domingo, 23 de novembro de 2008

Reunião secreta no PS para angariar candidatos
(DN) 22.11.2008 JOÃO PEDRO HENRIQUES

A nova Fundação Res Publica, do PS, reuniu ontem à porta fechada, em Lisboa, numa "sessão de reflexão e discussão" sobre as próximas autárquicas. Objectivos: começar a preparar o programa do Governo sobre poder local; e captar para o partido presidentes de câmara independentes.

O encontro foi ontem. À porta fechada, num hotel de Lisboa (Sofitel da Avenida da Liberdade). Sem comunicação prévia às redacções. Sob o "guarda-chuva" da nova Fundação Res Publica - o instituto de pensamento político que o PS criou recentemente -, a direcção socialista iniciou uma operação de conquista (e selecção) de candidatos a autarquias que, actualmente, não são suas. Miranda Calha (deputado que coordena no secretariado nacional do PS o pelouro autárquico) abriu aquilo que a Fundação apresentou somente como uma "sessão de reflexão e discussão" sobre as autárquicas de 2009; António Costa, número dois do PS e presidente da Câmara de Lisboa, encerrou.
A lista de presentes envolveu tanto dirigentes, deputados e autarcas do PS como quadros da administração pública (por exemplo, Margarida Moreira, directora da DREN, Direcção Regional de Educação do Norte), assessores governamentais (inclusivamente do gabinete do primeiro-ministro), quadros empresariais e quadros universitários (Adriano Pimpão, da Universidade do Algarve). Entre os convidados, dois autarcas "especiais": José Marques, presidente da Câmara de Sabrosa, e Alfredo Barroso, presidente da Câmara do Redondo. Ambos têm a particularidade de terem sido eleitos presidente de câmara em 2005 encabeçando listas independentes. Agora, o PS tenta que sejam seus candidatos nas autárquicas de 2009. Os socialistas tentam também explorar a "implosão" numa outra câmara independente, Alcanena, fazendo avançar a depu- tada do PS Fernanda Asseiceira. Que ontem também foi convidada para a "sessão de reflexão e discussão" organizada pela Fundação Res Publica no Hotel Sofitel da Avenida da Liberdade.
A sessão dividiu-se em três painéis: "Novas políticas públicas locais"; "Políticas sociais de proximidade" e "Competitividade e inovação". Participaram militantes e compagnons de route do PS como Elisa Ferreira (eurodeputada, será candidata à Câmara do Porto, segundo tudo indica), Vital Moreira, Rui Moreira (presidente da Associação Comercial do Porto) e o secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita.
A reunião visou também começar a preparar a parte do programa do Governo para 2009 sobre poder local e alinhar ideias para um manifesto autárquico.
Participaram também no encontro de ontem dois dos principais responsáveis da nova fundação do PS: o deputado José Augusto Carvalho, que coordena o Centro Antero de Quental (formação autárquica) e Augusto Santos Silva, responsável pelo Instituto de Estudos Políticos (promoção de estudos e debates no PS).
Na lista, só não constava mesmo o nome do presidente da fundação, António Vitorino.

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro pedro,
a noticia da minha presença é exagerada.
é que não estive nessa reunião...

Anónimo disse...

Esclarecido. Abraço.