segunda-feira, 23 de março de 2009

Defensor Moura recusa ser "deportado"
(DN) Paulo Julião 23.3.2009
Deputado por Viana sim, "deportado" não. É desta forma que Defensor Moura reage, finalmente, às hipóteses apontadas para resolver o diferendo autárquico em Viana do Castelo. O autarca, que lidera os destinos do município há mais de quinze anos, admite que integrar a lista do PS às próximas legislativas é uma "hipótese interessante", mas nem equaciona que seja fora do círculo de Viana do Castelo, como tem sido proposto nos bastidores locais do partido.
"[Candidatura] por Viana do Castelo, naturalmente. Mas nem sequer me passa pela cabeça que possa haver alguma tentativa de me deportarem. Não cometi nenhum pecado para ser deportado ou excomungado", reagiu Defensor Moura, em declarações ao DN, sublinhando: "Mas até agora ninguém me comunicou que não sou o candidato à câmara. Pessoalmente continuo considerar-me o candidato, porque fui escolhido pela concelhia."
A solução de Defensor Moura integrar a lista do PS às legislativas e ocupar depois o cargo de deputado na Assembleia da República é vista como a mais consensual e, tal como o DN revelou anteriormente, agrada também ao secretário-geral do partido. José Sócrates terá mesmo feito o convite a Moura, mas localmente os órgãos do PS, fora da concelhia de Viana, preferem que ocupe um lugar num outro círculo eleitoral, que não o do Alto Minho, o que esbarra na intransigência do actual autarca: "Deportado? Não, obrigado!", responde.
Neste cenário, a opção de José Maria Costa, actual vereador e líder da concelhia de Viana, como cabeça de lista nas próximas autárquicas seria totalmente consensual e garantiria uma solução final para o conflito que há semanas opõe a liderança distrital, de Rui Solheiro, que recusa o nome de Defensor Moura como recandidato à estrutura local.
"Concorrer por Viana do Castelo é uma hipótese interessante. Podia ser uma oportunidade de o concelho indicar um deputado e elegê-lo para ser a voz e transmitir o pensamento dos vianenses. O concelho não tem tido, há muitos anos, uma representação visível na Assembleia da República", acrescentou o autarca.
Defensor Moura é presidente da Câmara de Viana do Castelo desde 1994 e viu o seu nome aprovado por unanimidade e aclamação como recandidato na concelhia. No entanto, desta vez e numa atitude inédita, a Federação Distrital do PS decidiu avocar o processo de escolha do candidato.

1 comentário:

Anónimo disse...

Querem correr com ele, só porque bateu o pé e... ganhou.