sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Pede "decisões e esclarecimentos" rápidos
Face Oculta: BE insiste que Sócrates conhecia negociações PT/TVI
13.11.2009 - 17:19 Lusa
"O BE entende que não é sustentável manter este clima de confusão que se vive hoje na área da Justiça e que a responsabilidade que todos temos, nomeadamente os órgãos judiciais, é que rapidamente haja decisões e esclarecimentos, porque os portugueses estão todos cansados deste arrastar de incertezas e suspeições", declarou a deputada do BE Ana Drago, em declarações aos jornalistas no Parlamento.
Na edição de hoje, o jornal "Sol" faz manchete com o processo Face Oculta, revelando que as escutas do processo "provam que o primeiro-ministro faltou deliberadamente à verdade quando disse no Parlamento que desconhecia o negócio da compra da TVI pela PT".
Numa reacção a esta notícia, Ana Drago começou por sublinhar a necessidade de serem tomadas decisões rápidas tendo em conta os factos que "só a Justiça conhece"."Essas tomadas de decisões têm de ser rápidas, portanto não se pode prolongar esta sensação de suspeição e de confusão que se vive no campo da Justiça", defendeu. Num segundo aspecto de ordem mais política, acrescentou a deputada do BE, hoje "o país sabe que havia esse conhecimento" de José Sócrates sobre as negociações entre a PT e a TVI. "A utilização hoje da palavra oficial em contraponto ao oficioso creio que em nada vem trazer mais esclarecimentos a esta questão. José Sócrates sabia e, portanto, hoje também o país sabe, que havia esse conhecimento por parte do primeiro-ministro", sustentou.
Questionada sobre se entende que o primeiro-ministro mentiu na Assembleia da República, Ana Drago insistiu que já na altura não existiam dúvidas."O primeiro-ministro tentou utilizar esta diferenciação entre oficial e oficioso. Creio que para nenhum português na altura sobrou qualquer dúvida que o primeiro-ministro tinha conhecimento deste tipo de interesse por parte da PT", insistiu, ressalvando, contudo, que neste momento essa “não é a questão mais importante”.
Hoje ao final da manhã, em declarações aos jornalistas, José Sócrates reiterou o seu desconhecimento face à compra da TVI. "Uma coisa é naturalmente discutirmos, com amigos, como fiz, relativamente a notícias que são publicadas nos jornais e a conhecimentos informais; outra coisa é, como disse no Parlamento, como primeiro-ministro, o conhecimento oficial e o conhecimento prévio desse negócio [compra da TVI pela PT]. Em relação a esse negócio não tenha nada a acrescentar ou a retirar", declarou o chefe do executivo.
Interrogada se este caso poderá motivar a abertura de um inquérito parlamentar, a deputada do BE voltou a falar na necessidade de "pacificação no campo da Justiça", mas reconheceu que o Parlamento mantém toda a sua legitimidade e todos os seus poderes."Se for entendido que vale a pena e que permite o esclarecimento democrático do que tem acontecido eu creio que a Assembleia poderá tomar essa iniciativa", admitiu, sublinhando, contudo, que ainda é "demasiado cedo" para o BE se pronunciar sobre essa matéria.
Segundo informações confirmadas pelo procurador-geral da república, o primeiro-ministro, José Sócrates, apareceu nas escutas a Armando Vara no âmbito do processo Face Oculta, sobre alegados casos de corrupção e outros crimes económicos relacionados com empresas do sector empresarial do Estado e empresas privadas. O processo Face Oculta investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos relacionados com empresas do sector empresarial do Estado e empresas privadas, havendo 15 arguidos, incluindo o presidente da REN-Redes Eléctricas Nacionais, José Penedos, e Armando Vara, que suspendeu as suas funções de vice-presidente do Millenium/BCP.

11 comentários:

Anónimo disse...

Está tudo a ficar muito complicadoal . Não é assim que vamos lá. O 1º afinal já reconhece que sabia? E que mentiu? Só que não era oficial. Já vamos assim? O topo do estado está a tremer, como pode o país avançar?

Miguel Castro disse...

Nada que surpreenda qualquer pessoa minimamente inteligente...

Anónimo disse...

Estamos feitos ao bife. Os socialistas não se preocupam com o que se passou mas em saber se as escuta são legais ou não? Tá bonito!

Anónimo disse...

A canalha, sim , A CANALHA, vem apressadmente falar de segredos de justiça e de escutas ilegais, para abafar o FACTO, que nem sequer é o negócio da TVI, que é um factinho. O FACTO é a máfia despudurada, novo-rica e abaixo de cão que manda neste país, do CDS, ao PSD ao PS.
PUTA QUE OS PARIU.
Quem for honesto - que é capaz de os haver - que salte! Com tento e momento, mas que salte em andamento, sob pena de se misturar com esta CANALHA.

Anónimo disse...

Em Gondomar outra pouca vergonha. Ministro e futura governadora civil a traírem a confiança popular! Não ter tomado posse é um pretxto. Se o SS quisesse tinha tomado posse. Foi uma candidatuira fantasma, como à Câmara e como a AM do Porto e Câmara do Porto. Bando de palhaços. Só que desta o aparelho de Gondomar perdeu. Algo está a mudar. Ainda bem que a isabelSantos se vai embora. Afinal era mostra que não tem apetência por aquele combate, só tem apetite por um tacho.O PS-Porto está dominado por tachistas e lateiros. Inde trabalhar.

Joaquim Pinto da Silva disse...

e não é anónimo nada (o que falou da CANALHA), é Joaquim Pinto da Silva, BI 2732407

Anónimo disse...

Nunca vi o Sócrates com o rabo tão trilhado. Até faz pena...

Anónimo disse...

Para não se falar do que está para trás que envolvia gente grauda e até o PR, foram aparecendo outros factos: Portucale, Furacão, Submarinos, BCP, BPP, BPN, CTT, SOMAGUE, Concrsos Públicos,Freeport, Diploma, Casa, Compra de Votos, Preto e Helena, veio o Face oCULTA E ESQUECEU TUDO.
cOMO ELES NOS QUEREM COMER POR TOLOS U IGNORANES.
Isto está podre.
E não falem de Isabel que o que está por trás é Maçonaria e Opus Dei e negócio de saias. Toda a gente sabe mas ninguém quer falar.
Até onde isto irá?
E a Justiça sai muito mal destes filmes e destas novelas mal contadas.
Nos EUA ou na China já estavam muitos dentro e sem perdão.

Manel Brotas disse...

Na China até estavam enterrados e já só podiam ligar-se à corrusão atraves dos lóbis dos cangalheiros que não é um lóbie de segunda.
Ninguém fala da Isabel Santos? Toda a gente sabe a história. Ela dá-o ao renato, ou simplesmente dá-o a cheirar e o tótó anda-lhe ali debaixo do salto alto. Mas tem outra componente: já faz parte da guerra para a candidatura à Distrital do Renato ou do Guilherme, e á conselhia do Porto do Pisarro, o maior comprador de votos com os serviços do Estado e o maior gangster do PS-Porto que sonha vir a ser presidente da CMP e feito com o renato já deu cabo da campanha do Assis e da Elisa. O Pisarro já anda a oferecer favores na saude a todos os carreiristas que andam no partido para mamarem um emprego ou umas empreitadas

Anónimo disse...

O Pizarro é candidato à Concelhia? Pois parece que sim, até anda a dizer que foi o Sócrates que lhe pediu para tomar conta desta selva. Não é por ele é por o Sócrates querer. Seria o golpe definitivo de Lx sobre o Porto

Anónimo disse...

Ir de Gaspar para Pisarro era de cavalo para burro