quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A direita e os valores
i online por João Cardoso Rosas, Publicado em 03 de Setembro de 2009ilustração
A direita tem especial predilecção pelo tema dos "valores". Ou seja, a direita gosta de se apresentar como defensora oficial daquilo a que chama "os valores", dando assim a entender, de uma forma mais ou menos explícita, que a esquerda não defende ou é mesmo inimiga dos valores mais genuínos. Creio que este discurso é puramente retórico e carece de seriedade intelectual. Pense-se, por exemplo, no tema do suicídio assistido e no "valor da vida". A direita é geralmente contra a legalização do suicídio assistido em nome de uma absolutização do valor da vida. A esquerda, por seu turno, favorece a sua legalização em nome de um equilíbrio entre o valor da vida, o valor da autonomia individual e a obrigação moral de minorar o sofrimento evitável. Não é intelectualmente sério dizer ou sugerir que, neste e noutros temas de bioética, uns são a favor dos valores e os outros são contra os valores. Se excluirmos aquelas perspectivas irrazoáveis ou fundamentalistas que tanto a direita como a esquerda concordam em condenar (ou seja, as ideologias que pregam a violência), aquilo que encontramos numa sociedade democrática como a nossa não é a luta entre os que defendem os valores e aqueles que são contra. Pelo contrário, o que geralmente encontramos é uma oposição entre valores diferentes, mas com igual direito de cidadania.Um outro exemplo, especialmente relevante nesta pré-campanha eleitoral, é o dos chamados "valores da família". Mais uma vez, a direita tende a reivindicar para si mesma a defesa dos "valores da família" e a atribuir à esquerda o ataque contra esses valores. Isso é desonesto e equivale ao uso do mesmo dispositivo retórico acima exemplificado a propósito do "valor da vida". Aquilo que opõe a esquerda à direita não é a visão maniqueísta segundo a qual uns estão contra a família e os outros a favor. Aquilo que divide os dois campos políticos são diferentes concepções sobre os valores da família. Assim, a direita defende o ideal do modelo nuclear reprodutivo, com agregados familiares compostos por pai, mãe e filhos menores (por sinal, ao contrário do que a direita costuma dizer, esta é uma visão bastante moderna e não tradicional da família). A esquerda, por seu turno, parte do mesmo modelo, mas é mais realista e procura interpretar, ainda que com algum conservadorismo, a diversidade de estruturas familiares existentes no mainstream da sociedade. Curiosamente, de acordo com os valores de família da direita, os seus principais líderes não têm família, uma vez que Manuela Ferreira Leite é divorciada e Paulo Portas é solteiro. Pelo contrário, de acordo com os valores da família defendidos pela esquerda, as estruturas familiares de Ferreira Leite e Paulo Portas correspondem a opções individuais perfeitamente aceitáveis. Elas merecem todo o respeito e consideração da sociedade e do Estado, inclusive em termos jurídicos.

4 comentários:

Primo de Amarante disse...

De onde virão as pressões, socialisticamente falando?!...

A direcção de informação e a chefia de redacção da TVI demitiu-se esta quinta-feira. A causa é a suspensão do espaço informativo de sexta-feira à noite.
O Jornal Nacional, apresentado por Manuela Moura Guedes, foi cancelado pela administração, uma decisão unilateral.
http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=48078

Anónimo disse...

O PCP já aproveitou esta golpada da direita.

Anónimo disse...

O Primo de Amarante junta-se a Aguiar Branco?
Lamento ao estado a que chegou este comentador.
Nao percebe que isto só prejudica o PS e Sócrates?

Anónimo disse...

Este pobre diabo que intervem a toda a hora dizendo sempre a mesma coisa e insultando toda a gente,( que é o velho José da Silva, Primo do Marco, Xucialista preocupado,Fernando0 Gomes e mil vezes anónimo, etc, etc,) ainda não percebeu que a verdade não é instrumentalizável e portanto pouco importa a quem prejudica ou a quem ajuda?
E depois que roblema tem com o primo de Amarante? Tem algum problema mal resolvido? De que foro? Afectivo? Emocional? Sofrerá de esquizofrenia? Serão carências ou será doido?
O que consegue é transformar todos os debates em peixeiradas que envergonham os socialistas e este blog de referência onde está o futuro do PS depois da catástrofe iminente.
Não percebeu que nada tem de socialista, não passa de um Jeová, do idiota util que os de cima tanto gostam de manipular? Desaparece depois de isultar o blogue e os administradores,mnas volta sempre. O seu trabalho deve ser aqui.