quinta-feira, 24 de setembro de 2009

TVI revela sondagem às 20h: «Já não há empate técnico»
Dados da Intercampus após voto em urna revelados no Jornal Nacional

(TVI) 24.9.09 Nos últimos dias de campanha os líderes partidários estão mais atentos do que nunca às sondagens. Esta noite, pelas 20h, no Jornal Nacional, a TVI revela os da última derradeira sondagem, com voto em urna, efectuada pela Intercampus antes das eleições de domingo.
As projecções dos resultados eleitorais avançadas pela TVI têm sido as mais certeiras. Nesta guerra das sondagens, a parceria TVI/Rádio Clube Português Intercampus tem acertado em cheio nos votos expressos nas urnas. Há dez anos que esta ligação é um sucesso.
«Nesta última sondagem, houve três grandes preocupações: conseguir uma boa amostra, representativa da população; minimizar os riscos das declarações, com simulação de voto em urna; e timing certo, fazendo o mais próximo possível do acto eleitoral, de 21 a 23, pelo terminámos ontem à noite», explicou o director-geral da Intercampus, António Salvador, garantindo que «desta vez não haverá empate técnico», ao contrário do estudo feito há uma semana.
No próximo domingo, será divulgada a projecção Intercampus às 20h. «Como as urnas nos Açores só encerram às 20h, vamos cumprir a lei e só divulgaremos os dados às 20h. Aliás, não penso dá-los à TVI antes das 19h40, por isso vamos trabalhar mesmo até às 19h», explicou António Salvador.
Recorde-se que nas últimas eleições europeias a antecipação feita pela TVI à boca das urnas coincidiu com os resultados apurados. A Intercampus previu a vitória do PSD no dia 7 de Junho e confirmou o Bloco de Esquerda como a terceira força politica em Portugal.
Já nas eleições legislativas de 2005 a Intercampus avançou a vitória do Partido Socialista com a previsão mais próxima do resultado final.

1 comentário:

Pedro Aroso disse...

A grande responsável pela vitória do PS, é a Dra. Manuela Ferreira Leite.
Ao longo da campanha demonstrou, à saciedade, que não tem uma única ideia dentro daquela cabeça.
O povo não é estúpido, nem passa cheques em branco. Por muitos defeitos que lhe possamos apontar, o Eng. José Sócrates é o único líder com capacidade para ser primeiro-ministro. Tudo o resto, é folclore.