sexta-feira, 6 de março de 2009

Sondagem SIC/Expresso/RR
Viragem "à esquerda" nas intenções de voto
Se as eleições fossem hoje, o PS ganharia sem maioria absoluta. Segundo um estudo da Eurosondagem feito para a SIC, Expresso e Radio Renasceça, no último mês desceram o PS, o PSD e todos os políticos. Mas a nota dominante é que a CDU e o Bloco de Esquerda já somam, em conjunto, 20% das intenções de voto.
No último mês, os dois maiores partidos caíram nas intenções de voto dos portugueses. O PS está outra vez um pouco mais longe da maioria absoluta, mas o PSD não está mais perto do PS. O PS caiu 1,3% e o PSD caiu oito décimas. O Bloco de Esquerda continua a subir nas intenções de voto. Já está nos 10,4%. A CDU subiu mais: já passou os 9,5%. Bloco de Esquerda e CDU já somam 20%. O CDS-PP consegue pela primeira vez superar o resultado que obteve nas últimas eleições legislativas, em 2005. Registou então 7,3% dos votos.
No último mês, nenhum líder político conseguiu manter ou melhorar a sua popularidade. Desceram todos. O que mais desceu foi Jerónimo de Sousa. Logo a seguir foram o Presidente da República e o primeiro-ministro que sofreram maiores quebras de popularidade. Seguem-se, por esta ordem, Paulo Portas e Manuela Ferreira Leite, que continua em queda. Francisco Louçã foi o que menos desceu, mas desceu. Oito décimas.
Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A. para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, de 26 de Fevereiro a 03 de Março de 2009.
O Responsável Técnico da Eurosondagem Rui Oliveira Costa Lisboa, 4 de Março de 2009

2 comentários:

Anónimo disse...

O Sócrates já foi à vida, com o PSD atrá da ceguinha. É preciso muita asneira junta!

Anónimo disse...

Em democracia, a teimosia contra os cidadãos dá derrota. E ainda bem que a democracia é assim, senão era inutil