domingo, 29 de junho de 2008

Guilherme de Oliveira Martins prometeu, em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, que será implacável com as derrapagens nas obras públicas e criticou a falta de coordenação nas políticas de investimento europeias.
O presidente do Tribunal de Contas sublinhou ainda que no que diz respeito às derrapagens nas obras públicas a nova lei da contratação pública não é suficiente para resolver o problema.
Durante o programa «Discurso Directo», Guilherme de Oliveira Martins frisou que é preciso redobrar a vigilância à corrupção que existe por detrás das derrapagens.
«O Tribunal de Contas vai contribuir para que haja uma aplicação muito mais rigorosa da nova lei no sentido de combater as derrapagens e a cartelização», garantiu o socialista.
«Vemos com muita preocupação a tendência para incumprimento das regras da concorrência», alertou, acrescentando que o Tribunal de Contas aposta também na «prevenção na corrupção, uma vez que a derrapagem trás atrás de si sempre o risco da corrupção».
Guilherme de Oliveira Martins, quando questionado sobre a necessidade do TGV e do novo aeroporto recusou-se a comentar directamente estes investimentos públicos mas aproveitou para criticar a «falta de coordenação em relação às políticas de investimento» na Europa.
Neste sentido, actualmente «as políticas de investimento e de emprego são absolutamente fundamentais», acrescentou.
O presidente do Tribunal de Conta garantiu ainda que em 2007 a instituição que representa poupou «200 milhões de euros» nas «medidas directas», considerando esse valor significativo «no contexto das despesas públicas».

Sem comentários: