Presidente da Câmara de Matosinhos utiliza carros oficiais na sua vida privada
(Público) 13.03.2009, Margarida Gomes
Guilherme Pinto reconhece que há um carro ao serviço da presidência que é utilizado para transportar as suas filhas à escola, quando ele não pode ir
A presidência da Câmara de Matosinhos tem ao seu serviço três carros: dois de gama alta (um Audi 6 e um Audi 4) e um mais modesto (um Toyota Corolla). O carro que o presidente da câmara, Guilherme Pinto, utiliza diariamente nas representações oficiais é o Audi 6 que, à semelhança do Audi 4, foi adquirido pela autarquia em sistema de leasing em Junho de 2007.
A partir dessa altura, o velho BMW 525 que esteve ao serviço do ex--presidente, Narciso Miranda, deixou de ter estatuto presidencial, embora ainda hoje seja utilizado.O Audi 4 foi o carro que Guilherme Pinto escolheu para se deslocar sempre que o motorista não está disponível.
"Ambos os carros estão ao serviço da presidência", declarou ao PÚBLICO o autarca socialista.
Quanto ao Toyota Corolla, é conduzido por outro motorista e é utilizado diariamente para levar e trazer as filhas do presidente à Escola Secundária Augusto Gomes. O velho Toyota de cor cinza é visto diariamente logo de manhã junto à escola.
Confrontado ontem pelo PÚBLICO com esta situação, Guilherme Pinto disse que o carro faz parte da frota do serviço da câmara, mas que está adstrito à chefe de gabinete. Todavia, reconheceu que o carro é utilizado para transportar as suas duas filhas. "Às vezes, vou [à escola], mas, quando não as posso ir buscar, é normal que peça ajuda e seja utilizado um carro de serviço", declarou.
Quanto ao facto de o município ter adquirido cinco novos carros em leasing, Guilherme Pinto dá pouca importância às críticas e defende-se, afirmando que a compra das novas viaturas de serviço se deveu ao facto de os automóveis anteriores "estarem a dar imensos problemas", obrigando a uma manutenção permanente, que custava por ano muito dinheiro aos cofres da autarquia.
Considerando "ostensivo" o valor do carro que o seu antecessor usava, Guilherme Pinto vinca que a manutenção das viaturas deixa de ser suportada pela câmara, para ser assumida pela empresa que fez o leasing.
A renovação da frota da autarquia socialista foi apontada esta semana numa conferência de imprensa pela líder do PSD de Matosinhos, Clarisse Sousa, que acusou o presidente de ter comprado cinco viaturas de luxo, duas dos quais para ele". O que Clarisse não disse foi que a proposta de aquisição de novas viaturas foi aprovada com os votos favoráveis do PSD e do PS. A CDU absteve-se.
sexta-feira, 13 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário