Israel: Escritores e investigadores israelitas laureados condenam destruição de casas de árabes
erusalém, Israel, 04 Mar 2009 (Lusa) - Vinte escritores e investigadores israelitas galardoados com o Prémio Israel, a mais alta distinção cultural, exigiram o fim da destruição de casas árabes na parte oriental de Jerusalém, anexada após 1967.
Numa petição dirigida ao presidente da Câmara de Jerusalém, Nir Barkat, os signatários sublinham "a angústia das famílias que de um dia para o outro podem ver-se sem abrigo depois da destruição dos seus lares", noticia hoje o diário Haaretz.
Os peticionários denunciam também a recusa de autorizações de construção, o que "força os palestinianos a construírem sem autorização".
"A política do município ao longo das últimas dezenas de anos consistiu em criar uma situação na qual milhares de pessoas se encontram na impossibilidade de terem um tecto nos terrenos que lhes pertencem", acusam os escritores e investigadores.
A petição, subscrita por figuras de renome mundial como Amos Oz, David Grossman e A.B.Yehoshua, foi lançada depois de a Câmara ter anunciado novas ordens de demolição, uma das quais foi executada na semana passada, envolvendo 88 casas no bairro de Silwan.
quarta-feira, 4 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário