PSD+CDS Rui Rio: 44,7%
PS Elisa Ferreira: 31,1 %
CDU Rui Sá: 9,6%
BE Teixeira Lopes: 7,8%
Fonte: Margem Esquerda
Embora Rio apresente uma vantagem sobre Elisa de 13,6%, que aparece abaixo da votação de há 4 anos no PS em cerca de 4%, e consiga manter a maioria absoluta, verifica-se que a soma em votos do PS, com a CDU e o BE seria de 48,5%, largamente acima da votação em Rio. O que quer dizer que se o PS em primeiro lugar, e a CDU e o BE em seguida, estivessem à altura das suas responsabilidades e se assumissem como o instrumento dos cidadãos eleitores para fazerem prevalecer a sua vontade através do sistema partidário, o próximo presidente de Câmara seria da Esquerda e teríamos com uma coligação de Esquerda a maioria absoluta. Assim seria respeitada a vontade do eleitorado de ter outro presidente e de ter uma maioria de Esquerda na vereação.
Defendemos este ponto de vista, dentro do PS e em público, até à exaustão. O sectarismo, a arrogância, a incompetência política dos dirigentes do PS e da própria candidata são os responsáveis por estes resultados desastrosos, em particular para o PS, mas sobretudo para a Esquerda portuense que não é capaz de assumir as suas responsabilidades políticas frente à vontade dos cidadãos.
Poderíamos ter uma Câmara liderada pela Elisa Ferreira com Rui Sá e Teixeira Lopes entre os seis vereadores que a acompanhariam na maioria de Esquerda, mas a cegueira e a persporrência não lhes permitiu vislumbrar o evidente. Além de que implicava negociações inter-partidárias em cima da mesa e não dava para o "número" da lista "parada de estrelas" que não carreiam um voto para o PS, antes pelo contrário. Como se vê! Mas como é possível não se ter visto? Como é possível tanta cegueira?Nem a direita unida conseguem ver? Ou esta candidatura era (é) só a fazer de conta?(Pedro Baptista)
6 comentários:
In: A Bola (09/09/2009)
Sondagem dá vitória a Rui Rio no Porto com 14 pontos de vantagem
Por Redacção
A mais recente sondagem para as autárquicas no Porto dá a maioria à coligação PSD/CDS liderada por Rui Rio, actual presidente da câmara, com 44,7 por cento. A socialista Elisa Ferreira reúne 31,1 por cento das intenções de voto dos inquiridos.
«Não concorro a sondagens, mas a eleições», desvalorizou Rui Rio à TSF, órgão que encomendou o estudo à Marketest em parceria com o Diário Económico. O social-democrata recorda que no último sufrágio as sondagens lhe davam 20 a 30 por cento dos votos, mas que acabou por ganhar a corrida.
Elisa Ferreira continua confiante, «aos poucos a verdade vem ao de cima», disse à TSF. «Há uma dinâmica totalmente nova na candidatura e penso que o combate nos vai levar a uma vitória», acrescentou a socialista, que colhe mais intenções de voto junto dos idosos (Rio ganha entre os jovens e a população activa).
A terceira força política no Porto continua a ser a CDU, com Rui Sá à cabeça: colhe 9,6 por cento dos votos, apoiado em todas as faixas etárias. O Bloco de Esquerda aparece em quarto, com João Teixeira Lopes a contar 7,8 por cento dos votos, conquistados junto dos mais jovens – sendo residual na população idosa.
Dos inquiridos, 65 por cento asseguram ter uma ideia clara sobre o voto a 11 de Outubro. A convicção surge sobretudo entre os apoiantes de Rui Rio e de Elisa Ferreira.
10:59 - 09-09-2009
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=175741
Á quem diga que para esta sondagem houve instruções para proteger a Elisa. Á quem avente resultados ainda mais catastóficos.
Não me parece!
O mais engraçado é que a Candidata independente que o PS apoia está muito sastisfeita com esta sondagem!E o líder local do PS, o Renato Sampaio também comungará da mesma pastilha? Para quem tinha como ambição vencer no Porto estamos a ver...
Pois a mim parece, Caro Primo. Sei de que estou a falar. Sei quem falou, onde e o que disse. Os jornais estão a tentar ditar as regras às empresas de sondagens. nunca quer dizer que todas aceitem. Mas que isto está a ser feito está. Já que pagam entendem ter direito aos resultados convenientes. O caso do artigo do Correio da Manhã, que o Dr. Pedro Batista aqui publicou, foi às escancas. Mas sei de pressões sobre a Marktest, feitas por quem e onde...E a Dr. Elisa, mesmo com todas as asneiras que tem feito, e quase só tem feito asneiras, tem sido levado ao colinho pelos jornais, nomeadamente pelos dois diários que se publicam no Porto.
Contente? Com 25% dos votos nas mulheres? O PS agora joga para perder por poucos?
Enviar um comentário