terça-feira, 29 de setembro de 2009

Loureiro acusado de usar Tony Carreira para cativar votos
Valentim oferece convites para espectáculo do cantor (JN) 29.9.09 HERMANA CRUZ
foto josé mota/JN

Valentim Loureiro está, desde ontem, segunda-feira, a dar convites para um concerto de Tony Carreira. É o autarca quem os entrega em mão a cada munícipe. Para a rival do PS, Isabel Santos, é a "sul-americanização absoluta da política".
Ao longo do dia de ontem, chegaram a fazer-se filas enormes à porta da Câmara de Gondomar, com munícipes interessados em ver o espectáculo de sexta-feira de Tony Carreira, inserido nas festas do concelho. Cada um era recebido por Valentim Loureiro, no seu gabinete, a quem entregava o número de convites solicitados.
"Está tudo louco pelo Tony Carreira. É uma loucura!", reconhece, o próprio autarca, enquanto entregava seis convites a uma mulher que lhe garantia ser gondomarense. A Autarquia mandou fazer cerca de dez mil convites mas, segundo o major, deverão ser insuficientes para satisfazer todas as solicitações. "Começa a ser impensável manter o concerto no pavilhão multiusos", confessa Valentim, admitindo alterar o local do espectáculo.
Para a candidata socialista à Câmara de Gondomar, a iniciativa de Valentim Loureiro revela "uma sul-americanização absoluta da política, fazendo de Gondomar uma república das bananas".
"É bem evidente que isto representa uma mexicanização da política", reforça Isabel Santos, questionando um programa das festas do concelho que inclui ainda um concerto de Paulo Gonzo, no dia 9, último dia de campanha eleitoral para as autárquicas. Daí que, quando questionada se considera que Valentim poderá estar a tentar cativar votos com a iniciativa, responda: "Está à vista de todos".
O presidente da Câmara de Gondomar nega, porém, todas as acusações. "Não tenho culpa que as festas coincidam com as eleições. Não fui que que marquei as eleições. Que culpa tenho?", alega, garantindo que só decidiu dar convites para um concerto gratuito por razões de segurança. "É preciso controlar o número de pessoas que vão estar no pavilhão", diz.
Valentim Loureiro nega, assim, que esteja a tentar cativar apoios com um espectáculo de Tony Carreira. "Já cá esteve há dois anos. Ninguém se vai iludir aqui com umas festas. O que conta são as obras de quatro anos", argumenta, adiantando estar prestes a entregar mais de 200 casas e que só o faz agora porque "o Tribunal de Contas se atrasou com o visto".
Quem procurava ontem obter um convite, batia palmas à iniciativa do autarca. "Acho muito bem. Todos fazem o mesmo, só que às escondidas. Ele (Valentim Loureiro) não é hipócrita", considera Teresa Moura, assegurando que o presidente da Câmara de Gondomar "já dava muitas coisas antes das eleições". "Ele tem o espírito de dar", acrescentou.
Ao lado, Artur Santos sublinha que o autarca "recebe toda a gente e fala com toda a gente". E reforça: "Já fui a muitos passeios dele (Valentim). Já fui a Fátima e a Lisboa de avião". "A minha mãe também", remata Teresa Moura.
Convites já são vendidos na Net
Alguns dos convites que a Câmara de Gondomar está a oferecer para o concerto de Tony Carreira já estão à venda na Internet. Em vários anúncios do site OLX, de classificados gratuitos, pede-se entre 10 a 25 euros por cada "bilhete", alegando-se "indisponibilidade para ir ao concerto". Valentim refere que já alertou a empresa do cantor. "Vamos enviar convites para o clube de fãs. Não quero que andem para aí a ser vendidos", diz.

3 comentários:

João Francisco disse...

Mas que direito tem a Isabel Santos de falar assim dos sul-americanos? Saberá o que é a mexicanização da política? Saberá que acabou há muito a ditadura "democrática" do PRI? Saberá como é a política no México? Ou querer-se-ia referir às telenovelas mexicanas? Será então de telenovelas que quer falar, não de política.
O que o VL faz é ignóbil. Igualzinho ao que fazem os autarcas do PSD e do PS, seja em S.João da Madeira, na Sé,em Paranhos, ou em Santo Tirso.
Tomem-se medidas legais. De resto, o que a isabel diz a nível de Gondomar é mais um tiro no pé, de quem não tem coisas para dizer para Gondomar.

Anónimo disse...

Deixem-se de lérias, querem ganhar, façam por isso! O PS Gondomar é um banddo de vigaristas tão grande como o Major! estão bem uns para os outros.Para que havia o povo de preferir os amigos do Cerqueira aos amigos do Major? E o povo de gondomar também tem o que merece! Já se sabe que Gondomar é a aposta maior do Renato! Porque será? Vai ser um grande banho no Sousa, no Torto e no Tinto. E no Branco.

Anónimo disse...

o ps gondomar faz por ganhar por isso é que ta a lutar.
o cerqueira nao é para aqui chamado ja que ele pertence ao ps RIO TINTO e os amigos do cerquira não são iguais aos do major. sao muito melhores e a isabel santos é uma grande mulher que so quer cuidar do futuro dos gondomarenses... mmas como vemos os gondomarenses (a maior parte) so quer "lauriar a peida" como se diz por ai