, mas andam todos de BMW, Mercedes e Volvo, e só frequentam restaurantes caros. Não é por acaso que o BE também é conhecido como a "Esquerda Caviar". É esta falta de coerência que me deixa revoltado e... "obcecado".

Anónimo disse...

O meu Caro Amigo tem de ir ao PS e ao PSD para encontrar pessoas que usam transportes públicos, Citroen 2CV ou andam a pé!... Em mil encontra um e de certeza marginalizado... Quanto ao BE se são miserabilistas é porque são miserabilistas, se têm um BM como qualquer quadro PS ou PSD é porque são caviar... desculpe mas é má vontade, não são argumentos...

Anónimo disse...

O Pina Moura da Iberdrola?

Anónimo disse...

E do PS. A legenda que o Doutor Pedro colocou no Deus Pinheiro tambem joga aqui: Bloco Central na forja. Não esquecer quie a este lhe chamavam "O Cardeal" e não era o Cerejeira era mais o Richelieu...

josant disse...

Espero não ferir suscepibilidades,pois estas andam à flor da pele; mas convenhamos que Pina Moura trazia a máscara "preza" por um fio.
Mas...agora e por razões que a própria razão desconhece zás!!!...o xuxa/socialista lá a deixou cair.
Terá sido "traído" nas suas...prespectivas de futuro???...

Referente ao anónimo que conta os socialistas pelos dedos, assim como o (tipo)de transporte que utilizam para justificar(?)o que não tem justificação, é demais.
Fica-lhe bem defender os seus, mas não o faça usando comparações.
Não são muitos os que têm BM e menos ainda os que "comem" Caviar. Mas que os há!?...

Anónimo disse...

Os que não têm BM ou Mercedes no PS não contam. São a tropa de choque, as escadas para os outros. O que contam são os quadros porque o nosso partido é estalinista, é de cima para baixo. É verdade que não são caviar, isso é demasiado sofisticado para os nossos condutores de BM e de Mercedes, nem sabem o que é um estrujão, apenas um intrujão que é com quem lidam todos os dias.