domingo, 29 de março de 2009

Campo de Férias, no Marco de Canavezes, do Insituto Profissional do Terço
O Instituto Profissional do Terço, instituição de Solidariedade Social e de Educação, de utilidade pública, fundada em 1891, vai realizar um Campo de Férias da Páscoa no âmbito do seu Projecto Educativo concretizado no Plano de Actividades com o objectivo de promover a dinamização de actividades e trabalhar a autonomia das nossas crianças e jovens.
Os educandos, a Equipa Técnica e a Equipa Educativa da Instituição vão ficar instalados num equipamento residencial situado no Lugar de Soalhães, no Marco de Canaveses, e as actividades vão desenvolver-se em parte do património natural, paisagístico, arqueológico e cultural integrado na Bacia Hidrográfica do Rio Ovelha.
A iniciativa contou com a diligência do Presidente da Mesa da Assembleia Geral do IPT, Dr. João Magalhães, o que permitiu a celebração de um Protocolo entre o IPT e a Associação do Amigos do Rio Ovelha, e conta com o apoio da Câmara do Marco de Canaveses cujo Presidente receberá o grupo na próxima segunda-feira, dia 30 de Março, às 11 horas.
Agradecidos pela forma hospitaleira e amiga das gentes do Marco, as crianças e jovens do IPT vão desfrutar de uma região demarcada que constitui um património natural junto da serra da Aboboreira, qual paraíso que todos queremos preservar e divulgar.
As actividades a desenvolver no Campo de Férias são variadas e aliciantes e incluem provas de orientação, canoagem, jogos tradicionais, actividades radicais, entre outras. O Campo de Férias será ainda aproveitado para trabalhar competências básicas de organização e gestão dos recursos, trabalho em equipa, cooperação, entreajuda, orientação para objectivos comuns e preocupação com o outro. Vão ser utilizadas estratégias de reflexão por equipas, jogos de descoberta, debates em pequenos grupos, apresentação de resultados e reforços positivos, com a entrega de prémios. Durante a realização do Campo de Férias haverá o registo em imagem e vídeo dos momentos que sinalizam as actividades e o usufruto dos espaços e paisagens utilizados.
O Instituto Profissional do Terço agradece a todos quantos colaboraram na concretização desta experiência de férias que ficará certamente na memória dos nossos educandos.

Sem comentários: