segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Angola: UNITA acusa MPLA de "suprimir direitos fundamentais" na nova Constituição
14 Set 2009 (Lusa) A UNITA, maior partido da oposição angolana, considerou hoje que a proposta do MPLA de nomear o futuro Presidente da República a partir do cabeça de lista do partido mais votado para o parlamento "suprime direitos fundamentais".
Cláudio Silva, deputado da UNITA e membro da comissão parlamentar de revisão constitucional angolana, defendeu que aquilo que o MPLA propõe no seu ante-projecto do texto fundamental "não tem fundamento doutrinário" em Angola.
No dia 9, o líder da bancada do MPLA na Assembleia Nacional e presidente da comissão parlamentar de revisão constitucional, Bornito de Sousa, adiantou que o futuro Chefe de Estado deve ser o cabeça de lista do partido mais votado nas eleições legislativas.
Salazar, que optou pelo mesmo caminho depois do susto de 1958 e de ter mandado assassinar o General Humberto Delgado, deve estar a rir-se na tumba... Na verdade, Angola continua em ditadura, sem um presidente eleito por que ao concorrente, o Dr. Sawimbi, aconteceu-lhe o mesmo que ao General Sem Medo, antes de poder disputar a 2ª volta. Mas os petrodólares vão abafando a coisa, pelo menos entre nós. Esta coisa e muitas outras coisas num país em que as purgas internas provocaram muito mais mortos que a pinochetada do Chile, coisa que em Portugal quase não se fala, nem por parte dos relacionados com as principais vítimas (pessoas afins do PCP) ... (P.B.)

1 comentário:

RENATOGOMESPEREIRA disse...

fala-se que este é o quinto golpe de estado institucional que o partido no poder dá para assimse perpectuar com o seu presidente quase dinástico...