quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ryanair desiste de base no Aeroporto Sá Carneiro

Será verdade? Quem é responsável por mais este prejuízo para a região e para o país? Como é possível, depois do desafio do primeiro-ministro ás forças do Norte para apresentarem alternativas, que a situação se mantenha no nem ata nem desata? E que diz o nosso douto presidente da FDPorto do PS? Como pode a irresponsabilidade chegar ao ponto de entregar ao demagogo e populista Rui Rio a bandeira da defesa do Norte? Pior ainda, a bandeira da Razão?
Em que é que este PS/Porto se identifica com o antigo PS/Porto que se identificava feramente com os interesses da região, precisamente no tempo em que, como contrapartida, tinha o distrito do Porto como um distrito cor-de-rosa? Os que não percebem mais nada, perceberão ao menos como uma coisa está ligada à outra? Ipso facto?
(JN) 11.09.2008 CARLA SOFIA LUZ e MARTA NEVES
O Porto não vai ter, para já, uma base da Ryanair. A companhia aérea alega falta de condições no momento em que o mercado é muito competitivo para instalar essa estrutura do Aeroporto Sá Carneiro. Mas vai para Barcelona.
Depois de meses de polémica com muitas vozes da região Norte a contestarem os obstáculos, colocados pela ANA - entidade gestora dos aeroportos nacionais -, à empresa irlandesa, o executivo de Marketing e Vendas para Portugal da Ryanair, Luís Fernandez-Mellado, explicou que o Porto não é opção neste momento. A garantia foi dada ontem de manhã numa conferência de Imprensa para a apresentação da campanha de Inverno daquela companhia de voos de baixo custo.
A razão para esta desistência prende-se com a inexistência de uma conjuntura atractiva para a criação da base no Sá Carneiro. "Neste momento, não estão reunidas as melhores condições para a Ryanair ter uma base no Porto. Estamos a atravessar uma fase muito competitiva e a situação da companhia é muito idêntica àquela que existia há um ano", esclareceu Luís Fernandez-Mellado. Curiosamente, foi há cerca de um ano que a empresa apresentou uma proposta à ANA para a instalação da base, na qual pedia tarifas mais baixas em troca da atracção de quatro milhões de passageiros ao longo de sete anos.
Apesar do mercado competitivo, a companhia irlandesa olha para Espanha. Luís Fernandez-Mellado adiantou que a Ryanair tem prevista a abertura de uma base num aeroporto, próximo de Barcelona, no início do próximo mês. Actualmente, a companhia opera no aeroporto de Girona. Ainda assim, não fecha a porta à colocação de uma estrutura semelhante no Sá Carneiro. No entanto, é uma hipótese a analisar no futuro ao longo prazo.
Findas as férias de Verão, volta a ser o projecto de base da Ryanair a espoletar a discussão sobre a gestão centralizada do Aeroporto de Pedras Rubras. Várias personalidades da região, ouvidas pelo JN, lamentam a oportunidade perdida. Rui Moreira, uma das vozes mais críticas da "falta de transparência" da gestão da ANA, não ficou surpreendido: "Era a crónica de uma morte anunciada".

Sem comentários: