quinta-feira, 15 de maio de 2008

Grupo Parlamentar do PS defende baixa de impostos sobre combustíveis

Segundo relato da Antena 1 no noticário das 13 horas, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista discutiu hoje o problema da subida dos preços dos combustíveis e pronunciou-se a favor de uma baixa de impostos sobre eles, que minore o impacto negativo da subida.
Ainda bem que estão de acordo com o que temos vindo a defender neste blog e, defendemos, na terça-feira passada no Porto Canal.
Em contrapartida, segundo o mesmo noticário, o Secretário de Estado das Finanças teria expresso opinião contrária, dizendo que os impostos sobre combustíveis já tinham baixado significativamente e disso teria convencido o presidente da Associação dos Transportes que surge a recuar nas reclamações e reinvindicações de ontem. Não se sabe é se o Secretário de Estado usou mais algum argumento.
A verdade é que quanto mais sobe o preço mais sobre a receita fiscal, sendo que, teria mais sentido, fazê-la descer proporcionalmente para diminuir o efeito negativo sobre os consumidores directos e indirectos.
Por outro lado, se há uma autoridade para a concorrência no sector, não parece, pois ou se pronuncia rapidamente em cima dos acontecimentos ou servirá para pouco. Se a famosa autoridade não tem capacidade para dizer se há ou não cartelização dos preços, quando é essa a sua missão essencial, não vale então o dinheiro público que gasta e alguém tem de assumir a responsabilidade por esse conhecimento atempado.

Sem comentários: