Patrícia Carvalho (Público) 3.9.09
O presidente da Câmara do Porto recusou um convite da SIC Notícias para realizar um debate a dois, com a candidata do PS à presidência da autarquia, Elisa Ferreira. O autarca diz estar disponível para debates com todos os candidatos ou para fazer apenas um frente-a-frente televisivo com cada um dos candidatos da oposição, seguindo o modelo adoptado para as legislativas.
O presidente da Câmara do Porto recusou um convite da SIC Notícias para realizar um debate a dois, com a candidata do PS à presidência da autarquia, Elisa Ferreira. O autarca diz estar disponível para debates com todos os candidatos ou para fazer apenas um frente-a-frente televisivo com cada um dos candidatos da oposição, seguindo o modelo adoptado para as legislativas.
Elisa Ferreira lamenta, os candidatos da CDU e do Bloco de Esquerda (BE) concordam com Rio."Finalmente vou poder discutir as minhas ideias com o candidato Rui Rio. Dia 4 sobre as eleições para o Porto na SIC. Não percam!" A expressão foi escrita por Elisa Ferreira, no Facebook, anteontem.
Só que, aparentemente, ao mesmo tempo que a candidata independente se congratulava com o debate (Rio já se mostrara indisponível para um outro, na TVI, em Agosto, por estar de férias), o presidente informava a SIC Notícias que "não aceita debater exclusivamente com um candidato, mas sim com todos os candidatos".
A resposta chegou à estação anteontem e foi confirmada ao PÚBLICO pela candidatura de Rio e pela própria SIC. Rui Rio aceita debates a quatro - com Elisa Ferreira, Rui Sá (CDU) e João Teixeira Lopes (BE) - e aceita também que sejam sorteados, entre a RTP, SIC, TVI e Porto Canal, um frente-a-frente com cada um dos três opositores. Elisa Ferreira considera a recusa de Rio "lamentável" e "pouco democrática".
Dizendo-se, igualmente, disponível para debates a quatro, defende: "Acho que há lugar para os dois tipos de debate, mas os timings de debate com quatro candidatos são muito curtos para se perceber de forma clara cada projecto. Tenho toda a consideração pelos restantes partidos, mas a discussão é se o presidente da câmara serei eu ou ele [Rio].
"Rui Sá, da CDU, defende que os debates decorram "com todos os candidatos, seja em simultâneo ou dois a dois" e critica os convites em exclusivo aos candidatos do PSD/CDS-PP e do PS, por considerar que "fomentam a bipolarização". Teixeira Lopes admite que nesta questão concorda com Rio, classificando de "arrogância", a vontade de Elisa de debater com Rio. "Cria-se uma hegemonia artificial da esquerda", ao deixar de fora a CDU e o BE, diz, admitindo preferir os debates a quatro. "Compara-se melhor as diferenças", diz.
5 comentários:
A Dr. Elisa Ferreira tem razão. Ela é candidata a presidente os outros são candidatos a vereadores. O Rio devia discutir com ela e só com ela para haver tempo de ser desmascarado e do PS poder apresentar as propostas. O resto é paisagem. Os outros estão todos a ajudar o Rio, não é por acaso.
É este tipo de mentalidade sectária e arrogante que leva o PS à derrota. ste diz-se socialista empenhado mas só tira votos ao PS. A Dr. Elisa tornou-se dona dum PS que não existe e agora queria tornar-se dona duma oposição que existe mesmo contra a sua vontade. O PS tem a obrigação de ter a iniciativa democrática e de ser o principal zelador da decraticidade dos processos. Aqui acontece o contrário. Por alma de quem havia Rio e Elisa de serem discriminados? Por alma de quem Rio haveria de debater com Elisa e não com Sá ou Lopes? Deu a oportunidade de Rio sair por cima a dar aulas de democracia, ele que tem dela uma convicção mais do que duvidosa!
Os debates ou são a quatro, ou todos cvontra todos, a campeonato, assim é que é democrático!
A Dr. Elisa não acerta uma. Não nos podia ter calhado pior!
Isto é fotografia que se escolha oh Doutor Pedro Batista?
Isto é a fotografia sem Photoshop.
Aparentemente a sua táctica de guerrilha em debates acabou por fazer lei no caso dos candidatos Socialistas a autarquias da região do Porto como agora se viu com a Drª Elisa Ferreira na SIC.
Parabéns por ter sido um dos primeiros. O seu a seu dono.
Os melhores cumprimentos.
Yur A.
Enviar um comentário