segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Concelhia do PS volta a escolher líder local contra opção da distrital
ANTÓNIO ORLANDO (JN) 5.1.2008
Renato Sampaio, líder da distrital socialista do Porto, considera que a escolha do candidato à Câmara do Marco "está inquinada" e exclui-se da "contaminação pública que o assunto passou a ter", com a notícia do convite ao ex-número dois de Ferreira Torres, Norberto Soares, para candidato do PS nas próximas autárquicas.
Entretanto, a concelhia marcuense voltou a indicar o seu líder, Artur Melo e Castro, como candidato local à Câmara.
Artur Melo considera que "é tempo do partido acalmar", pois "há consenso dentro e fora" quanto à sua candidatura "de alternativa à alternância de poder no concelho nos últimos 32 anos". O socialista nega que a sua candidatura seja contra a distrital: "Exigimos que venham ao Marco e, em definitivo, possamos ir ao encontro de interesses nesta matéria. Não podemos continuar assim. Só faz sentido, na defesa do partido, a distrital aceitar as opções dos órgãos concelhios do PS", alegou.
A escolha de uma terceira via, defendida por alguns, como uma saída airosa para o imbróglio, "não faz sentido", para Artur Melo: "Seria mais uma acha para uma fogueira que nós, socialistas, queremos apagar rapidamente".
Além de elogiar as qualidades pessoais de Norberto Soares, Renato Sampaio diz-se disponível a ir a uma assembleia de militantes explicar o processo, "porque compete a cada um assumir as suas responsabilidades e eu assumirei as minhas", atira. Norberto Soares, admite o desgaste que esta "guerra rosa" lhe está a provocar e dá como data limite quinta-feira para que tudo se resolva. "Não é agradável. Era desejável, a partir do convite, que houvesse consenso no PS. Isso não nos aproxima e pode afastar-nos. Não estou numa situação de ser candidato pelo PS a todo custo". À questão de se apresentar como candidato da distrital sem o apoio da concelhia, Norberto Soares admite que "é uma possibilidade" que terá de "avaliar com a distrital".

Sem comentários: