quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Aí estão elas: quentes e boas!

Legislativas. Marktest, 18-21 Set., N=811, Tel.
PS: 40%
PSD: 31,6%
BE: 9,2%
CDS-PP: 8,2%
CDU: 7,2%
OBN: 3,8%
Entre 811, terá havido 37% de "indecisos", o que na Marktest, parecem ser pessoas que não quiserem responder ou disseram não saber em quem votariam.

Fonte:Margens de erro

Barómetro Marktest para a TSF e Diário Económico...
40% das intenções de voto para o PS
(DN) 24.9.09
O barómetro Marktest para a TSF e Diário Económico apresenta o PS a distanciar-se do PSD. O PS apresenta 40 por cento das intenções de voto, contra os 31,6 do PSD.
Depois do empate do início deste mês, o Partido Socialista distancia-se agora dos Sociais Democratas, a quatro dias das eleições, com 40 por cento das intenções de voto, contra os 31,6 por cento do PSD. O Bloco de Esquerda regista uma queda de 7%, de 16 para 9 por cento, no entanto continua como a terceira força política.
O CDS-PP, surge pela primeira vez em quarto lugar, com 8,2 por cento e a CDU sobe ligeiramente em relação ao início do mês e conta agora com 7,2 por cento das intenções de voto.
Segundo este barómetro, o número de indecisos é de 37 por cento, sobretudo, no Litoral Centro e no Sul.

Este barómetro vai favorecer o PS (galvanizando os últimos dias de campanha, aumentando a auto-confiança) ou prejudicá-lo (na medida em que nele já se descortina a esperada transferência de votos do BE para o PS, em caso de empate PS-PSD, votos que, com este indicador, poderão retornar para o BE numa parte menor ou maior)? E 37% de indecisos a quatro dias é demais. No entanto, como indica sabiamente o comentador do "Margens de erro", esse número deverá incluir os que não quiseram responder que não são propriamente indecisos (P.B.)

4 comentários:

M.Machado disse...

Vai prejudicar mais que favorecer, Dr. Pedro. Não sei é até qwue ponto estas sondagens passam par a opinião pública em tão pouco tempo...

M.Machado disse...

Atenção: NOVA SONDAGEM DA EUROSONDAGEM QUE NÃO VAI SER DIVULGADA NA COMUNICAÇÃO SOCIAL PORQUE ESTÃO A FAZER OUTRA MAIS EM CIMA PARA PUBLICAR (Deve ser no Expresso com saída antecipada para amanhã)
PS 35-37
PSD 30, 31,5
BE 9,5 10,5
CDS 9-10
CDU 9-10
Estes resultados confirmam a forma como o Doutor Pedro colocou a questão: tudo se está a passar entre o PS e O BE, mas com a CDU também, e não entre o PS e o PSD que já definiram campos com ligeira vantagem para o primeiro.

Pedro Aroso disse...

Ainda bem que o PS ganha com maioria folgada. Caso contrário, teríamos uma coligação entre o Eng. José Sócrates e aquele senhor que o Eng. Belmiro de Azevedo definiu, ontem à noite, como uma mistura de Vasco Gonçalves com o Bispo Macedo da Igreja Universal - IURD

Anónimo disse...

O Sócrates consegue agregar boa parte dos PSD como se vê. Não consegue agregar é todos os socialistas.