domingo, 1 de junho de 2008

Um pólo da Cinemateca para o Porto, pois claro!

Voltamos a publicar o anúncio da petição que corre exigindo um pólo da Cinemateca Nacional no Porto.
Apoiamos inteiramente este tipo de movimentos e congratulamo-nos em ver as novas gerações a pegarem nestas causas. Ao contrário do que parece nos momentos depressivos, há futuro, há gente, como não podia deixar de ser! Há nova gente! Leiamos o que nos diz o Joaquim Guilherme, que é um dos signatários da petição que já introduzimos em "post" anterior e que não temos o gosto de conhecer de lado nenhum. Mas é claro que o Porto, que foi até onde se fizeram os primeiros filmes, já devia ter, há muito, um pólo da Cinemateca Nacional, como aliás nos fartámos de defender, há uns anos, como a solução adequada para o "Batalha", antes de chegar o Rio da Escuridão.
Quanto ao Bénard da Costa já todos sabemos quem é nesta matéria. Quando a Porto 2001 lhe pagou a preço de ouro as suas reconstituições cinematográficas, não teve pejo em vir a correr para o Porto. De resto só existe Lisboa. Em boa verdade, a revolução republicana ainda está por fazer! Neste campo, como em muitos outros. por falar nisso: o Sr. Gulbenkian doou os seus bens para se fazer cultura em Portugal ou em Lisboa? Pelo que conhecêmos do testamento não fala em Lisboa... Como é que o Porto não tem uma única chafarica onde as obras editadas pela Gulbenkian se possam comprar por metade do preço como em Lisboa? Como é que todos os apoios às artes ou às ciências se ficam pela capital? Para esta gente o país divide-se em Lisboa e província. É preciso mesmo serem muito provincianos...
Criei um projecto em meados de Dezembro de 2007 e desenvolvi-o, desde então, com um grupo de 8 amigos e conhecidos. O projecto chama-se Circuito. O objectivo do Circuito foi criar um espaço de exibição cinematográfica de obras anteriores à decada de 90, de grande valor histórico e artístico. Para isto, exibimos vários filmes clássicos em várias faculdades da UP e da UCP. Convidámos realizadores, produtores, docentes e críticos para contextualizarem os filmes a visionar. O outro objectivo do Circuito foi criar o debate público sobre a falta de oferta de Cinema clássico e reflectir sobre as condições de acesso a este Cinema na cidade do Porto, comparando-as com as condições existentes em Lisboa. Como saberão, é em Lisboa que está sedeada a Cinemateca Portuguesa que é uma insituição pública que exibe cerca de 5 filmes " clássicos" por dia, em excelentes condições e a um preço muito reduzido.A luta pela vinda da Cinemateca para o Porto já não é nova, mas estamos a retomá-la. Queremos que esta intituição pública, financiada com o dinheiro de todos os portugueses, finalmente abra uma extensão/um pólo no Porto.Criámos um documento expositivo, referente às condições de acesso a este tipo de Cinema, que vamos entregar ao Ministério da Cultura e à própria Cinemateca. Vamos fazer acompanhar este documento de um abaixo-assinado que corre em suporte físico e em formato electrónico. Acabámos agora mesmo de o criar, em formato on-line :) Podem ler aqui o nosso documento: http://drop.io/CinematecaPorto O Circuito teve, desde a sua abertura, algum impacto: Esgotámos o Passos Manuel com um filme do Orson Welles e fomos noticiados em vários jornais do país, como o DN, Visão e Público. As coisas estão, agora, a aquecer e queria-vos pedir todo o vosso apoio. Fomos, ontem, noticiados a nível nacional na Antena 1 e no Público. Hoje, o Bénard da Costa (director da Cinemateca) respondeu, no Público, ao nosso documento, discordando com a abertura de um pólo no Porto. Podem ler aqui as duas notícias:http://drop.io/circuitopublico1http://drop.io/circuitopublico2 Depois deste palavreado todo, basicamente venho-vos pedir que assinem o nosso abaixo-assinado e que o publicitem por todos os vossos contactos. É uma boa causa. Tenho a certeza que serão a favor que uma instituição pública, financiada com dinheiros públicos, não esteja absolutamente centralizada na cidade de Lisboa. Não é esta, no entanto, desde sempre, a vontade da direcção da Cinemateca.Assinem aqui, até podem ser os primeiros ;) http://www.petitiononline.com/Circuito/petition.html Tenham apenas o cuidado de não assinar on-line, caso tenham assinado em papel, ou queiram vir a assinar."un poème est une pétition et une pétition est un poème" , Bertolucci. Beijos, abraços e obrigado!
Joaquim Guilherme.

Sem comentários: