sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Escutas a Sócrates não serão destruídas
Por Felícia Cabrita e Ana Paula Azevedo
Segundo o SOL apurou, o despacho de Noronha Nascimento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), apenas produz efeitos nas certidões (com cópias das escutas), que foram extraídas do processo e enviadas ao procurador-geral da República (PGR) com vista à instauração de inquéritos autónomos.
Não se sabe ainda se o procurador titular do inquérito ‘Face Oculta’, João Marques Vidal, terá já executado o despacho do presidente do STJ: destruição das certidões, bem como dos CD com as cópias das escutas.
Seja como for, o suporte original permanecerá no processo de Aveiro: o respectivo juiz de instrução, António Costa Gomes, validou-as e juntou-as ao inquérito em devido tempo. E, conforme determina o Código de Processo Penal (CPP), terão de ficar no processo até ao respectivo trânsito em julgado, de forma a acautelar os direitos dos arguidos (para poderem verificar se foram devidamente transcritas).
Conforme o SOL noticiou nas últimas duas edições, o procurador de Aveiro decidiu extrair as referidas certidões por considerar que as escutas a Vara, que incluem conversas com José Sócrates, contêm indícios fortes de crimes, não podendo, porém, ser investigados em Aveiro. Em primeiro lugar porque envolvem o primeiro-ministro; em segundo porque fogem ao âmbito do ‘Face Oculta’, centrado nas actividades do empresário Manuel Godinho.
Ao contrário do que tem sido afirmado, o relatório enviado pelo DIAP de Aveiro após a reunião com Pinto Monteiro, em Junho passado, não foi acompanhado por transcrições das comunicações do primeiro-ministro. O documento é apenas uma súmula explicativa das conversas e sms trocados entre o arguido Armando Vara e José Sócrates, com recurso a algumas citações de modo a enquadrar o PGR nos indícios da prática de crimes que o MP de Aveiro entendeu estarem em causa.

2 comentários:

Isabel sem Santos disse...

Já devia estar aberto um iquérito contra Sócrates. Isto só é possível em portugal. Um primeiro-ministro que toda a gente sabe que é o chefe duma quadrilha e não acontece nada. Um PR que é chefe doutra e não acontece nada. Porra pro país.

Maria RHenriques disse...

felicia cabrita no mário crespo:-brasileiros chegados há pouco tempo e de tamanquinhas?? looool.:

http://bit.ly/aEiaaF