sexta-feira, 20 de junho de 2008

Sócrates admite subir impostos das gasolineiras

Já agora, além de avançar com esta proposta lançada há muito pelo PCP, por que não subir também os impostos ao Ministério da Finanças que engorda com a alta, ou seja baixar os impostos sobre os produtos petrolíferos que incidem sobre os portugueses? Como toda a gente vai acabar por fazer em toda a parte?
E Robin Hood? Tem de ser em inglês técnico, ainda por cima versão Hollywood? Por que não José do Telhado? Será por ser um homem do Norte? À atenção dos camaradas de Penafiel e Paredes! José do Telhado de Reicezinhos, o grande repartidor público como se intitulava! Temos mitologias justicialistas suficientes entre nós, se não importávamos da Venezuela, as empresas de marketing a martelo escusam de nos enfiar, embrulhadas no neo-liberalismo, com o pastiche requentado das florestas de Nottingham... Sabem assim tão pouco? Então por que lhes pagam tanto?
16h44m (JN) 20.06.08 O primeiro-ministro, José Sócrates, revelou hoje em Bruxelas que Portugal está a estudar a possibilidade de aplicar a chamada taxa "Robin dos Bosques", que permitirá subir os impostos às petrolíferas e aplicar a verba obtida em apoio social.
"Isso compete a cada um dos Estados-membros e nós, em Portugal, estamos a estudar" a possibilidade de aplicar a taxa em causa, disse Sócrates, numa conferência de imprensa no final do Conselho Europeu.
"Essas matérias são difíceis, é difícil identificar qual a parcela dos lucros das empresas que derivam e resultam do aumento inesperado, brusco dos preços do petróleo", sublinhou ainda.
O Governo italiano já aprovou a aplicação do imposto especial sobre as petrolíferas para financiar programas de assistência social a famílias afectadas pelo aumento dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares.
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse, na quinta-feira, que Bruxelas não se opõe a que os Estados-membros adoptem a taxa "Robin dos Bosques", sublinhando ser uma competência nacional.
Robin dos Bosques (Robin Hood) é uma figura mítica da Idade Média britânica que roubava aos ricos para dar aos pobres.

Sem comentários: