Vista oficial do Presidente da República
Autoridades alemães deixam Cavaco sem “algo positivo” sobre a Qimonda
(Público) 04.03.2009 - 17h13 Luciano Alvarez, em Berlim
Cavaco Silva já tinha abordado a questão da falência da empresa alemã Qimonda, cuja a filial em Vila do Conde emprega cerca de 1200 trabalhadores, cujos empregos estão em risco, com o seu homólogo germânico, Horst Kohler. O Presidente da República revelou ontem que o caso, como era esperado, também foi abordado “com maior profundidade”, com a Chanceler Angela Merkel, quem tem o poder executivo.
Resultado: Cavaco Silva não está “em condições de afirmar algo positivo e com alguma certeza em relação a essa grande preocupação”.
A conclusão destas conversas foi revelada aos jornalistas durante uma conferência do Presidente da República no decorrer do segundo dia da sua primeira visita de Estado à Alemanha, que se prolonga até sexta-feira. Cavaco Silva revelou que levava a pergunta sobre o caso Qimonda “na algibeira”, mas que acabou por ser Angela Merkel a levantar a questão.
O Presidente diz que encontrou o “maior interesse” da parte da chanceler alemã relativamente à questão, mas sublinhou que a sua resolução “não requer apenas o empenhamento do Governo Federal, mas também de dois governos estaduais, o da Baviera e o da Baixa Saxónia”.
O jornalista do PÚBLICO viajou num avião fretado pela Presidência da República
quarta-feira, 4 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário