Talvez seja verdade, talvez seja música para embalar meninos em ano de concertos celestiais. Mas, no primeiro caso, depois do Congresso Distrital do Porto ter condenado, por esmagadora maioria, a instalação de portagens no Distrito, ainda queremos ver como vai o Presidente da Federação do Porto, obrigado pela moção aprovada, enfrentar o assalto centralista a quem tradicionalmente se mostra fiel serventuário! (P.B.)
Governo "a todo o vapor" para colocar portagens em três SCUT
(JN) Em Linha 20.3.2009
(JN) Em Linha 20.3.2009
O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, afirmou que o Governo está "a trabalhar a todo o vapor" para introduzir portagens em três SCUT e garantiu que o processo está "em fase final de implementação".
"Estamos na fase final da implementação [de portagens], como será visível nos próximos dias", referiu Paulo Campos, escusando-se, no entanto, a avançar quaisquer datas.
O governante admitiu que este tem sido "um trabalho complexo", mas adiantou que a questão tecnológica do sistema de cobrança "está ultrapassada", faltando apenas a publicação do respectivo diploma.
Em causa estão as SCUT (auto-estradas sem custo para o utilizador) do Grande Porto (Matosinhos-Lousada/A41-A42), da Costa da Prata (Gaia-Mira/A29) e do Norte Litoral (Matosinhos-Viana do Castelo/A28).
"Estamos neste momento em fase de implementação da solução tecnológica e espero que possamos anunciar essas novidades muito rapidamente", acrescentou.
Garantiu que o trabalho de implementação de portagens "não está associado a qualquer ciclo eleitoral".
Paulo Campos falava em Viana do Castelo, onde presidiu à contratualização de várias obras em estradas para o distrito, entre as quais a requalificação integral da EN-13 entre Viana do Castelo e Valença, orçada em 17,2 milhões de euros e que estará concluída em inícios de 2010.
Outra obra contratualizada foi a ligação do Nó de Mazarefes da A-28 à Zona Histórica e às actividades empresariais de Darque, no concelho de Viana do Castelo, numa extensão de 581 metros e com um custo de 1,7 milhões de euros.
Do pacote hoje "selado" por Paulo Campos fazem ainda parte os acessos à ponte internacional que liga Vila Nova de Cerveira a Tomiño, na Galiza, que abriu em 2004 mas que ainda não dispõe de uma acessibilidade "digna e fluida" do lado português.
Estes acessos vão custar 4,5 milhões de euros.
A ligação de Paredes de Coura à A-3 e do prolongamento da A-28 de Caminha a Valença estão em fase de estudo prévio, que deverá estar concluído até Junho.
Segundo Paulo Campos, a taxa de execução do Plano Rodoviário Nacional passou, nos últimos quatro anos, de 45 para 65 por cento.
"Estamos na fase final da implementação [de portagens], como será visível nos próximos dias", referiu Paulo Campos, escusando-se, no entanto, a avançar quaisquer datas.
O governante admitiu que este tem sido "um trabalho complexo", mas adiantou que a questão tecnológica do sistema de cobrança "está ultrapassada", faltando apenas a publicação do respectivo diploma.
Em causa estão as SCUT (auto-estradas sem custo para o utilizador) do Grande Porto (Matosinhos-Lousada/A41-A42), da Costa da Prata (Gaia-Mira/A29) e do Norte Litoral (Matosinhos-Viana do Castelo/A28).
"Estamos neste momento em fase de implementação da solução tecnológica e espero que possamos anunciar essas novidades muito rapidamente", acrescentou.
Garantiu que o trabalho de implementação de portagens "não está associado a qualquer ciclo eleitoral".
Paulo Campos falava em Viana do Castelo, onde presidiu à contratualização de várias obras em estradas para o distrito, entre as quais a requalificação integral da EN-13 entre Viana do Castelo e Valença, orçada em 17,2 milhões de euros e que estará concluída em inícios de 2010.
Outra obra contratualizada foi a ligação do Nó de Mazarefes da A-28 à Zona Histórica e às actividades empresariais de Darque, no concelho de Viana do Castelo, numa extensão de 581 metros e com um custo de 1,7 milhões de euros.
Do pacote hoje "selado" por Paulo Campos fazem ainda parte os acessos à ponte internacional que liga Vila Nova de Cerveira a Tomiño, na Galiza, que abriu em 2004 mas que ainda não dispõe de uma acessibilidade "digna e fluida" do lado português.
Estes acessos vão custar 4,5 milhões de euros.
A ligação de Paredes de Coura à A-3 e do prolongamento da A-28 de Caminha a Valença estão em fase de estudo prévio, que deverá estar concluído até Junho.
Segundo Paulo Campos, a taxa de execução do Plano Rodoviário Nacional passou, nos últimos quatro anos, de 45 para 65 por cento.
Sem comentários:
Enviar um comentário