terça-feira, 29 de setembro de 2009

NAVEGAÇÃO À VISTA
Pedro Baptista
Mas qual é o problema de governar em navegação à vista? É preciso é consensualizar a identificação dos grandes problemas nacionais e priorizar as duas ou três linhas fundamentais de actuação, depois de um debate aprofundado e completamente aberto com o auxílio dos dados empíricos possíveis de dispor.
Após isso, navegação à vista, pois claro, muito melhor do que sonhos racionalistas gizados no papel ou políticas por objectivos que levam à distorsão das situações e dos resultados e redundam no faz de conta numa farsa estatística que arruina o país.
Ou seja diálogo permanente, com a oposição, com os parceiros sociais, com os cidadãos, trabalhos para os institutos de sondagens para avaliação das opiniões e avaliação dos factos. Muito melhor que a arrogância racionalisa cartesiana de fazer o mundo existir só porque foi pensado e tal como foi pensado, alfobre de muitas políticas, incluindo o pior estalinismo ou o pior trotskismo.
Neste sentido, a perda da maioria absoluta pode ter sido uma benção para o Partido Socialista e sobretudo para o país!
Voltamos a ouvir a palavra chave de uma política democrática socialista: diálogo de onde vem a sensatez e a mobilização das pessoas, não o bloqueio. Se houver bloqueio, o eleitorado saberá castigar os culpados. E outras palavras como afectividade, ligação emocional com o povo, que nunca deviam ter saído do léxico socialista e substituídos pelo vocabulário afim à virtude da determinação que facilmente se torna num defeito. O que cura, mata, e vice-versa, é um princípio inquestionável da homeopatia e no fundo da farmacopeia. Sobretudo nunca deviam ter chegado às obsessões do que não fazer, do que não seguir, condicionando a actuação e o discurso. Não precisamos de Édipos obcecados com o assassínio do Pai. Temos motivos para ter honra na governação de Guterres, de Sousa Franco, de Marçal Grilo, com períodos melhores e piores, com virtudes e defeitos, como é normal.
Talvez seja difícil a Sócrates desenvolver o protagonismo necessário nas novas condições. A mudança de personalidade poderá enfrentar problemas de credibilidade. Ou talvez não. Em breve o veremos. Pensamos que o próprio Sócrates, por mais vontade que tenha de servir o país a governar, será capaz de o sentir...

4 comentários:

Anónimo disse...

Agora si, este blog está a ficar de grande nível! É preciso que todos os socialistas aqui venham!

Anónimo disse...

Vai ser preciso navegar é depois da banhada autárquica no Porto com vitória garantida pelo Renato!

Micaela disse...

Acabem-se com os Bérias malhadores! O Teixeira dos Santos tem bopa imagem mas só fez asneiras. As imagens, às vezes, são assim.

Anónimo disse...

Ora aqui estão ideias novas. O socratismo da arrogãncia foi derrotado, viva o socialismo democrático, viva o socilismno de esquerda. Vamos ter ainda uma derrota do facciosismo nas autárquicas, a seguir vai ser possível olhar para a esquerda de outra maneira, com a política livre dos negócios. Viva a República!