terça-feira, 23 de setembro de 2008

(LUSA) 23.09.08
O ex-Presidente da República, Mário Soares considerou ontem que a maioria dos dirigentes da União Europeia (UE) continua num estado de apatia dependente da administração Bush e criticou o vazio de ideias de socialistas e democratas cristãos europeus, incapazes de entusiasmar os cidadãos europeus.

As palavras do ex-chefe de Estado foram proferidas na abertura de um colóquio sobre o futuro da Europa, promovida pelas fundações Mário Soares, Respublica (do PS) e Friedrich Ebert (SPD alemão). Com o auditório da Fundação Mário Soares completamente cheio, Mário Soares, Anke Fuchs (Fundação Friedrich Ebert) e o ex-comissário europeu António Vitorino foram unânimes na ideia de que a UE atravessa um momento de paralisia. Mas o ex-Presidente da República foi o mais duro no seu diagnóstico sobre a realidade política europeia na actual conjuntura de crise financeira mundial.' Num momento de crise global de múltiplas vertentes - financeira, económica, energética, alimentar, ambiental e moral - é dramático que a UE esteja paralisada e sem estratégia concertada a médio e longo prazo. A maioria dos dirigentes europeus continua num estado de apatia e subserviência em relação à administração Bush, sem parecer dar-se conta de que a era que iniciou chegou ao fim', sustentou o fundador do PS.

No capítulo da defesa, Mário Soares foi bastante crítico, classificando a NATO 'um braço armado dos americanos', e que está a transformar 'o Afeganistão num desastre de maiores proporções do que o Iraque', 'É dramático que a UE esteja paralisada e sem estratégia', critica o histórico socialista

1 comentário:

Anónimo disse...

Mário Soares está em grande forma e faz vêr aos novos.
Hoje tem um artigo de opinião no DN que considero brilhante e actual.
Sócrates e outros políticos devam ler e reflectir para não voltarem a cair no logro dos neoconservadores.
Está postado no blog vimaraperes