segunda-feira, 30 de março de 2009

Marktest, 17-21 Março

PS: 36,7% (38,2%)
PSD: 28,4% (28,8%)
BE: 12,6% (14,0%)
CDS-PP: 9,4% (4,1%)
CDU: 8,9% (10,6%)

1 comentário:

M.Machado disse...

Maioria, onde já vais! Eficácia do discurso fascistóide do Portas em direcção aos medos securitários! Esquerda, levado pelo PS, aos cumes (21,5%) embora desça. PSD menos longe.A melhor notícia: PS a poder fazer maioria com qualquer partido.
O que não será tarefa para Sócrates, demasiado comprometido com a imagem do quero,posso e mando e com os apelos à maioria que fará desesperadamente até Outubro.
Será para quem vier,após um Congresso que, desta vez, pelas circunstâncias será diferente da missa usual. (Ou só será diferente se o modelo for outro?)
Mas poderá o PS fazer uma aliança com o CDS? Que consequências no interior e no eleitorado, profundamente tocado por Manuel Alegre?
Tal tentativa levará a uma re-ideologização do PS, alinhando uma direita e uma esquerda e, em caso de persistência da tentativa de aliança à direita ( com o CDS ou o PP) o mais provável é a cisão, uma vez que a esquerda do PS sentirá que por si só faz maioria com o BE e o PC, ou seja que há uma clara maioria sociológica e política no eleitorado.
Que, aliás, poderá sustentar a vitória de Manuel Alegre nas presidenciais.
Que, por sua vez, só estará garantida se for apoiado inequivocamente pelo PS ( exeptuar-se-ão os Lelos & Lellos, mas esses não têm qualquer expressão no eleitorado.