quarta-feira, 21 de maio de 2008

Aumento do abono, congelamento dos passes

Duas medidas positivas para fazer face à abrupta queda demográfica e à pressão das transportadores para subirem o preço dos passes no seguimento da subida do preço dos combustíveis. Esperemos que este congelamento seja extensivo a todos os sistemas de passes sociais do país, aspecto que acabou por não ser esclarecido no debate. E esperemos também que a queda da procura de combustíveis, mais os subsídios às transportadores, não acabem por comer a receita excedente que o Estado está a obter com a subida dos combustíveis e com a manutenção da respectiva carga fiscal, e que está a servir primordialmente para a consolidação da redução do défice. Além de que nada disto se aplica aos veículos não públicos num país com uma oferta de transportes públicos deficiente e insuficiente. Do nosso ponto de vista, seria muito mais claro, equitativo e eficaz, baixar o ISP constituído pela carga monstruosa de 59% na gasolina e de 47% no gasóleo quando a massa sobre que incide subiu em flecha.
Andreia Félix Coelho (Sol) 21.05.2008
José Sócrates começou o debate quinzenal na Assembleia da República anunciando seis medidas de combate à crise económica. O abono de família vai ser aumentado em 25% para as famílias do 1.º e 2.º escalões e o preço dos passes sociais vai ser congelado por um ano, anunciou o primeiro-ministro

1 comentário:

Anónimo disse...

A medida aplica-se a todos os passes em que o governo subsidia as empresas com medidas compensatórias.
è uma medida positiva.
Quanto aos combustíveis a liberalização da direita falhou como tantas outras, mas que a esquerda nao altera.É a Globalização e a economia de mercado.
O Mercado, está provado,não resolve tudo.
Reduzir o Estado a funções de soberania não contam com a aprovação do 1º. ministro como hoje afrmou. Uma indirecta a Manuela Ferreira Leite que ontem defendeu isso: Justiça, Defesa, Diplomacia e pouco mais.
Que seja o princípio de uma política à esquerda.