terça-feira, 11 de novembro de 2008

Junta impugna alterações de trânsito em Matosinhos
(Público)11.11.2008, Aníbal Rodrigues
O presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, António Parada, avisou ontem que irá apresentar uma acção de impugnação das novas regulações de trânsito que a Câmara de Matosinhos introduziu recentemente na Avenida de Serpa Pinto. António Parada exigiu ontem, em conferência de imprensa, a "correcção dos erros" que, na sua opinião, resultam daquelas alterações.O autarca afirmou que enviou um e-mail à Câmara de Matosinhos a solicitar o estudo que fundamentou as alterações, assim como as deliberações do executivo e da assembleia municipal sobre a matéria. António Parada considerou que, se não houve uma decisão destes órgãos, então não existe uma nova postura de trânsito e trata-se, desde logo, de uma "ilegalidade". Mas acrescentou que irá apresentar a acção de impugnação, mesmo que o executivo e a assembleia tenham deliberado.
Os "erros" mais graves que o presidente da junta apontou dizem respeito a quem circula vindo da Rua de Tomás Ribeiro: "Se for um pesado e quiser virar à direita, ou derruba os mecos ou galga o passeio." Parada acrescentou que os próprios camiões do lixo da câmara sobem o passeio.
Entre outros problemas, o autarca destacou aqueles que afectam as empresas que funcionam nos números 504 e 476. Os camiões de carga e descarga precisam de pisar traço o contínuo para entrarem nas instalações.
Por seu turno, o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, explicou ao PÚBLICO que está a decorrer uma sondagem feita à população sobre as alterações introduzidas, prometendo divulgar os seus resultados quando ela estiver concluída. Quanto aos camiões que vêm da Rua de Tomás Ribeiro, Guilherme Pinto admitiu: "É possível que haja ali qualquer transtorno que é preciso melhorar e isso será feito." O edil pensa de modo semelhante em relação aos números 504 e 476. "A solução terá de ser melhorar o ângulo de viragem para a garagem", afirmou, acrescentando: "Há mais duas ou três situações que constatei e que terão de ser resolvidas."

Sem comentários: