segunda-feira, 28 de abril de 2008

Bruxelas diz que défice português deve subir de novo em 2009


Se assim for, será difícil justificar a bondade da política que dificultou o crescimento económico, como o Secretário-geral do PS reconheceu, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, no passado sábado...
Se Ferreira Leite, a autora da política anti-défice através da subida de impostos, for a próxima presidente do PSD, vamos ter um debate sobre o défice do Centrão, na linha "agora canto eu e agora cantas tu", anexado pelo "vira o disco e toca o mesmo" da autoria do famoso Ti Tomás dos Petiscos.

(Portugal Diário) 29.04.2008 A Comissão Europeia estima que o défice português aumente dos 2,2%, em 2008, para 2,6%, já em 2009.
Segundo o relatório da Primavera divulgado esta segunda-feira pela Comissão Europeia, prevê-se para 2009 um agravamento do défice devido ao impacto da redução da taxa de IVA de 21 para 20 por cento a partir do próximo dia 1 de Julho.
Bruxelas prevê, para este ano, um défice de 2,2%, em linha com as previsões do Executivo português. Mas as estimativas da instituição para 2009 opõem-se as previsões do Governo de Sócrates, já que este prevê para o próximo ano, uma redução do desequilíbrio das contas para 1,5% do PIB.
Recorde-se que o Executivo comunitário contava propor já em Maio a saída de Portugal da lista de países em «défice excessivo» (acima dos 3%).
A dívida pública também vai voltar a subir, já este ano.

Sem comentários: